@SKILLINEVocê está confundindo as coisas e dizendo outras totalmente sem cabimento. Vamos por partes:
1-) & 2-) Sim, a escravidão começou a ser abolida após a Era Industrial, devido a necessidade de mão-de-obra assalariada pra dar mais consumo. Esse fator sócio-econômico chegou até a ser o tema central da Guerra Civil Americana, do norte-abolicionista-industrialista contra o sul-escravagista-agropecuarista.
Obviamente foi só uma parte do empresariado que foi a favor do fim da escravidão. Você deve saber que há vários tipos de capitalismos diferentes - até mesmo porque esse sistema evoluiu 'naturalmente' com o passar dos tempos - e houve capitalismos que foram até inimigos mortais uns dos outros. O colonialismo contra o liberalismo moderno, por exemplo (como mostra a guerra de independência dos EUA contra a Grã-Bretanha).
Enfim, obviamente foram os empresários industriais os que eram a favor da abolição da escravidão. Os comerciantes mais antigos, fiéis à coroa, que vendiam escravos pra latifúndios, evidentemente que não.
3-) Com todo o respeito, mas essa é a parte mais idiota do seu post. Nem sei oque responder ao certo...
É lógico que se algo na qualidade de vida melhorou após a Era Industrial, é óbvio que foram por causa das inovações e aprimoramentos tecnológicos e científicos. Não sei oque isso tem a ver com oque eu estava falando antes, sobre a super-exploração que operários de fábrica sofriam nas mãos dos burgueses.
As condições de trabalho na Inglaterra durante o início da Era Industriais eram simplesmente sub-humanas e a expectativa de vida era baixíssima. Acho que foi só depois da fundação de sindicatos e reivindicações de melhoras que a qualidade de vida foi melhorar.
Sobre a Inglaterra ter sido potência, isso teve vários fatores, desde sócio-econômicos até geográficos. O fator de ter sido um país de forte tradição capitalista e empresarial - motivo pelo qual foi berço da indústria - foi essencial, mas também o fato de ser uma ilha, tendo que aprimorar suas tecnologias navais e marítimas, também foi importante pra terem um império colonial tão absurdamente grande mundo afora.
Ainda assim, mesmo quando era a "maior potência do mundo", a Inglaterra ainda tinha ameaças à sua hegemonia. A concorrência de outros grandes países europeus, como a França, já chegou a deixar os ingleses temerosos. Isso pra não falar da Alemanha - que, de fato, por volta do fim do século XIX/começo do século XX - já tinha plena capacidade de ultrapassar a Inglaterra e se tornar a maior potência da Europa, e logo do mundo.
A Alemanha, por essa época, tinha uma população bem maior, tecnologia tão avançada quanto, e uma produção industrial superior a da Inglaterra. A única coisa que precisava, pra ser mais poderosa e imponente que a própria Inglaterra, era um império neo-colonial a altura.
E, bem, as suas guerras mundiais extinguiram a hegemonia de toda a Europa sobre o mundo.