Ele teve alguns erros cruciais. Mas mesmo na época do L, ele contou algumas vezes com a sorte. Nem sempre foi por causa de sua inteligência.
Pouco tempo depois que apareceu o Kira 2 e o L descobriu que era a Misa, ele poderia ter dado check mate no Light, mas ele queria provar 100%, não somente 90% de que Light era o Kira realmente. Com isso o Light teve mais tempo pra pensar em outras estratégias, já que a Misa praticamente estava atrapalhando ele, mas depois usando ela, ele conseguiu reverter a situação. Fora que o Light tinha mais vantagem, já que trabalhava diretamente com L. Aliás, um dos erros do L foi ter trago o Light para perto para observá-lo melhor, mas acabou dando vantagem para ele, pois ele ficava sabendo de tudo. Fora aquela cagada que ele deu de encontrar com a mulher do Raye Penber querendo falar com L na recepção da Polícia. Não sei se aquilo foi sorte do Light ou se aquela mulher resolveu ficar burra logo naquele momento, pois ela era muito inteligente também.
Acho que o maior erro dele foi ter "confiado" no Mikami como mão de Kira. Estava na cara que aquele cara não poderia ser usado tão bem quanto foi com a Misa. A Misa só fez aquelas coisas por amar ele (e por ser um pouco doidinha) e o Mikami só admirava ele, e era bem instável. Além disso, ele menosprezou o Mello e o Near, achando que eles não chegavam nem perto do L. Realmente não chegavam, mas os 2 juntos ultrapassaram a habilidade de raciocínio do L.