Perdão se é o que parece amigo, mas não é preguiça, eu simplesmente não consigo ver Deidara sendo capaz de burlar uma investida de Itachi, ele mostrou-se bom o suficiente para enfrentar Sasuke num combate de proximidade, mostrou-se tão rápido e ágil quanto o mesmo, tendo anos de experiência com o Sharingan a frente de Sasuke, bem como, sendo mais inteligente e com um currículo muito maior no que diz respeito a missões (inclusive missões de assassinato visto que ele era Anbu) é difícil imagina-lo pegando Deidara com o Tsukuyomi? Creio que se repetiria o que foi visto durante o primeiro encontro entre Itachi e Deidara onde Deidara sequer teve chance de utilizar suas armas contra Itachi, em pouquíssimo ele foi posto em um genjutsu e sequer sabia disso. Você acredita que Itachi teria dificuldade em preparar o Tsukuyomi e pega-lo com esta técnica?
Quanto ao Itachi partir para cima do oponente ao iniciar uma luta, trago outro exemplo amigo, no capitulo 387 do mangá vemos claramente Itachi partir para cima de Sasuke afim de feri-lo com uma Kunai, isso foi feito logo após o pequeno confronto realizado com o uso de armas.
Itachi ainda se mostrou tão rápido que além de interceptar todos os ataques feitos pelas armas de Sasuke, ele foi capaz de realizar um Kage Bunshin numa velocidade tão grande que mesmo com Sharingan Sasuke sequer notou que ele havia usado a técnica.
Pouco depois vemos Itachi utilizar um genjutsu mais fraco afim de buscar aproximação e realizar um genjutsu de maior potencial ofensivo (perceba que antes do ataque desferido a Sasuke, Itachi olhou em seus olhos, foi nesse momento que o genjutsu foi imposto, creio que esta seja uma prova de que Itachi tenta buscar aproximação para impor genjutsus, aliás, é por isso que ele é tão rápido (5 pontos no databook), esse é o seu estilo de combate). Aliás, onde foi visto que o Tsukuyomi é lento em sua ativação?
A minha intensão não é distorcer o personagem amigo, perdão se é o que parece. (Eu sei que você se irrita facilmente, por favor, não se irrite comigo, tenhamos um debate pacifico.
)
@BossNão importa a velocidade com que o Obito fica intangível amigo, uma boa estratégia pode faze-lo ser atingido. Ao ser atacado pela Samehada, caso não se teletransportasse completamente, ele iria teletransportar apenas a parte onde a Samehada supostamente cortaria (é assim que funciona a "intangibilidade"), o problema é que a Samehada absorve chackra sem precisar de contato físico, isso permitira que as partes do seu corpo que não tiverem sido teletransportadas tenham seu chackra sugado pela espada.
OBS: No cápitulo 597 do mangá Kakashi explica o funcionamento da intangibilidade de Tobi, e o que vemos é isso que eu disse, ele teletransporta apenas a parte do corpo que será atingida, o resto do corpo continua na dimensão humana. Aliás isso já seria uma brecha para ser dilacerado pela espada de Kisame, visto que, caso Tobi tentasse "atravessar um ataque feito com a Samehada" a espada poderia ser "aberta" em sua forma completa e causar danos a outras partes do seu corpo que estiverem na dimensão humana, além de terem o seu chakra sugado, reduzindo drasticamente o tempo em que Tobi pode permanecer com o Jutsu ativo, ou até mesmo, o Mangekyou, visto que a Samehada com um ataque de relance foi capaz de absorver uma quantidade massiva de chakra do Hachibi o levando do manto nível 2 para o nível 1 com apenas um único movimento de relance. Aliás, deixo claro que não acho Itachi TOP Speed do mangá, o acha extremamente inferior a Naruto KCM, mas, acho muito errôneo quando o tratam como um ninja de "pouco movimento" (alguns veem ele como um Gaara, que fica apenas parado, neste caso, apenas usando genjutsus), como se ele fosse muito lento, quando na verdade sua velocidade é consideravelmente alta (Enquanto Edo-Tensei, nós o vimos ser capaz de atacar, defender e esquivar de ataques de Killer Bee tanto com a Samehada, quanto com o seu conjunto de espadas, sem receber qualquer dano), o que eu quero deixar claro é, Itachi tem velocidade suficiente para se aproximar de Deidara e coloca-lo no Tsukuyomi, apenas isso, você discorda que Itachi poderia impor o Tsukuyomi a Deidara desta maneira?