Ótimo texto, @Aburame Hidan
Consta nele muitas informações essenciais sobre a história da República de Weimar, e também da Alemanha pré-1ªGM, da época da monarquia imperial, a herança prussiana que inspirou o nazismo e tal. Ótima sua comparação dos Nazistas com o Exército Branco do Império Russo, pois é praticamente isso oque eles eram; herdeiros e representantes militares de um império monárquico. Uns 90% da alta cúpula do partido nazista (incluindo o próprio Hitler, claro) era de ex-soldados do Império Alemão, que lutaram pelo país na 1ªGM.
Enfim, esse seu texto realmente tem informações essenciais pra quem discute esse tema cultamente. História de verdade, coisas que constam nos livros.
Tenho certeza de que o Lipert desconhece isso tudo. Não dá pra esperar muito desses jovens de hoje, que nunca pegaram um livro de história pra ler e começaram a se instruir politicamente por memes das redes sociais. É de dar pena mesmo.
Mas enfim, discordo de algumas coisas que você falou.
Nazistas nunca usaram mão de obra escrava de verdade, como costumam dizer. Eles usavam trabalho forçado de prisioneiros de guerra capturados, e prisioneiros políticos. A URSS também fazia isso nos gulags, se é que você quer saber, e mil vezes pior.
Na real, acho que tudo oque a Alemanha (3ºReich) fez - e que as pessoas consideram abominável - outros países da Europa fizeram bem pior. Por exemplo, os impérios coloniais da Inglaterra e França, em quesito de invadir e se apropriar de terras de outros países e povos, super-explorá-los e usar mão de obra escrava, dispensam comentários.
Chega até a ser irônico, antes da 2ªGM começar, os governos da Inglaterra e França acusando a Alemanha de expansionismo.
Um dos principais motivos da Alemanha ter sido tão expansionista na Europa durante a 2ªGM, é ter falhado em tempos anteriores em conquistar um grande império colonial mundo afora. Com o fim da 1ªGM, a Alemanha já tinha perdido todas suas colônias ultramarinas na África e Ásia/Oceania (que já eram poucas e pequenas).
Algo bem desproporcional, já que a Alemanha, desde meados de 1870, já era mais populosa, mais rica e mais industrializada que a França e Inglaterra.
E, bem, o regime nacional-socialista era uma 3ªvia, sim.
É inegável as características de direita e conservadorismo que o mesmo possuía, mas eles abominavam o liberalismo, quase tanto quanto abominavam o comunismo. E oque definiu direita-esquerda no século passado foi o comunismo (ao modelo soviético) e o liberalismo (ao modelo americano) que qualquer nacionalista e soberanista sensato repudiaria veementemente.