Kakau escreveu: ...Por fim,
@02snake, eu realmente não acho que sejam dias literais, mas isso não muda o fato de que há a aplicação e EFEITO do tempo. Como você resumiria isso, de maneira objetiva, em uma explicação?
Esta questão de tempo/espaço estar ligado a criação eu prefiro não me pronunciar. É um assunto tão complexo quanto fazer bolo sem sujar a pia toda. O ponto é: Segundo o que eu aprendi em meus estudos bíblicos, os “dias” lá são quase como que “poéticos”, são apenas meios usados por Moisés para tentar explicar aquilo de nosso Deus lhe transmitiu. A ideia do colega
@Path of death é muito boa, e eu concordo com ela. Deus não descansou como se estivesse cansado. É como você falou
@Kakau, ele tem energia infinita, é onipotente (ele não se cansa). A bíblia diz que Jeová é “abundante em energia dinâmica” e “vigoroso em poder”. O descansar ali seria de parar a obra, ou repousar da obra, mas não como repouso devido a fadiga, mas sim, como termino ou fim da obra em questão.
Também concordo com o colega quando ele diz que
...a Terra, o sol e a lua já existiam antes da narração de Gênesis, que elas estavam inacabadas (no caso da Terra) ou sem função (caso do sol e da lua) e que o que Deus faz nos primeiros textos bíblicos é dar as funções e concluir a criação, se analisar os textos no idioma original é isso que dá a entender.
É assim mesmo que o relato de Gênesis quer nos passar... perfeito!
Só não concordo com o fim da frase, onde ele diz:
Por isso entendo que ele levou esses seis dias por questão de capricho, de estética, Ele fez com todo o amor para as suas criaturas, sendo detalhista porque queria aproveitar cada segundo daquele processo.
, pois, os 6 dias criativos, em si, tem uma aplicação maior do que o relato quer nos falar. O próprio filho Dele, Jesus, e depois o apóstolo Paulo, nos deram algumas pistas do que significava estas coisa... É algo maior que vai até a nossa época e se estenderá por muito tempo à frente... é fantástico!
D4rkHorse escreveu: Mudando a pergunta do tópico, pq Deus criou zilhões e mais bilhões e bem mais trilhões de planetas e estrelas, e um imenso espaço que por muitos é considerado infinito, mas a vida se resume só aqui na terra?
Pergunta interessante! Deu até para fazer um outro colega sem as devidas respostas “virar” ateu... kkkkk
Não é a mesma coisa tá? Mas só para você pensar:
Primeira: Porque um homem muito rico manda construir uma mansão com mais de 100 quartos se ele não pretende abrir um hotel e nem tem uma família grande? Ou, porque um outro indivíduo com a mesma abastança compra 100 carros luxuosos, se não pretende usar todos?
A outra ideia é? Você foi jogado num lugar inabitável com uma mochila e ao abrí-la, colocaram apenas com a sua coleção de insetos, digamos, formigas numa caixa de vidro, do tamanho de uja caixa de sapatos. Daí, você precisa de um lugar para ficar abrigado e resolve fazer um "barraco" com as madeiras que lá estão. Porque você não faria um barraco que tivesse apenas 30cm x 30cm x 30cm?
Depois das suas respostas (se houverem) eu continuo...