O seu gênesis? Um conjunto de normas? Você pertence a si mesmo?
Spoiler :
וַיֹּאמֶר אֱלֹהִים אֶל־מֹשֶׁה אֶהְיֶה אֲשֶׁר אֶהְיֶה —> Vayiomer Elohim El Moshéh ehyeh asher ehyeh —> Eu sou o que sou.
Êxodo 3:14 (@02snake)
UchihaPower escreveu:O que faz a sua vida ser sua?
O seu gênesis?
UchihaPower escreveu:Um conjunto de normas?
UchihaPower escreveu:Você pertence a si mesmo?
UchihaPower escreveu:Spoiler :וַיֹּאמֶר אֱלֹהִים אֶל־מֹשֶׁה אֶהְיֶה אֲשֶׁר אֶהְיֶה —> Vayiomer Elohim El Moshéh ehyeh asher ehyeh —> Eu sou o que sou.
Horak escreveu:Acho que minha vida nem é tão minha assim...
02snake escreveu:Spoiler :Meu caro @UchihaPower, dizer que אֶֽהְיֶ֖ה אֲשֶׁ֣ר אֶֽהְיֶ֑ה é “Eu sou o que sou” é tão errado quanto dizer que “אֶֽהְיֶ֑ה הָאָלֶף וְהַתָּו” (’Eh‧yéh HaÁlef VeHaTTav) significa “Eu sou o alfa e o ômega” conforme o livro de apocalipse Bíblia. Entende? O certo, segundo o professor de grego e hebraico, é אֲנִי הָאָלֶף וְהַתָּו.
Nem mesmo em hebraico moderno אֶֽהְיֶ֑ה é a forma de se dizer “Eu sou”. Nunca!
A palavra hebraica traduzida “Eu Sou” em muitas traduções da Bíblia em Êxodo 3:14 é uma tradução incorreta porque a palavra hebraica é um verbo imperfeito ou incompleto.
Se você for pesquisar, verá que há inúmeros sites americanos perguntando se a tradução de ’Eh‧yéh por “Eu sou” é correta…e sabe qual é o resultado? Um silêncio total da parte da maioria dos “entendidos”.
Em Josué 1:5 ocorre o mesmíssimo verbo “mostrarei ser” ou “mostrarei estar” quando Deus promete a Josué que assim como ele apoiou Moisés, também prometeu apoiar Josué dizendo: “mostrarei estar contigo“: עִם-מֹשֶׁה אֶהְיֶה עִמָּךְ
O Verbo אֶהְיֶה na forma causativa no imperfeito ocorre em diversos textos e não com significado de “Eu sou” como poderá constatar nas seguintes passagens:
Exodus 4:15
HEB: בְּפִ֑יו וְאָנֹכִ֗י אֶֽהְיֶ֤ה עִם־ פִּ֙יךָ֙ “mostrarei estar com sua boca”
Deuteronômio 31:23
HEB: לָהֶ֑ם וְאָנֹכִ֖י אֶֽהְיֶ֥ה עִמָּֽךְ׃ “mostrarei estar contigo”
Josué 3:7
HEB: עִם־ מֹשֶׁ֖ה אֶהְיֶ֥ה עִמָּֽךְ׃ “mostrarei estar contigo”
Judges 11:9
HEB: לְפָנָ֑י אָנֹכִ֕י אֶהְיֶ֥ה לָכֶ֖ם לְרֹֽאשׁ “mostrarei ser para vocês cabeça”
1 Samuel 18:18
HEB: כִּֽי־ אֶהְיֶ֥ה חָתָ֖ן לַמֶּֽלֶךְ׃ “para mostrar ser [ou tornar-se] genro do Rei”
1 Samuel 23:17
HEB: וְאָנֹכִ֖י אֶֽהְיֶה־ לְּךָ֣ לְמִשְׁנֶ֑ה ” e eu mostrarei ser o segundo de vocês”
2 Samuel 7:14
HEB: אֲנִי֙ אֶהְיֶה־ לּ֣וֹ לְאָ֔ב “Eu mostrarei ser [ou me tornarei] para ele Pai”
Entende onde quero chegar? Esta tradução ridícula de “Eu sou” é uma tentativa descarada de tentar relacionar Jeová Deus com Jesus Cristo e assim, dar algum “base” para o falso ensino da trindade.
Novamente digo, há MUITO MAIS a dizer sobre este texto, e o versículo 15 do mesmo capítulo de Êxodo, (que você nãomencionou), mas por hora...
UchihaPower escreveu:Spoiler :“Eu serei o que serei.” “Eu me tornarei o que eu decidir me tornar.” “Estou me tornando o que eu me tornarei.”
De que modo o senhor interpreta estas passagens?
Catioro escreveu:O que faz sua vida ser sua? Sim.
O seu gênesis? Meu o quê?
Um conjunto de normas? Concordo.
Você pertence a si mesmo? Sou contra.
Meu cu é uma empresa e as suas ações foram majoritariamente compradas pelas empresas Netflix e Coca-Cola, então para todos os efeitos, minha vida não me pertence.
que
O ponto que quero colocar é: Existe lógica na bíblia e ela deixa claro que a vida NÃO nos pertence. Ela ensina que Jeová, o Deus criador, onipotente, soberano, que nos criou, é o dono de nossas almas. (Para não me delongar, apenas vou dizer que na bíblia, ALMA somos nós e não algo dentro de nós [Gênesis 2:7]. A própria origem da palavra é “aquilo que respira”. Outro ensino claro na bíblia é que nós NÃO temos uma alma imortal [Ezequiel 18:4]. Nós morremos e, portanto, nossa alma – ou vida – morre. Simples assim.) Mas Ele, após nos permitir viver, deixou claro que a vida é sagrada e pertence a ele, entretanto, nos deu o livre arbítrio, o que nos possibilita viver da maneira que bem entendermos, mas, contudo, entretanto, com as suas respectivas consequências. ESTA é a visão lógica das coisas. O fato da minha vida ser ou não manipulada por pessoas não muda o fato que ela seja ou não de Deus. No caso, estas “manipulações” influem no meu livre arbítrio e não na vida em si.
NikyNeko escreveu:Tá, só que a minha religião também tem muita lógica e discorda =.=
NikyNeko escreveu:Eu não gostei dessa imposição não
NikyNeko escreveu:porque se fomos discutir lógica o espiritismo seria o grande campeão sem dúvidas.
NikyNeko escreveu:Afinal, ele se baseia numa mistura de religiosidade e ciência.
NikyNeko escreveu:Ao menos na opinião do evangelho (minha "bíblia") minha alma é imortal e me pertence, mesmo que eu não seja aquela que decide o que acontece com ela .
NikyNeko escreveu:Imagine um regime de escravidão. Você acha que o escravo pertence mais ao "dono" do que a si mesmo? Mesmo que minha alma não tenha sido criada por mim ou controlada por mim ela é minha.
NikyNeko escreveu:pelo simples fato de que ninguém pode mudá-la além de mim mesma