Bom dia
@Dante10, como passou a noite? Espero que bem! Afinal, depois da resposta acima, cheia de embasamento e lógica bíblica, não é para menos... né não?
Sabe o engraçado de debater com você sobre isso? Seu humor! É muito diferente...
Bom, você novamente erra nos quotes e separa "apenas" o que quer e por isso minhas respostas ficam "aparentemente" sem sentido. Vamos a mais alguns detalhes:
Dante10 escreveu: Confio mais na pretinha do que na que a dos testemunhas de Jeová diz. Ela me ajudou até aqui, então não vou trocar ela por uma falsa de pessoas que são anti-cristãs.
Se você confia na pretinha (que aliás, você não me respondeu qual é a sua tradução) não tem problema. Dá para usar ela por um bom tempo também, afinal, lá para meados de 1890, nós também usamos a King James, a Versão Internacional e a João Ferreira de Almeida (entre outras) e MESMO COM ELAS, pudemos identificar falhas graves na doutrina da trindade. Blz?
Há, e "anti-cristãs"? Por favor, não vá para este lado como muitos fazem, eu te peço. Você é muito mais que isso! Consegue se manter no foco e não ofender com mentiras?
Dante10 escreveu: Em Colossenses 1:16, a Tradução Novo Mundo insere a palavra "outras" apesar de ela estar completamente ausente do texto original grego. Isso é feito para dar a ideia de que "todas as outras coisas" foram criadas por Cristo, em vez de o que o texto diz: "todas as coisas foram criadas por Cristo." Isso é para corresponder com a sua crença de que Cristo é um ser criado, e acreditam assim por negarem a Trindade.
Não, não quere dizer isso não. O versículo anterior diz: “Ele é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação”, ou seja, ele é o primeiro a ser criado, então, TODAS AS OUTRAS COISAS foram criadas por ele, é simples! Não estamos “insere palavra” alguma no texto, estamos apenas dando a correta interpretação do texto grego NO NOSSO IDIOMA.
Dante10, não é com o versículo 16 que você precisa ficar “encucado” e sim com estes:
- Apocalipse 3:14 (Ao anjo da congregação em Laodicéia escreva: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira,
o princípio da criação de Deus:) Aqui claramente mostra que Jesus foi o princípio da criação do Pai, ou seja, a primeira coisa que Jeová criou.
- Hebreus 1:2 (Agora, no fim destes dias, ele nos falou por meio de um Filho, a quem designou herdeiro de todas as coisas
e por meio de quem fez os sistemas de coisas.) Aqui claramente mostra que Jeová fez tudo POR MEIO de Jesus.
- Colossenses 1:15 (Ele é a imagem do Deus invisível,
o primogênito de toda a criação;) Aqui claramente lemos que Jesus é o primogênito (ou o primeiro criado) de Deus. Não tem o que discordar.
- Provérbios 8:22-23 (Jeová
me produziu como o princípio do seu caminho, A primeira das suas realizações mais antigas. Fui estabelecida nos tempos antigos, No começo, antes de existir a terra) Aqui novamente Jesus, chamado de sabedoria.
Entende Dantinho? O “outras” ali no texto não muda o sentido? O “outras” ali DÁ O SENTIDO CORRETO com base em toda a bíblia.
Jesus sempre falou de si mesmo como o Filho de Deus, o que prova que ele recebeu a vida de Deus,(Leia João 10:36; 3:16 e 5:26) Encarado do ponto de vista “linguístico”, o mero fato de que Jesus é o “Filho de Deus” indica um princípio, assim como o filho sempre é mais jovem do que seu pai. Quanto ao Pai, ele sempre existiu. A respeito de Jeová o salmista inspirado disse: “De tempo indefinido a tempo indefinido, tu és Deus.” (Salmo 90:2) Não se pode dizer o mesmo a respeito do Filho, Jesus, visto que esse termo indica algo diferente, não concorda?
Note também que Jesus é a cabeça do corpo da igreja: é o princípio [arkhé] e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência”. Certo? Bom, ser ele o “primogênito dentre os mortos” significa que ele mesmo esteve certa vez morto, e ser ele o “primogênito de toda a criação” significa que ele mesmo foi criado pelo seu Pai celestial. (Apocalipse 1:5, 17, 18 e Atos 2:22-32) “Primogênito” não significa que Jesus é o principal, como sugerem muito, pois isto NÃO está escrito. Mas, ainda assim, uma vez que ele é o primeiro ou principal da CRIAÇÃO, então foi criado e teve princípio!
Quer discordar, fique à vontade! Mas faça com textos bíblicos tá? E rebata os outros TODOS que falei acima, além destes.
Dante10 escreveu: Apocalipse 22: 18,19 diz ''Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro;
E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.''
Então ponha seu cérebro para funcionar: Um coloca algo na bíblia(intencionalmente) pois desacredita na Trindade. Outro segue algo errado da bíblia por um erro de tradução. Quem vai se fuder mais? A resposta é óbvia, um não sabe que erra outro sabe. então você está certissimo: Eu não sei se estou errado. Você sabe que está errado.
Tá, estou “pondo”. Bom, na SUA frase, a lógica diz que o segundo exemplo está
menos errado. Mas agora vou colocar a lógica correta:
“UM coloca algo na sua tradução que ajuda a entender o texto escrito em outra língua para dar o sentido correto. O OUTRO se recusa a acreditar nas provas apresentadas e continua se apegando à sua tese inicial, mesmo sem conseguir rebatê-las”. E agora? Qual está CERTO e não MENOS ERRADO?
Dante10, este texto de “tirar (ou acrescentar) quaisquer letras” é válido para a bíblia sim, mas lembre-se que TODAS as traduções colocam “letras” que não existem no idioma original para que o sentido fique claro e CORRETO. TODAS fazem isso... por favor. Leia mais sobre o assunto antes de escrever algo com isso aqui. O fato de você nem me falar a sua tradução só indica uma coisa...
Dante10 escreveu: Essa tradução definitivamente não é uma versão válida da Palavra de Deus. Existem pequenas diferenças entre todas as grandes traduções da Bíblia em português; nenhuma tradução é perfeita. No entanto, outros tradutores da Bíblia cometem erros pequenos na tradução do texto grego e hebraico. Por outro lado, a TNM intencionalmente adapta a tradução do original para que entre em conformidade com a teologia da Testemunha de Jeová. A Tradução do Novo Mundo é uma perversão, e não uma versão da Bíblia.
De onde você tirou isso? Quais as suas provas? Aliás, não! ANTES, o que você leu naquele link acima que te deixei? O que entendeu? Ficou “com medo de algo”. Lembre-se que “homem não teme nada”. Depois de nos expor aqui sua opinião daquele assunto, aí sim coloque aqui suas “provas” da inexatidão da TNM. Pode ser? Caso contrário...
EDIT: Dá uma conferida
NESTE LINK diz o que achou.
Dante10 escreveu: Aí está. Alí fala de Deus (uma pessoa acima) Enalteceu Jesus (um outra pessoa abaixo) a um posição superior. Ou seja, aqui temos dois detalhes: 1 – Que Jesus NUNCA teve tal posição, portanto, uma das bases da trindade (coiguais) cai por terra.
Como disse o filho está sujeito ao pai e o Espírito Santo está sujeito ao pai e ao filho(mas ninguém é inferior a ninguém). Foi respondido por mim na pergunta 27, vai lá ver.
Tá, na pergunta 27 você disse: “São coiguais em poder apenas.” E? Isto por acaso respondeu o texto de 1ª Coríntios 15:27, 28? Lá diz:
“Pois Deus “lhe sujeitou todas as coisas debaixo dos pés”. Mas, quando ele diz que ‘todas as coisas foram sujeitas’, é claro que isso não inclui Aquele que lhe sujeitou todas as coisas. No entanto, quando todas as coisas lhe tiverem sido sujeitas, então o próprio Filho também se sujeitará Àquele que lhe sujeitou todas as coisas, para que Deus seja todas as coisas para com todos”. Fica claro aqui que Jeová Deus não deixou nada que não fosse sujeito a Jesus, exceto, é claro, ele próprio, Jeová. Bem, estar alguém
sujeito a outra pessoa significa, por definição, ser dependente, submisso ou subordinado a esta pessoa. Não? Daí, você responde simplesmente que eles são iguais apenas em poder, MAS NOTE QUE NÃO FORNECE NENHUMA BASE PARA RESPOSTA e portanto, esta sujeição é “parcial”. Isso por si só já o faria não ter razão alguma na afirmação, mas mesmo assim, vou rebater esta sua frase com alguns textos bíblicos:
- Isaías 9:6 chama a Jesus de
Deus poderoso- Êxodo 6:3, Isaías 13:6, 2ª Coríntios 6:18 e Apocalipse 21:22 (entre um montão de outros textos) chama Jeová de
Deus Todo Poderoso.Em Mateus 28:18 diz que toda a autoridade (e consequentemente poder para realiza-lo) foi dada a Jesus (Uma prova de que antes ele não tinha). Mas note que, segundo o mesmo livro de 1ª Coríntios 15:27-28, esta autoridade é sobre TUDO, EXCETO o próprio Deus, Jeová, que o deu. Notou como não precisei “viajar” nos termos para explicar poucos textos bíblicos? Sua vez!
Dante10 escreveu: . E depois, alí mostra que alguém com mais autoridade dará autoridade para Jesus e que todo joelho (nos céus e na terra) se curvem a Jesus. Mas e quanto ao pai? Note que os joelhos alí se exclui o de Jeová, pois este ato é para a GLÓRIA DELE, DO PAI e não de Jesus. E porque afirmou isso? Primeiro, porque em vários textos Jesus diz que O PAI é MAIOR DO QUE ELE.
Mesma coisa.
Exato! Mesma coisa! Todo o poder foi DADO a alguém que não o tinha, porque? Porque ele (Jesus) é inferior a Deus (Jeová). Obrigado pela ajuda!
Dante10 escreveu: E segundo Isaías 43:10, ele é o ÚNICO. Se os textos de Efésios 1:7, 1ª Coríntios 1:30 e Tito 2:13 dizem que Jesus é nosso Salvador e resgatador, isso deve ser entendido como “por meio de”.
Discordo de você.
Isso, muito bem, você discorda, mas, qual a base?
Dante10 escreveu: O resto das suas afirmativas são totalmente malucas: Faz uma afirmação usando uma passagem (fora de contexto) e depois manipula tudo com outra passagem totalmente diferente (fora de contexto)!!
Por exemplo:
Agora os textos de 44:22-23, 45:24 e 54:17, 43:11 você está certo quando diz que eles falam de Jeová sendo o nosso resgatador (redentor)...........
Se os textos de Efésios 1:7, 1ª Coríntios 1:30 e Tito 2:13 dizem que Jesus é nosso Salvador e resgatador, isso deve ser entendido como “por meio de”..........
kk
Ok, novamente faz acusações mas não traz nada para rebater.
Dante10, assim não dá! Voce sabe porque eu disse a frase
“Se os textos de Efésios 1:7, 1ª Coríntios 1:30 e Tito 2:13 dizem que Jesus é nosso Salvador e resgatador, isso deve ser entendido como “por meio de”??? Por causa disto:
Efésios 1:7 (Por
intermédio dele [Jesus] temos o livramento por resgate, por meio do sangue dele [de Jesus], sim, o perdão das nossas falhas, segundo as riquezas da sua [da de Deus] bondade imerecida)
João 1:29 (No dia seguinte, ele viu que Jesus vinha ao seu encontro e disse: “Vejam o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo!) note que aqui, Jesus é chamado de Cordeiro de Deus, ou seja, o meio que Deus, JEOVÁ, usou para nos resgatar, para tirar os nossos pecados.
Colossenses 1:13-14 (Ele [Deus] nos livrou da autoridade da escuridão e nos transferiu para o reino do seu Filho amado,
por meio de quem temos o nosso livramento por resgate, o perdão dos nossos pecados). Notou novamente? Jeová nos salva POR MEIO DE JESUS.
Judas 25 (ao único Deus,
nosso Salvador,
por meio de Jesus Cristo, nosso Senhor, seja a glória, a majestade, o poder e a autoridade desde toda a eternidade, agora e por toda a eternidade. Amém.) Notou? o salvador CONTINUA sendo DEUS (e sempre será). Jesus é o MEIO pelo qual ele salva.
DETALHE: Os colchetes acima foram colocados por mim para você não precisar ler o contexto, mas POR FAVOR, faça isso e chegue à mesma conclusão.
Notou? Não há “afirmativas totalmente malucas”. Eu não “manipulo tudo com outra passagem totalmente diferente”. Eu uso a bíblia para responder a questões bíblicas. O problema que noto aqui é que você digitou KKK e simplesmente não disse nada. Colocou “caras e memes” e saiu pela tangente novamente. É muito claro que Jesus é nosso resgatador, porque foi por meio dele que Jeová nos resgatou. Mas note que o resgate foi pago por alguém (Jesus) para alguém (Jeová).
Dante10, fique à vontade! A propósito, está deixando muita coisa passar...