O Brasil e a lava-jato são notícia no mundo inteiro. A corrupção sistêmica e o rombo fiscal são alarmantes. É o país com a maior taxa tributária, entretanto, mergulhado em péssimas condições de vida, incluindo renda, segurança, bem estar social, satisfação, etc. Os maiores nomes da nossa política são investigados, incluindo ex-presidentes e concorrentes ao cargo. Some-se a isso o fato de que aproximadamente 90% dos brasileiros são religiosos de alguma maneira, o que influencia naturalmente em tudo que fazemos, incluindo na política. Então a questão é: como não falar de política e religião?
As redes sociais só falam disso, as pessoas em seus trabalhos falam disso, os órgãos públicos fazem protestos, as escolas fazem greves, as emissoras de TV noticiam sobre, os canais do YouTube crescem com tal, por que então haveria de ser diferente em local de discussões?
No mais, eu gostaria de dizer que não há nada de bonito em não se discutir política, ainda que a justificativa seja a "ineficiência de se fazê-lo", que aliás é o pior argumento do mundo. Pessoas que não eram ouvidas em seu tempo são ouvidas agora, pessoas que pensavam que nunca fariam efeito ou seriam conhecidas por suas ideias, impactaram depois de mortas, e é assim que o mundo é desde o começo dos tempos. É debatendo sobre, é quebrando a cabeça, é fazendo as ideias conflitarem, e nosso país está um lixo justamente por causa daqueles que tomaram suas ideologias como absolutas e não se preocuparam mais com o livre debate e a continuidade do conhecer, até o ponto em que o assunto mais preocupante para os brasileiros era o Futebol, o BBB e as olimpíadas.
Como bem dito por Platão, quem "não gosta" de discutir política simplesmente é controlado por aqueles que o fazem. Transfira isso do individual para o coletivo e terá o cenário do Brasil como se encontra.