Existe uma quinta dimensão alem das três de Espaço (a Altura, a Largura e o Volume) e uma do tempo?
Sarada Uchiha Hanuro escreveu:Existe uma quinta dimensão alem das três de Espaço (a Altura, a Largura e o Volume) e uma do tempo?
UchihaPower escreveu:Considere esta analogia, minha querida Sarada: ao caminhar por uma estrada, você experimenta o vento, mas você não consegue vê-lo. Isso significa que o vento está na 5ª dimensão?
Nós simplesmente ainda não temos maneiras inteligentes, ou um instrumento suficientemente perceptível que poderia, de fato, "ver/detectar" a matéria escura. Quando consideramos a radiação eletromagnética, por exemplo, tudo o que é "escuro" cai na categoria de matéria escura. A priori, poderiam ser estrelas mortas, detritos, anãs castanhas, etc. (mas todas essas possibilidades foram descartadas).
Nós a detectamos indiretamente através de seus efeitos gravitacionais sobre as galáxias, clusters e o universo como um todo.
Lipert escreveu:UchihaPower escreveu:Considere esta analogia, minha querida Sarada: ao caminhar por uma estrada, você experimenta o vento, mas você não consegue vê-lo. Isso significa que o vento está na 5ª dimensão?
Nós simplesmente ainda não temos maneiras inteligentes, ou um instrumento suficientemente perceptível que poderia, de fato, "ver/detectar" a matéria escura. Quando consideramos a radiação eletromagnética, por exemplo, tudo o que é "escuro" cai na categoria de matéria escura. A priori, poderiam ser estrelas mortas, detritos, anãs castanhas, etc. (mas todas essas possibilidades foram descartadas).
Nós a detectamos indiretamente através de seus efeitos gravitacionais sobre as galáxias, clusters e o universo como um todo.
Acredito que a grande diferença é que o vento não pode passar direto por nós (dois objetos não podem ocupar o mesmo espaço), então o vento não é um bom exemplo e.e Se houvesse uma dimensão k, um objeto só estaria em um lugar caso ocupasse as dimensões x, y, z, ti, k iguais a outro objeto, e poderia interagir com o outro quanto a dimensão k e as demais forem as mesmas. Pelo menos é o que imagino, mas eu não gosto da explicação adicionando "dimensões". Até mesmo a inclusão do "tempo" nessas dimensões acho meio estranho, apesar de servir bem como abstração pra explicar o posicionamento das coisas....
02snake escreveu:Sarada Uchiha Hanuro escreveu:Existe uma quinta dimensão alem das três de Espaço (a Altura, a Largura e o Volume) e uma do tempo?
Oi!
Estou curioso... Porquê disto?