Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionO tempo é infinito?  EmptyO tempo é infinito?

more_horiz
A ciência nos diz que o tempo se iniciou há cerca de 13 bilhões de anos. A Teoria da Relatividade nos diz que o tempo e a matéria são inseparáveis, como uma massa. Então tudo que depende de tempo, o que envolve evolução, é finito; e um finito relativamente pequeno. Então poderia haver um agente, uma causa não material que estabeleceu as condições para o tempo — e o universo se iniciar? :bob:

descriptionO tempo é infinito?  EmptyRe: O tempo é infinito?

more_horiz
O tempo é a medida da complexidade computacional (isto é, entropia) dos sistemas físicos. A complexidade computacional de qualquer sistema físico é finita, portanto, o tempo é finito.

more_horiz
O tempo é relativo.

Tempo nada mais é que uma das formas de movimentaçao, assim como voce pode ir para a direita, esquerda, cima, atras e etc... voce pode ir atraves do tempo

Digamos que eu diga para voce ir em:

- Linha reta na Avenida paulista por 100 metros
- Virar a direita e caminhar 13 metros
- Subir 5 andares do elevador

Pois esse é um endereço da festa, voce nao acha que estaria faltando alguma outra informaçao ?

Endereço nao é apenas algo em 3 dimensoes (reta, direita, cima) precisa tambem de uma quarta dimensao, uma dimensao temporal que te diga a HORA da festa, dianta voce fazer tudo isso se a festa é sexta e voce for ao local no sabado ? O mesmo ponto no planeta terra pode ter dinossauros, pessoas, zumbis, aliens ou absolutamente nada dependendo da posiçao temporal escolhida.

Se o tempo é apenas uma forma de movimentaçao, entao, precisa existir algo a ser movimentado para que ele possa ser posto em pratica

É como pergunta:
- Posso ir para a direita ? Como ir para a direita se nao existir nada
- Posso ir em frente ? Se nao existir tras, cima, baixo voce acha que existe frente

O tempo começou junto de seu referencial (materia) se nao existir nada, nao existe tempo.

Quanto a isso de agente criador do universo, talvez seja possivel, muitas religioes tentam explicar isso, porem, se pessoas inteligentes hoje em dia ainda nao conseguem explicar, acha mesmo que pessoas que mal sabiam ferver agua a 3.500 ou 2.000 mil anos atras saberiam ?

Religioes serviram para explicar fenomemos como chuva, eclipses, secas e etc... por anos, mas, tudo isso é historinha assim como mangas, filmes, novelas

Em 3.500 mil anos de religiao, a humanidade enfrentou guerras e mais guerras, caça a bruxas, cruzadas e etc....

A ciencia esta ai, nao tem sequer 1.000 mil anos, poha nao tem nem 500 anos, quando a ciencia completar 2017 anos talvez seus tatatatatatatatatatataranetos te revivam e mostrem a voce como o tempo funciona e se existe ou nao agente criador do universo

more_horiz
Para mim, o tempo é apenas uma dimensão de localização. Você pode saber que algo está localizado em um X,Y,Z, mas além dessas três dimensões, existe o momento em que este algo está localizado ali. Apesar de você não poder escolher como irá se movimentar no tempo, ele é útil para explicar a direção em que a entropia ocorre.

Enfim, eu acho que o tempo é necessário para explicar isso tudo, mas também acho que fazem muitas teorias sem sentido como se o tempo fosse algo maleável (gerando aquelas teorias sobre viagem no tempo que não fazem sentido para mim).

Enfim, eu acho que o tempo é infinito, porque a entropia sempre ocorrerá em determinada direção, mas nem sempre o tempo poderá ser medido ou a entropia continuará ocorrendo.

more_horiz
O tempo em si não existe, mas há a teoria de que o espaço-tempo, nesse contexto, é finito.

more_horiz
Im The FkiinG escreveu:
Então poderia haver um agente, uma causa não material que estabeleceu as condições para o tempo — e o universo se iniciar? :bob:

O tempo é o resultado da causalidade, e não vice-versa.

Entenda que tudo continua existindo — mesmo sem uma "substância de fluxo" ou algo que fisicamente "flua" do passado para o futuro, como uma "propriedade intrínseca do universo" — esse tipo de "tempo" é uma ilusão: não existe.

more_horiz
Difícil responder essa.

Acho que desde de que a ciência pondera sobre a questão do termo infinito, não se existe conclusão sobre a finidade ou infinidade do tempo, espaço ou magnitude até pouco tempo.

Mais com as pesquisas de Einstein, e a geometrização da para ter idéia sobre a finidade - infinita do tempo-espaço.

O tempo - espaço são um só os agentes da matéria, da existência do cosmo, mais o universo esta constantemente crescendo logo ambos são infinitos. Errado!

Alguém aqui nunca se perguntou, se o espaço é a matéria (cosmo), e ele se expande, em que exatamente o espaço se expande sendo o cosmo o próprio termo "lugar"?

Big Bang :

O big bang foi comprendido a pouco tempo como inicio do espaço-tempo em um ponto que cresce em uma só direção. Mais a verdade é que o espaço é omdirecional e assim também o tempo.

E segundo dados atuais se o espaço for infinito o suficiente, ou melhor dizendo "potencialmente infinito" de acordo com algumas condições ainda não descobertas toda matéria física se repetirar com o mínimo de variações. Básicamente o que o que @Lipert falou sobre as dimensões.

Logo ambas os dados da entender que o tempo é um movimento uniforme, não importa a direção dentro do cosmo, e que o espaço cresce em todas as direções. Mais mesmo assim o espaço tem seu fim, mais que está a se expandir ilimitadamente a partir de se mesmo para seu externo e como o tempo só existe no espaço ele pode ser compreendido como a Finito - Infinito. É só comprender que o espaço se expande e da mesma o tempo se movimenta até os limites do espaço, e o movimento que o tempo faz causa três estados Passado, Presente e o Futuro.

Então tudo que depende de tempo, o que envolve evolução, é finito; e um finito relativamente pequeno. Então poderia haver um agente, uma causa não material que estabeleceu as condições para o tempo — e o universo se iniciar?

Não entendi em que contexto quis colocar o reagente criador do cosmo. Bom pouco se sabe sobre o que gerou o Big Bang, que deu início ao movimento do tempo e expansão do espaço, não dá para afirmar.

E como você citou algo não material, você se refere a algo insubstacial, incorpóreo e que transcende a compressão da ciência, não é? Bom no caso sua pergunta é se Deus realizou o cosmo (foi o que eu entendi), bom a ciência é muito jovem, mal compreende as questões existenciais e vai demorar muito para entende-lá ao todo, então penso que levará milhares de anos até compreendermos o plano transcendental.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos