Eu fui no Anime Friends em 2009 e em 2017, em São Paulo.
A diferença entre os dois eventos foi ENORME. Primeiro pela estrutura. A lógica é que pela "cultura geek" estar em alta, a estrutura dos eventos fosse melhorar, mas foi o contrário. O primeiro foi num espaço bem mais amplo e com área externa bem grande, fora várias estandes, de tudo quanto é tipo de coisa (desde gente fazendo maquiagem, sebo de mangás e salas temáticas de Yuri e Yaoi). Passei de 10 da manhã até o fechamento do evento curtindo várias apresentações e todo o que tinha pra ver que estavam vendendo. Comprei várias coisas, desde chaveiros chibi e bonecos mais estilizados, a camisetas e os preços realmente valeram a pena. Várias parcerias com editoras, mangás sendo vendidos a 4 reais em grande quantidade... Cara, foi uma ótima experiencia.
Já o de 2017... Tinha bastante coisa de games e poucas estandes vendendo bonecos e chaveiros, e os mangás sem qualquer diferença no preço ou mesmo uma oferta. Fora a repetição de produtos. Pouca coisa mesmo. A unica coisa que me valeu o ingresso foi o show do Asian Kung Fu Generation.
Acredito que não está fácil por questões orçamentárias também. Porém deveriam focar na diversão e em trazer mais produtos para o pessoal consumir, ao invés de apresentações de YouTubers.