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descriptionRedação - Inclusão Digital EmptyRedação - Inclusão Digital

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Olá. Admito que voltei a fazer redações (molde do ENEM) só recentemente, sendo a primeira do ano. Eu sempre incentivei os estudos aqui no Fórum e tentava passar o que eu sabia, mas nunca postei uma redação sequer aqui. Eu fiz uma redação usando proposta possíveis, e gostaria que você, seja lá quem for ou qual o grau de entendimento em redação, a corrigisse para mim. Abaixo o texto, cujo tema é "Inclusão Digital: possibilidades e desafios".


Redação :


Os textos usados como base são dois: 
Spoiler :


O principal defeito nela é a pobreza de detalhes da minha proposta de intervenção, eu creio, já que ela tem necessariamente de ser mais detalhada, qual órgão fará o quê, etc.

E você, que erros destacaria nela? Sejam ortográficos, de coesão, em uma das 5 competências, a proposta pobre que já falei, etc, diga-me.

Última edição por Kakau em 24/4/2017, 11:23, editado 1 vez(es)

descriptionRedação - Inclusão Digital EmptyRe: Redação - Inclusão Digital

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A redação é legal,mas,vejo você apresentando ela de uma forma comum demais,como se tivesse falando com outra pessoa,tente comunicar as ideias com mais neutralidade.

Eu utilizei esse artificio no Enem 2016,e aumentei minha nota absurdamente.

descriptionRedação - Inclusão Digital EmptyRe: Redação - Inclusão Digital

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Fiz o enem faz 2 anos então talvez as coisas tenham mudado um pouco, mas aqui vai umas criticas minhas, com base nos meus criterios de julgamento/composição do enem quando fiz. Vou tentar desmembrar e dizer o que achei de cada parte.



Correção/Notas


INTRODUÇÃO

A internet abriu um novo leque de oportunidades, principalmente no que concerne ao conhecimento e ao acesso à informação. Entretanto, nota-se dois problemas quanto à inclusão digital no Brasil: a escassez de regiões com acesso a computadores com rede, e o número alarmante de analfabetos e analfabetos funcionais no país.


A introdução  corta logo pra problematização muito rápida, de uma maneira brusca até, eu tentaria " enrolar " mais ou colocar algum resgate historico/etc (existem varios recursos pra isso) para mostrar pro corretor que eu não to sem ideias pra uma introdução.  Ce me deu uma frase e foi direto pro " entretanto ".

A internet abriu um novo leque de oportunidades, principalmente no que concerne ao conhecimento e ao acesso à informação. Entretanto,


Vê como ficou uma introdução bem pequena e bem brusca?


DESENVOLVIMENTO
Dados do IBGE apontam altíssimos índices de analfabetismo, principalmente no nordeste e no norte, o que já torna inviável a resolução do problema apenas com investimento em tecnologia. Some-se a isso o fato de que as poucas regiões supridas com dispositivos e internet possuem, em muitos casos, um alto índice de analfabetismo funcional também, de modo que não há um real aproveitamento dos recursos que o mundo digital oferece.

Ademais, é importante ressaltar que a população desconhece a importância do devido uso da tecnologia, sendo esta usada na maioria das vezes para comunicação e banalidades apenas, sem a inserção no âmbito dos estudos, do crescimento intelectual, de informações úteis e formativas.



O desenvolvimento foi bom, basico mas bom o bastante, acho que foi um dos pontos fortes, você problematizou na introdução e desenvolveu esses defeitos no desenvolvimento, well done


INTERVENÇÃO
Portanto, faz-se necessária a tomada de medidas para resolver o impasse. O governo teria de primeiramente diminuir os altos índices de analfabetismo investindo fortemente em educação, principalmente no nordeste. Além disso, teria de ensinar à população o devido uso da tecnologia, ministrando palestras em escolas e faculdades em períodos abertos ao público, garantindo assim uma gradativa inclusão da população nacional ao mundo digital.



Apesar de ter sido uma intervenção boa, a redação deu bastante importancia aos problemas e não me deu uma intervenção a altura.  Também melhoraria nisso.

De solução, ce me deu "  diminuir os altos índices de analfabetismo investindo fortemente em educação " que não é bem uma solução e sim outra problematização, mas passa como um tipo de solução principalmente por voce ter especificado onde e o que fazer, isso é bom.  Sua outra solução/intervenção foi e "  ensinar à população o devido uso da tecnologia, ministrando palestras em escolas e faculdades em períodos abertos ao público " enquanto é uma solução viável, é bem basica. Encher linguiça não é bom.

Vejo que tu não respondeu o famoso " gomifes " na sua proposta de intervenção, palestras e " ensino " é algo basico demais pra uma intervenção, logo nessa redação que você problematizou BASTANTE, utilizar esse artificio ajuda bastante em elevar o nivel da proposta de intervenção e deixar ela com mais valor, e não decepcionar.

Não sei se essas coisas que eu disse são batidas demais, até porque faz tempo que nao corrijo e nem faço uma redação no enem mas fica aí meu pensamento


Edit: caralho como eu sou ruim em formatação de HTML...

Última edição por Ander em 16/4/2017, 18:44, editado 4 vez(es)

descriptionRedação - Inclusão Digital EmptyRe: Redação - Inclusão Digital

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O texto é bem formulado mas precário de detalhes, como disseram acima, você problematizou rápido demais, e parece estar fazendo uma matéria de jornal, falando com o leitor, etc.

descriptionRedação - Inclusão Digital EmptyRe: Redação - Inclusão Digital

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Olá. . Vou tentar contribuir.


Sua redação está bem escrita, parabéns.

Só achei estranha a maneira que você a estruturou.  Vou considerar que é ua redação para papel do enem, ok? Eu costumava usar 25 linhas.  Eu fazia introdução,  3 parágrafos para o desenvolvimento e uma conclusão. O texto q vc escreveu deve ultapassar 25 linhas... ao menos que sua letra seja miúda.

Vamos lá. ..

Sua introdução está perfeita. Houve contextualização do problema sem clichê do: muito tem se falado...
E após a contextualização vc colocou uma tese, uma síntese do que eu espero ler ao longo do seu desenvolvimento.

Ah... antes q eu esqueça: Como escreveu no pc, de boa. Mas no papel vc deve iniciar com letra maiúscula após os dois pontos(no seu texto estava com minúscula).

Enfim, eu esperava ler no seu desenvolvimento oq vc disse na tese:

" a escassez de regiões com acesso a computadores com rede, e o número alarmante de analfabetos e analfabetos funcionais no país. "

(Ps: Como n sei se quem vai corrigir sua redação no enem será chato, seria interessante evitar a repetição dessas conjunções E. Eu colocaria assim: e o número alarmante tanto de analfabetos quanto de analfabetos funcionais. " pq meio q repetiu o analfabeto tbm. Só sugestão msm. Eu ignoraria Se corrigisse.)

Voltando... seu primeiro parágrafo é soberbo e apela para um argumento de autoridade.  Eu daria pontos se vc tivesse detalhado mais essa pesquisa do IBGE, como o ano ou alguma taxa de índice das regiões descritas.  Como eu tenho tempo de sobra, pesquisei no googoe essa suposta pesqusa e encontrei algo q TALVEZ vá na direção contrária do q vc disse, como:

http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/11/taxa-de-analfabetismo-cai-43-pontos-percentuais-em-14-anos-diz-ibge.html

Pesquisa de 2015. Vc deve ter se baseado nos textos do spoilers 2 né. Bem, eu tive paciência de pesquisar se você estava inventando ou não,  mas imagine um professor de redação ganhando pouco e tendo que cumprir a cota de mil redações por dia, num final de semana. ..cansado de ler hinos do palmeiras e receita do miojo. Acho q vc n quer  corrrer o risco de alguma retaliação.

Então.. no seu segundo parágrafo de desenvolvimento,  ficou show como vc usou o ademais para tornar o texto maos coeso, assim como o portanto . No quesito coesão textual, vc parece dominar. Já receberia pontos por causa disso.

Poréeeeem, este parágrafo não me pareceu concordar com: analfabetos e analfabetos funcionais no Brasil.
Ou seja, não houve uma continuação da sua  segunda tese a ser dissertada, vc apenas fez uma visão panorâmica de uma realidade do navegador de internet brasileiro. Foi mais uma opinião generalozada que poderia te acarretar perda de pontos, pois vc disse: "a população". Ou seja, vc me incluiu e incluiu a pessoa que estaria corrigindo sua redação.  Em estatística, população é O TODO. Amostra seria uma parte. O certo seria: "a maioria da população" ou "boa parte da população". Assim evitaria generalizações. Vc teria q torcer pro prof de redação não manjar de estatística ou estar afim de corrigir rápido e  deixar essa passar. Pq se for alguém chato...


Dps disso vc parte pra conclusão. .. e eu particularmente sou de escrever mais um parágrafo.  Porém como vc n colocou mais uma tese, seria complicado nesse texto aí q vc fez, pq realmente só foram duas teses.



Na conclusão vc usou novamente bem a coesão. ... mas não houve uma retomada do que havia na tese. Pelo menos foi isso q eu aprendi. Vc apenas chama de "impasse". Omo vc trabalhou duas teses, acredito que o mais correto seja "impasses", fazendo uma alusão às teses defendidas por vc, mostrando conexão entre os textos e não a repetição de jargões para conclusões.  Eu usava mt o: Diante do exposto, faz-se necessário a... bla vblw bla. .enfim


Então,  sua conclusão comete um erro qie poucos professores comentam. Eu apendi num vídeo de uma professora com mestrado da uerj que dava aulas no cursinho sistema de ensino elite, que JAMAIS devemos colocar o governo na proposta de solução.  Pq isso é senso comum e... todos vão falar mal do governo tbm. Vc n será o único. Essa professora foi a única q disse isso... tenho o link do vídeo dela até hj... mas a safada excluiu toda a aula, tamanha era a qualidade dos vídeos e criou um site pra cobrar o curso. Ela era da banca corretora de redações da uerj... e mt provavelmente do enem (achismo).

Vc diz q o governo deve ministrar o uso correto da tecnologia para as pessoas, mas as pessoas sabem utilizar a tecnologia. Elas apenas não sabem se focar nos estudos, ou seja, se auto-disciplinarem. Ao invés do governo ministrar aulas sobre o uso SUPOSTAMEMTE correto da tecnologia ($$$)(pq cada um usa como lhe aprouver) por que não ministrar métodos de estudos, como  a técnica de pomodoro? Vc n acha q isso seria mais eficaz do q ensinar q há sites de educação para esta geração q já nasce com tablet na mão?

O problema da conclusão é que ela coloca realmente a responsa pro governo.  Vc poderia ter falado sobre a khan academy um site patrocinado por bill gates e jorge paulo lenmn no brasil e qie está presente em diversas escolas brasileiras ensinando inglês e outras coisas para as crianças.  C podia falar q o governo poderia ter uma parceria público privada com sites como o khan academy nas escolas.

Vc tbm poderia ter falado do governo em dar prêmios para quem criasse aplicativos educacionais i terativos q ensinasse as pessoas a se organizarem, a estudarem melhor e a controlar o tempo em redes sociais. Estamos na era do aplicativo.

Khan academy nas escolas e aplicativos perto do povo... isso é inclusão social de certa forma

Não é errado falar do governo quando se usa algumas sacadas criativas. Criatividade é tudo q os.profs querem na sua proposta de solução para fugir do senso comum. Errado é  dizer q o governo precisa intervir sempre. Não q n seja verdade,  mas todos vão falar isso e consequentemente vc n vai abror um sorriso na cara do professor q te corrige, n vai surpreender ele positivamente.


Ah, uma coosa boba q me incomodou...

"  Some-se a isso o fato de que as poucas regiões supridas com dispositivos e internet possuem, em muitos casos, um alto índice de analfabetismo funcional também"

Eu teria colocado assim:

'"Some-se a isso o fato de que as poucas regiões supridas com dispositivos e internet possuem TAMBÉM, em muitos casos, um alto índice de analfabetismo funcional ."

A redação está boa. Vc está ótimo em coesão,  português e talz. Só precisa se focar nas fraquezas e estruturar melhor os argumentos. Bem, na época q eu estudava meus profs diziam q o ideal são 3 argumentos. N sei se hj isso ainda é válido pra vc...

Escrevi pelo celular então o texto deve ter slguns errinhos de digitação. .. demorei uma hora uahsshs. Enfim se envolva mais em sites de soluções criativas e não somente de críticas. Chegamos numa época onde criticar se tornou clichê.
Espero ter contribuído,  kisses.

descriptionRedação - Inclusão Digital EmptyRe: Redação - Inclusão Digital

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Joker escreveu:
A redação é legal,mas,vejo você apresentando ela de uma forma comum demais,como se tivesse falando com outra pessoa,tente comunicar as ideias com mais neutralidade.

Eu utilizei esse artificio no Enem 2016,e aumentei minha nota absurdamente.

Entendi... Prestarei atenção nisso sim. Thanks. ^^


Ander escreveu:
Fiz o enem faz 2 anos então talvez as coisas tenham mudado um pouco, mas aqui vai umas criticas minhas, com base nos meus criterios de julgamento/composição do enem quando fiz. Vou tentar desmembrar e dizer o que achei de cada parte.



Correção/Notas


INTRODUÇÃO

A internet abriu um novo leque de oportunidades, principalmente no que concerne ao conhecimento e ao acesso à informação. Entretanto, nota-se dois problemas quanto à inclusão digital no Brasil: a escassez de regiões com acesso a computadores com rede, e o número alarmante de analfabetos e analfabetos funcionais no país.


A introdução  corta logo pra problematização muito rápida, de uma maneira brusca até, eu tentaria " enrolar " mais ou colocar algum resgate historico/etc (existem varios recursos pra isso) para mostrar pro corretor que eu não to sem ideias pra uma introdução.  Ce me deu uma frase e foi direto pro " entretanto ".

A internet abriu um novo leque de oportunidades, principalmente no que concerne ao conhecimento e ao acesso à informação. Entretanto,


Vê como ficou uma introdução bem pequena e bem brusca?


DESENVOLVIMENTO
Dados do IBGE apontam altíssimos índices de analfabetismo, principalmente no nordeste e no norte, o que já torna inviável a resolução do problema apenas com investimento em tecnologia. Some-se a isso o fato de que as poucas regiões supridas com dispositivos e internet possuem, em muitos casos, um alto índice de analfabetismo funcional também, de modo que não há um real aproveitamento dos recursos que o mundo digital oferece.

Ademais, é importante ressaltar que a população desconhece a importância do devido uso da tecnologia, sendo esta usada na maioria das vezes para comunicação e banalidades apenas, sem a inserção no âmbito dos estudos, do crescimento intelectual, de informações úteis e formativas.



O desenvolvimento foi bom, basico mas bom o bastante, acho que foi um dos pontos fortes, você problematizou na introdução e desenvolveu esses defeitos no desenvolvimento, well done


INTERVENÇÃO
Portanto, faz-se necessária a tomada de medidas para resolver o impasse. O governo teria de primeiramente diminuir os altos índices de analfabetismo investindo fortemente em educação, principalmente no nordeste. Além disso, teria de ensinar à população o devido uso da tecnologia, ministrando palestras em escolas e faculdades em períodos abertos ao público, garantindo assim uma gradativa inclusão da população nacional ao mundo digital.



Apesar de ter sido uma intervenção boa, a redação deu bastante importancia aos problemas e não me deu uma intervenção a altura.  Também melhoraria nisso.

De solução, ce me deu "  diminuir os altos índices de analfabetismo investindo fortemente em educação " que não é bem uma solução e sim outra problematização, mas passa como um tipo de solução principalmente por voce ter especificado onde e o que fazer, isso é bom.  Sua outra solução/intervenção foi e "  ensinar à população o devido uso da tecnologia, ministrando palestras em escolas e faculdades em períodos abertos ao público " enquanto é uma solução viável, é bem basica. Encher linguiça não é bom.

Vejo que tu não respondeu o famoso " gomifes " na sua proposta de intervenção, palestras e " ensino " é algo basico demais pra uma intervenção, logo nessa redação que você problematizou BASTANTE, utilizar esse artificio ajuda bastante em elevar o nivel da proposta de intervenção e deixar ela com mais valor, e não decepcionar.

Não sei se essas coisas que eu disse são batidas demais, até porque faz tempo que nao corrijo e nem faço uma redação no enem mas fica aí meu pensamento


Edit: caralho como eu sou ruim em formatação de HTML...

Cara, que correção incrível, me abriu muito os olhos. Eu com certeza vou te encher mais vezes com redações, só espere. hahah'

Entendi cada ponto. Eu poderia de fato ter citado alguma fonte histórica na introdução, seria até fácil. Igualar a problematização com a solução também... Faz muito sentido... Basicamente enfatizar mais minhas melhoras nesses pontos então...

Sim, o sistema é bem esse ainda. Obrigado pela ajuda, Ander, espero que ainda me ajude em outras correções futuras. :)


Apollo escreveu:
O texto é bem formulado mas precário de detalhes, como disseram acima, você problematizou rápido demais, e parece estar fazendo uma matéria de  jornal, falando com o leitor, etc.

Certo então, me atentarei a isso. Thanks, Apollo-kun.


vacobs10 escreveu:
Olá. . Vou tentar contribuir.


Sua redação está bem escrita, parabéns.

Só achei estranha a maneira que você a estruturou.  Vou considerar que é ua redação para papel do enem, ok? Eu costumava usar 25 linhas.  Eu fazia introdução,  3 parágrafos para o desenvolvimento e uma conclusão. O texto q vc escreveu deve ultapassar 25 linhas... ao menos que sua letra seja miúda.

Vamos lá. ..

Sua introdução está perfeita. Houve contextualização do problema sem clichê do: muito tem se falado...
E após a contextualização vc colocou uma tese, uma síntese do que eu espero ler ao longo do seu desenvolvimento.

Ah... antes q eu esqueça: Como escreveu no pc, de boa. Mas no papel vc deve iniciar com letra maiúscula após os dois pontos(no seu texto estava com minúscula).

Enfim, eu esperava ler no seu desenvolvimento oq vc disse na tese:

" a escassez de regiões com acesso a computadores com rede, e o número alarmante de analfabetos e analfabetos funcionais no país. "

(Ps: Como n sei se quem vai corrigir sua redação no enem será chato, seria interessante evitar a repetição dessas conjunções E. Eu colocaria assim: e o número alarmante tanto de analfabetos quanto de analfabetos funcionais. " pq meio q repetiu o analfabeto tbm. Só sugestão msm. Eu ignoraria Se corrigisse.)

Voltando... seu primeiro parágrafo é soberbo e apela para um argumento de autoridade.  Eu daria pontos se vc tivesse detalhado mais essa pesquisa do IBGE, como o ano ou alguma taxa de índice das regiões descritas.  Como eu tenho tempo de sobra, pesquisei no googoe essa suposta pesqusa e encontrei algo q TALVEZ vá na direção contrária do q vc disse, como:

http://g1.globo.com/educacao/noticia/2015/11/taxa-de-analfabetismo-cai-43-pontos-percentuais-em-14-anos-diz-ibge.html

Pesquisa de 2015. Vc deve ter se baseado nos textos do spoilers 2 né. Bem, eu tive paciência de pesquisar se você estava inventando ou não,  mas imagine um professor de redação ganhando pouco e tendo que cumprir a cota de mil redações por dia, num final de semana. ..cansado de ler hinos do palmeiras e receita do miojo. Acho q vc n quer  corrrer o risco de alguma retaliação.

Então.. no seu segundo parágrafo de desenvolvimento,  ficou show como vc usou o ademais para tornar o texto maos coeso, assim como o portanto . No quesito coesão textual, vc parece dominar. Já receberia pontos por causa disso.

Poréeeeem, este parágrafo não me pareceu concordar com: analfabetos e analfabetos funcionais no Brasil.
Ou seja, não houve uma continuação da sua  segunda tese a ser dissertada, vc apenas fez uma visão panorâmica de uma realidade do navegador de internet brasileiro. Foi mais uma opinião generalozada que poderia te acarretar perda de pontos, pois vc disse: "a população". Ou seja, vc me incluiu e incluiu a pessoa que estaria corrigindo sua redação.  Em estatística, população é O TODO. Amostra seria uma parte. O certo seria: "a maioria da população" ou "boa parte da população". Assim evitaria generalizações. Vc teria q torcer pro prof de redação não manjar de estatística ou estar afim de corrigir rápido e  deixar essa passar. Pq se for alguém chato...


Dps disso vc parte pra conclusão. .. e eu particularmente sou de escrever mais um parágrafo.  Porém como vc n colocou mais uma tese, seria complicado nesse texto aí q vc fez, pq realmente só foram duas teses.



Na conclusão vc usou novamente bem a coesão. ... mas não houve uma retomada do que havia na tese. Pelo menos foi isso q eu aprendi. Vc apenas chama de "impasse". Omo vc trabalhou duas teses, acredito que o mais correto seja "impasses", fazendo uma alusão às teses defendidas por vc, mostrando conexão entre os textos e não a repetição de jargões para conclusões.  Eu usava mt o: Diante do exposto, faz-se necessário a... bla vblw bla. .enfim


Então,  sua conclusão comete um erro qie poucos professores comentam. Eu apendi num vídeo de uma professora com mestrado da uerj que dava aulas no cursinho sistema de ensino elite, que JAMAIS devemos colocar o governo na proposta de solução.  Pq isso é senso comum e... todos vão falar mal do governo tbm. Vc n será o único. Essa professora foi a única q disse isso... tenho o link do vídeo dela até hj... mas a safada excluiu toda a aula, tamanha era a qualidade dos vídeos e criou um site pra cobrar o curso. Ela era da banca corretora de redações da uerj... e mt provavelmente do enem (achismo).

Vc diz q o governo deve ministrar o uso correto da tecnologia para as pessoas, mas as pessoas sabem utilizar a tecnologia. Elas apenas não sabem se focar nos estudos, ou seja, se auto-disciplinarem. Ao invés do governo ministrar aulas sobre o uso SUPOSTAMEMTE correto da tecnologia ($$$)(pq cada um usa como lhe aprouver) por que não ministrar métodos de estudos, como  a técnica de pomodoro? Vc n acha q isso seria mais eficaz do q ensinar q há sites de educação para esta geração q já nasce com tablet na mão?

O problema da conclusão é que ela coloca realmente a responsa pro governo.  Vc poderia ter falado sobre a khan academy um site patrocinado por bill gates e jorge paulo lenmn no brasil e qie está presente em diversas escolas brasileiras ensinando inglês e outras coisas para as crianças.  C podia falar q o governo poderia ter uma parceria público privada com sites como o khan academy nas escolas.

Vc tbm poderia ter falado do governo em dar prêmios para quem criasse aplicativos educacionais i terativos q ensinasse as pessoas a se organizarem, a estudarem melhor e a controlar o tempo em redes sociais. Estamos na era do aplicativo.

Khan academy nas escolas e aplicativos perto do povo... isso é inclusão social de certa forma

Não é errado falar do governo quando se usa algumas sacadas criativas. Criatividade é tudo q os.profs querem na sua proposta de solução para fugir do senso comum. Errado é  dizer q o governo precisa intervir sempre. Não q n seja verdade,  mas todos vão falar isso e consequentemente vc n vai abror um sorriso na cara do professor q te corrige, n vai surpreender ele positivamente.


Ah, uma coosa boba q me incomodou...

"  Some-se a isso o fato de que as poucas regiões supridas com dispositivos e internet possuem, em muitos casos, um alto índice de analfabetismo funcional também"

Eu teria colocado assim:

'"Some-se a isso o fato de que as poucas regiões supridas com dispositivos e internet possuem TAMBÉM, em muitos casos, um alto índice de analfabetismo funcional ."

A redação está boa. Vc está ótimo em coesão,  português e talz. Só precisa se focar nas fraquezas e estruturar melhor os argumentos. Bem, na época q eu estudava meus profs diziam q o ideal são 3 argumentos. N sei se hj isso ainda é válido pra vc...

Escrevi pelo celular então o texto deve ter slguns errinhos de digitação. .. demorei uma hora uahsshs. Enfim se envolva mais em sites de soluções criativas e não somente de críticas. Chegamos numa época onde criticar se tornou clichê.
Espero ter contribuído,  kisses.

Vacobs, que correção incrível também. Você se atenta aos detalhes e me mostrou como eles são importantes... Espero tua ajuda futura também. haha'

Compreendi os pontos que você destacou. Mais atenção à coesão, conectar melhor as propostas de intervenção e as teses, especificar mais as propostas para que elas tenham um sentido mais prático, hm? Além disso tudo, fugir do senso comum. Sabe que eu fico muito preso aos modelos de redação que lia e ao invés de escrever de maneira mais solta eu acabo me prendendo a clichês por essa causa? Vou seguir este seu conselho sim, aos poucos estou perdendo o "medo" de escrever com minhas palavras para ficar tentando seguir os famosos padrões. Você acabou enfatizando muito bem isso quando me falou da importância da criatividade ali...

Enfim, muito obrigado mesmo, tá? Se eu tivesse me lembrado de que tu está pelo celular não teria te enchido com isso, sorry. Mas ainda assim vou querer sua ajuda em muitas outras redações. kkkk'

@Tópico, obrigado de verdade a todos que postaram. x)
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