"A mãe de todas as bombas": assim é conhecida a MOAB GBU-43, o maior artefato não nuclear dos Estados Unidos, lançado nesta quinta-feira pelo Governo de Donald Trump sobre o Afeganistão. O explosivo foi desenvolvido durante a guerra do Iraque, mas nunca havia sido utilizado até agora, segundo fontes da rede de televisão CNN, confirmadas pelo Pentágono. O alvo era um esconderijo do Estado Islâmico.
A bomba GBU-43 foi lançada às 19h32 hora local (2h32 do horário de Brasília) sobre uma rede de túneis da facção afegã do Estado Islâmico (ISIS-K, na sigla em inglês), no distrito de Achin, província de Nangarhar. O projétil, de 10 toneladas, se chama tecnicamente de MOAB (Massive Ordnance Air Blast) e, sem considerar o armamento nuclear, é o artefato explosivo mais potente disponível nos Estados Unidos.
A pouco tempo de completar 100 dias de Governo, Trump está deixando claro seu poder militar, mantendo seu discurso bélico de campanha. O anúncio do lançamento da bomba ocorre poucas horas após o Pentágono admitir ter matado por engano 18 rebeldes na Síria em um ataque aéreo.
O Pentágono destacou que tomou "todas as precauções" para evitar vítimas civis neste ataque sem precedentes no Afeganistão, mas ainda não há informações sobre mortos e feridos no lançamento da bomba MOAB GBU-43.
Fonte: aqui