Uso completamente fútil da palavra "hipócrita" para me descrever, como se eu estivesse falando sobre moralidade e comportamentos ao invés de dano ambiental. "Hipocrisia" não tem nada a ver com isso.
O que estou dizendo é que, independente da população e dos limites de fronteira que você impor em um país, o dano ambiental é absoluto e não tem como analisá-lo unicamente por uma proporção ou relativização. Se no Brasil o dano X, a biodiversidade [infinitamente maior no Brasil, inclusive] e o ecossistema como um todo vão sofrer aquele dano X, não o dano relativo a população daquele país. Mas agora falar que sou "hipócrita" por causa disso é foda, por que não tem nada a ver com padrão moral.
Não estou falando de você, estou falando das ONGs. Diferente de você, essas ONGs conhecem a realidade, mas ainda tomam a decisão de propagar a mentira.
Não é como se você tivesse sido específico também.
Eu fui específico nas estatísticas que EU citei. Se você está falando de outras, cabe a você citar, né?
Mas além do desmatamento para a área cultivada, já abordado no tópico, existe a emissão de gases poluentes por combustíveis de veículos agrícolas [que são mais numerosos em agriculturas mais técnicas e desenvolvidas],
A quantidade de gases poluentes emitidos por país podem ser observados em outras estatísticas, e — pasmem — o
Brasil emite muito pouco comparado com outros países:
https://www.carbonmap.org/#Emissions
poluição do solo e da água [a fertilidade do solo apenas é analisada no campo de cultivo, mas compreendendo o ambiente como um todo, áreas naturais fora da área de cultivo são afetadas],
Quanto à poluição do solo, ela pode existir em alguns casos, mas em geral os insumos atuais não costumam poluir muito o solo e as águas. No passado, esse era um problema um tanto grande, na época em que não havia uma classificação quanto ao risco a humanos e ao ambiente. Atualmente, os defensivos agrícolas não costumam ter grandes efeitos residuais.
PS:
poluição inclusive que vem de corretores do solo [que não preservam o solo no âmbito ecológico, apenas mantêm sua produtividade em situações específicas],
Nada a ver. Corretores do solo praticamente não causam problemas ao ambiente (a única coisa que causam é um aumento temporário no PH no solo, que é inofensivo ao ambiente e volta ao normal depois de pouco tempo por conta das chuvas e de nossos solos serem naturalmente bastante ácidos).
agrotóxicos e pesticidas [que poluem lençóis freáticos e rios],
SE não forem altamente retidos pelos colóides do solo E tiverem taxas de degradação por microorganismos baixa E apresentarem alta toxicidade no ambiente E se forem utilizados em dosagens muito acima das recomendadas (jogando dinheiro fora).
assoreamento dos rios,
Isso é perda de dinheiro. Se o rio está assoreando, é porque você está perdendo solo (a parte superior do solo é a que concentra toda a produtividade, e você está literalmente perdendo a parte produtiva e desenvolvida do seu solo). Se você deixa isso acontecer, ou você não tem conhecimentos/suporte técnico (o que toda grande propriedade tem), ou está jogando seu dinheiro fora. o/
desregulamentação das chuvas
Mostre algum estudo que mostre a existência disso LOL A não ser que você esteja falando do desmatamento (do qual já falamos e já citei dados).
diminuição da biodiversidade [tanto pela poluição supracitada como pelo fato de vastas áreas serem povoadas por uma única espécie, para fins comerciais]
Claro que há redução da biodiversidade. Ter uma única cultura sempre resultará em uma biodiversidade menor do que se tiver uma floresta no lugar, é o óbvio. Porém, se as áreas com agricultura são tão reduzidas, não há taaanto efeito quanto você tenta fazer parecer. Os efeitos são diretamente relacionados à quantidade de área que seriam desmatadas ou que já estão ocupadas. Assim, voltamos ao início do tópico.
e em geral, agricultura não mecanizada também pode gerar problemas, e ainda está presente no Brasil, independente da maioria, de exportação, ser mecanizada [por erosão do solo, remoção da mata ciliar e da proteção vegetativa do solo].
Então vamos parar de fazer agricultura por conta de uma minoria minúscula?
E remover mata ciliar é crime o.O Sem contar que há diversos programas de readequação de matas ciliares pelo país. Infelizmente não achei dados específicos sobre isso pra colocar aqui.
Isso sem contar a massiva exaustão de água.
O que quer dizer com isso? Realmente não entendi. Se refere ao uso da água? Porque... Quando chove, você usa água, quando você irriga, você usa água. E a água continua existindo, e volta ao ciclo o.O O uso eficiente (dividindo o que será usado nas cidades e o que será usado nas plantações) é algo que deve ser decidido pelo Estado caso a caso (e É assim, pra quem não sabe).
Então não, a área de cultivo não é o único fator determinante para se um país polui ou não, e é claro que o Brasil na ONU vai representar-se positivamente, e é claro que países da Europa irão tentar impor limites irreais, então é preciso analisar criticamente ao invés de falar que um lado está certo ou não, às vezes basta admitir que todos estão errados em diferentes graus e contextos.
Ninguém citou a ONU aqui. Barreiras comerciais unilaterais podem ser geradas por alegações fitossanitárias (existência de algum inseto, de alguma doença de plantas, do uso de transgênicos e etc).
O que o tópico citou foi um estudo da NASA, desfazendo um mito que muita gente acredita.
E queira ou não, tudo isso que você citou está diretamente relacionado ao território usado na agricultura.
2018 e ainda não entenderam que capitalismo e ambientalismo são óleo e água?
Por isso há mecanismos de internalizar as externalidades. Um deles é taxar ou atuar negativamente contra propriedades que quebrem as leis, outra forma é por meio da certificação das propriedades que agem corretamente.
A grande questão é que a Europa impõe certas limitações e atua de maneira negativa quanto à agricultura brasileira baseados em MITOS (usados apenas para justificar aos ignorantes no assunto). Além disso, as diversas ONGs ambientalistas que existem por aqui começaram a jogar em cima desses mitos, levando a população brasileira a acreditar nos mesmos e desconhecer a realidade. Há um processo de vilanização dos agricultores no
Brasil, sendo em boa parte baseada em mitos 100% falsos.
A agricultura brasileira causou e causa muito menos problemas ambientais do que boa parte da produção agrícola de outros países (que, geralmente, têm uma produção ínfima de alimentos por hectare comparado conosco).