Jerusalém serve pra merda nenhuma, é o bode expiatório para justificar uma guerra, é a inútil da Elena de Tróia de Esparta, é caralhos algum
é só um fim de mundo que tem porra nenhuma e sem valor.
O valor é algo subjetivo. Para você, não tem valor (porque para você o valor precisa ser em riquezas que o local fornece), mas Jerusalém é considerada como Terra Santa para estes grupos. Não se trata das riquezas que o território podem gerar, mas sim do que o mesmo representa para estes povos. Na proposta da ONU, Jerusalém seria uma cidade com administração internacional nas mãos da ONU onde os muçulmanos e os judeus poderiam coabitar. Porém os muçulmanos não aceitaram a proposta e iniciaram uma guerra no LOGO PRIMEIRO DIA de existência de Israel com o objetivo de destruir os mesmos. Mesmo depois dos árabes não conseguirem vencer a guerra, Jerusalem ainda ficou dividida meio a meio. Mas os árabes ainda não estavam satisfeitos (pois desejavam destruir Israel) e iniciaram uma nova guerra.
Entraram na Guerra no arfã de achar petróleo na Cisjordânia, quebraram a cara, tnha nada e ainda queriam a moleza de ter saída para o Mar, os Árabes cheios de dinheiro mandaram ir se fuder e desviaram os oleodutos, ficaram putinhos!
Os Judeus só quiseram entrar na briga porque acharam Petróleo no Oriente Médio, são os maiores competidores do Lobby do Petróleo e de Armas.
É só uma desculpa.
Eles entraram na guerra porque os demais países iniciaram tal guerra. O que você esperava que eles fizessem? Ficassem parados e fossem destruídos? E a tomada do território não tinha nada a ver com petróleo. Tinha a ver com a possibilidade de usar o mesmo para pressionar os países vizinhos a aceitarem a convivência pacífica em troca da devolução destas terras.
Você tem que parar de ficar repetindo argumentos que achou em blogs petistas, porque essa lógica não faz o mínimo sentido.
Cagaram para a região por séculos, brigaram na antiguidade por causa da Rota da Seda, depois que essa implodiu por causa da ascensão da Companhia das Índias, migraram em massa para a Inglaterra, terra original é o caralho, só começaram a ligar pra essa merda século passado depois que a exploração começou, o negócio é dinheiro e pro resto dos Americanos é vender arma, eles querem nem saber dos idiotas que compram a ideia estúpida de que isso é por Deus.
A região sempre abrigou judeus. Se não sabe, a região era uma colônia britânica com judeus e muçulmanos até que resolveram dividir a região entre dois Estados: um judeu e um árabe. Os países árabes sempre foram contra qualquer tipo de divisão territorial que seja, uma vez que o único objetivo que eles desejam é o fim de Israel. Por conta disso não negociaram, mas sim pediram a ajuda da URSS para se armarem e atacar Israel logo em seu primeiro dia de existência.