Dae galera, vim trazer uma pequena análise sobre uma obra perturbadora e bizarra. Estou falando de Uzumaki A Espiral do Horror, criado pelo autor renomado Junji Ito.

Vamos lá, lembrando que terá alguns SPOILERS caso alguém não leu.

Eu particularmente fui englobado sobre essa obra que me fascinou desde o início pela premissa dela. Porém foi algo qie eu imaginei ser bem bobo pois a obra se trata de Espirais. Sim, Espirais. Eu nunca parei para observar essa figura geométrica e só lendo Uzumaki que fui percebendo o quanto ela está por toda parte tanto em físico, líquido, sólido ou gasoso.

Junji Ito realmente é um gênio para te prender com algo que parece ser idiot, mas que tem aprofundamento maior que nos leva ao abismo de Espirais a cada capítulo. A trama é simples, uma cidade chamada meio pequena Kurouzu-cho foi literalmente amaldiçoada por Espirais, isso fez com que várias pessoas que habitam lá fossem obcecadas e lunáticas por Espirais deixando a coisa mais estranha e bizarra possível.

Eu fique muito intrigado como Ito iria desenrolar isso, mas foi inevitável, eu devorei a obra e percebi o quanto certas coisas como essa poderia acontecer e a obsessão torna pessoas escravas.  Tipo espantos como pessoas que dobravam línguas, giravam seus olhos, se contorciam seus corpos (outros quebravam ossos), as cinzas das pessoas mortas tornavam fumaça em Espirais, viravam caracóis, cabeça tomada por Espirais, cabelos gigantes encaracolados, entre essas e outras bizarrices. Sem falar na mãe de um dos protagonista começou a ter uma fobia séria por Espirais o que enlouqueceu a mesma.

O mais interessante é que a trama não é cansativa e muito menos arrastada, pois cada capítulo uma coisa nova relacionada aos Espirais o que deixou o desenvolvimento ainda mais forte e desfecho final que foi satisfatório e muito bem conduzido por Ito.

Um ponto que eu poderia ressaltar como algo negativo é que você não se importa muito com os personagens da obra, no máximo você torce para os protagonistas sobreviverem que são Kirie Goshima e Saito Shuichi eles são os únicos que você tem um apego principalmente com a Kirie que passou por poucas e boas nessa cidade sinistra.  Mas o que mais você quer ver é bizarrices e loucuras acontecendo fazendo com que você esquecesse dos personagens e nem se importando muito com eles. Isso é bizarro né?  Sim, eu pensei nisso também.

Depois que li Uzumaki de forma automática comecei reparar Espirais por toda parte da minha casa hahahahaha, sinistro não. Pois é fiquei meio assim mas foi coisa do momento apenas mas achei foda demais a ideia e como foi surreal a experiência.

Sobre o desenvolvimento foi show, fluiu muito bem sem eu pegar no sono, e o final foi satisfatório para mim, pois foi o fim que eu imaginei para Shuichi e Kirie, pois não tinha mais o que fazer em uma cidade arrastada por Espirais.

No mais é iss, não quis colocar muito spoiler, para deixar a curiosidade falar mais alto quem quiser ler.  A obra tem apenas 20/Capitulos com 31 páginas.

A obra tem pegada mais de bizarro do que susto ou algo do tipo, mas chega a arrepirar várias cenas. Junji Ito foi tenso demais.

Comentem, o que acharam da análise e da obra Uzumaki. O que acham dela?