Shikai e Bankai da Unohana de fato não foram explicadas de maneira clara , mas levando em consideração o passado dela, as frases de efeito e a " verdadeira natureza da Unohana me parece ser algo bem mais macabro e complexo do que o que foi apresentado no manga.
Então vai muito da interpretação pessoal de cada um, mas pensando a respeito e pesquisando um pouco cheguei a seguinte conclusão.
Curiosamente tanto a Shikai quanto a Bankai da Unohana possuem o mesmo nome " Minazuki " , que é também o nome da sua zampakutou, em sua forma materializada nos foi apresentado como uma espécie de arraia.
Mas vamos a análise da Shikai e Bankai que é o que realmente interessa.
Ao meu ver a Shikai e Bankai da Unohana representam os dois lados de sua personalidade. A Shikai com suas propriedades curativas representa o lado calmo, amistoso e pacífico da Unohana, enquanto que a Bankai representa o seu passado sombrio e sangrento como 1 Kenpachi, no qual ela era até temida dentro da soul Society, conhecida como assassina demoníaca.
Pois bem, não vou conseguir postar fotos pois estou pelo celular, mas quem leu o manga deve recordar do que vou dizer.
Ao conjurar sua bankai, imediatamente a zampakutou de Unohana começa a ganhar uma forma diferente, algo com aparência de um líquido/ viscoso e vermelho, algo que nos remete a sangue, isso mesmo...sangue! E essa transformação acontece não somente com a zampakutou da Unonaha mas também com o ambiente ao redor dela que parece escorrer o líquido por todos os lados.
Esse líquido que nos remete a sangue ao meu ver representa o passado da Unohana e todas as vidas que foram tiradas por ela. Esse sangue tem propriedades altamente corrosivas. É como se o sangue de todas as suas vítimas viessem a tona no momento que ela ativa sua Bankai. Após ativar sua Bankai Unohana também solta a seguinte frase " cure depois mate ", então a Bankai da Unohana seria também uma representação de vida e morte, aparentemente o líquido corrosivo liberado por sua Bankai fere não somente ao oponente mas a própria Unohana também já que sua aparência também ficou esquelética. Essa parte é muito interpretativa ,mas ao meu ver a Bankai da Unohana é mantida pela " sede " de luta de ambos, como Zaraki também é um frenético por lutas ele acabou se beneficiando da Bankai da Unohana.
Essa é a única explicação que consegui para a suposta cura do Zaraki após estar em estado esquelético em uma página e inteiro na página seguinte. Já que não houve tempo para Unohana curar de maneira ativa Zaraki. Vai saber por quanto tempo aqueles dois ficou lutando.
Conclusão: Unohana é uma psicopata, assim como Zaraki ela adora lutar e tem sede por sangue. Sua Bankai é um ciclo infinito de vida e morte, e o que define a capacidade regenerativo de ambos é a vontade de continuar lutando até que um dos dois ceda para a morte.
Lembrando que essa é minha interpretação pessoal sobre a Bankai da Unohana, já que o mangá realmente não deixou claro sobre isso.