Spice and Wolf
No ano 600DC, Lawrence Craft é um mascate (comerciante) que viaja de cidade em cidade, comprando e vendendo mercadorias. Numa dessas cidades, ele se surpreende ao encontrar uma garota, nua, dormindo entre as peles que ele trazia para vender. Para piorar, ele nota que essa garota misteriosa possui as orelhas e o rabo de um lobo! Assustado, ele a acorda e tenta expulsá-la, então ela se apresenta como Horo, "a sábia", a Deusa da colheita que viveu por séculos naquela cidade e queria voltar para sua terra natal, no norte, já que os moradores daquela região não pedem mais a ajuda dela como no passado, tendo um nosso sistema de colheita (falho, mas eles não parecem notar isso). Ela faz um acordo com Lawrence, e ele aceita dar-lhe uma carona durante sua viagem. No caminho, eles passam por vários problemas comerciais e religiosos, com os quais precisam lidar se quiserem chegar às terras do norte.
Rurouni Kenshin
Acredito que você já tenha visto, mas enfim :P
Durante 10 anos Kenshin andou pelo Japão até encontrar abrigo no Dojo Kamiya, onde a jovem Kaoru Kamiya lecionava kendo no estilo Kamiya Kashin (Espada para a Vida). A errante caminhada do jovem ronin tinha um propósito: A expiação pelas inúmeras mortes que causara durante o Bakumatsu (fim do bakufu/shogunato) quando era um hitokiri (assassino retalhador) a serviço da Ishin Shishi (monarquistas que desejavam a restauração do governo para as mãos do imperador) do feudo de Choushuu.
Naquela época, Kenshin ficou conhecido como "Hitokiri Battousai" ( Battousai, o retalhador) por sua grande habilidade com o Battoujutsu. Mesmo com a vitória dos monarquistas que culminou na derrubada do Xogunato Tokugawa, dando origem a Era Meiji, Kenshin, arrependido pelas inúmeras vidas que tirou, decide nunca mais matar. Mesmo terminando sua longa jornada, o ex-hitokiri terá de brandir novamente sua sakabatou (espada em que a lâmina encontra-se no dorso) para enfrentar novos e velhos inimigos.
Maoyuu Maou Yuusha
Os humanos estão em uma guerra com demônios que já dura 15 anos. Embora estejam vencendo, é muito lentamente, então, o Herói abandona seu posto para adentar o Reino Demoníaco. Ao chegar ao castelo da rainha, ele fica impressionado com sua beleza, e mais impressionado ainda pelo fato de ela querer sua ajuda. Ele recusa a ajudar um inimigo que trouxe guerra para as Nações Sulistas. Mas ela aponta o fato de que a guerra trouxe grandes prosperidades para os humanos, e que os uniu, pois as Nações Centrais agora ajudavam as Sulistas. Então, ela lhe promete um jeito de acabar com a guerra mantendo a união dos humanos e trazendo esperança para o mundo, mas que precisaria de sua ajuda. Convencido, eles formam uma aliança em uma jornada pelo mundo.