@SamSam escreveu: @Heimdall, seu tópico é muito bom, mas eu discordo quase que inteiramente do que foi dito.
Primeiro ponto a se ressaltar, o chakra do Rikudō não dá nenhuma imunidade às Gudōdama, somente aqueles que com o Senjutsu do Rikudō possuem essa prerrogativa, isso fica claro quando o Naruto chuta a GD surpreendendo o Madara.
De boa, vamos lá.
Sobre o chute da Gudou-dama, é importante ressaltar um negócio. Por si só, a Kekkei Mora que cria o material utilizado nas GD's é extremamente poderosa. As cenas com Edo Hashirama, Tobirama e Hiruzen mostram isso:
Vale lembrar q nessa altura da luta, o Obito ainda estava descontrolado, e os
Edos q ele obliterou se regeneram completamente. Mesmo assim, foram obliterados, por isso q uma pessoa conseguir tocar tranquilamente nas GDs, com ou sem jutsu de anulação, já é um puta feito. E foi isso q o Naruto conseguiu, ultrapassar essa primeira característica (q obliterou um Mokuton Bunshin, Tobirama e Hiruzen), na base do corpo. Trazendo agora um trecho do Databook:
Spoiler :
Databook 4 escreveu:
Ninjutsu, Senjutsu - Sage of Six Paths Mode
No rank, no range, offensive, defensive, supplementary
Users: Naruto Uzumaki
⬅ The floating ability used by the Sage of Six Paths is also almost mastered unconsciously by this technique's user.
From the ancestor of shinobi, a divine state is gifted, touching the principles of all creation, commanding all things in nature
The qualities for obtaining this technique are strict studying and using a small gist in chakra kneading sensibility. An iron faith to face any hardship and the guts to never give up. Furthermore, the returning incarnation and fate's guidance ― this power is granted by the Sage of Six Paths only to someone who holds those. Those who activate the technique come to understand the flow of all life, gain a deep insight at the world's origins and are able to apply it on interacting allies without changing the way of things. This technique isn't something shinobi choose to experience. It is a technique that chooses shinobi.
➡ Kicking the "Truth-Seeking Ball"! Exceeding the Kurama Mode, a feat accomplished by a huge chakra.
⬅The reaction speed is not less than equal to Madara, who had turned into the Ten-Tails' jinchuriki. The sensing ability has also risen!!
TN: Yeah, many many fluff words. I'm not certain on the wording on most of it, I hope you can at least understand what the article wants to convey. Probably not suitable for a scanlation, though.
Destaquei o trecho:
"Chutando a Gudou-Dama! Superando o modo Kurama, um feito alcançado por um chakra enorme"A grande questão ali, pelo menos ao meu ver, é que no RSM, o Naruto possuía um chakra enorme e fluindo por todo o seu corpo, o que permitiu q ele conseguisse se proteger do poder destrutivo das GDs. Agora entrando no Sasuke, concordo 100% q no corpo ele não tem nenhuma chance de segurar, afinal seu estilo se baseia nos seus Dojutsu e ninjutsu (em especial o Susanoo). Bloquear no corpo seria impossível, mas com chakra, existe uma
possibilidade. Essa foi a linha de pensamento para a explicação 2. E assim, já aproveito pra destacar: pelo menos no meu entendimento, o mangá não trancou nenhuma das explicações, incluindo as duas extras q o
@Rodrigo Ōtsutsuki colocou no comentário dele. Eu destaquei as q, pessoalmente, acho mais lógicas e prováveis.
Tu usou o argumento que eu citei em outro tópico na "Explicação 3", mas você entendeu de forma equivocada a minha colocação: Naruto estava lutando justamente para conter o Sasuke, não para matar, por isso que em nenhum momento jogou as GD na direção dele, apenas usou-as para anular as Flechas de Raiton. E sim, o jutsu do Uchiha reduzido a nada, mas as GD "esvaiu" com a explosão por que o usuário perde o controle após uma certa distância.
Só pra esclarecer, eu realmente decidi fazer o tópico depois daquele comentário no tópico do Toneri, tanto q comecei escrevendo lá, achei q ficou muito fora do foco da discussão e decidi fazer um tópico aqui. Mas já tenho ideia de fazer esse tópico a algum tempo, visto q em alguns outros tópicos apareceu argumentos q encaixam com a explicação 3 (Os dois q botei lá no texto e mais um, sobre se Naruto e Sasuke atuais ainda tem acesso a todos os poderes da guerra). Sobre o argumento, eu fico em bastante dúvida viu. Entendo sua interpretação, mas pra mim pareceu bem mais como uma explosão gerada pelo choque, q acabou destruindo tanto as flechas quanto as GD's. Digo isso pq mesmo à distância, as GD's não desaparecem e mantém sua forma (Minato levou as do Madara pra Konoha). Se fosse o caso, entendo q a GD teria "sobrado" e as flechas desaparecido.
Onmyōton está presente nas GD, é nada mais do que a união dos elementos Yin Yang. Não foi dito no mangá e nem no DB da técnica que há GD diferentes das outras, umas possuem Onmyōton, outras não. A questão é que as pessoas se equivocam usando a explicação do Tobirama, quando disse "ele deve estar usando jutsu de Onmyōton que reduzem ninjutsu a nada", só que na época estava ainda sendo descoberto o que compunha as GD. Isto é, as 5 naturezas básicas de chakra + Yin-Yang, então todas as versões da GD possuem Onmyōton.
Concordo que a Kekkei Mora q faz esse material comporta todas as liberações básicas conhecidas (5 naturais + Yin + Yang). Mas o ponto é q já tivemos prova no mangá q essas GDs já foram usadas sem anular nada. Os trechos q mostrei com os Edo Kages. Possuir o Yin e Yang misturados lá dentro não garante necessariamente q o usuário pode usar o Jutsu q anula Ninjutusus. No caso do Obito, enquanto ele tava descontrolado, a vontade do Juubi conseguiu mudar a forma das GD's e lutar ofensivamente, mas não teve capacidade de utilizar a anulação. Não temos prova, mas isso indica q se trata de um jutsu complexo, que requer concentração do usuário. Essa é a base da explicação 1, q foi bem complementada pelo
@Naruto Winchester. Enquanto o Obito foi ensinado sobre as técnicas de Onmyouton, o Naruto não foi. Ele teria as ferramentas pra usar o jutsu, mas não o conhecimento.
Naruto tinha completo domínio das GD, seja no momento de manipula-las seja no seu efeito. Não é a toa que ele fez uma plataforma para o Sasuke "planar" na dimensão de lava.
Note q o Obito descontrolado tbm alterava a forma das Gds completamente, algo q é destacado pelo Hiruzen. Porém, mesmo fazendo isso, falhou em anular os Edos.
Enquanto o Naruto utiliza um Senpo, Sasuke destaca q vai usar o chakra do Rikudou naquele jutsu, e o resultado é q o Madara é atingido e os efeitos do jutsu não são anulados.
Eu não entendi esse trecho, Sasuke ataca diretamente o Madara, não o Bastão de Gudōdama. A ideia era o Naruto paralisa-lo antes com o Fūinjutsu, para assim abrir uma brecha. Isso de forma alguma comprova que o chakra do Rikudō anestesia as GD.
Isso entra em uma outra discussão, tbm abordada aqui. To comentando com o Rodrigo sobre isso, mas no ataque combinado com o Gonshun Mawashi: Hiraishin, Naruto e Sasuke acertaram um "enton FRS" à queima roupa (passando pelas defesas das GDs) e o dano passou longe do q seria esperado de um golpe desse porte. Ou seja, pelo menos no meu entendimento, o Obito conseguiu anular os ninjutsus sem usar diretamente as GDs. O ponto é q o Madara teria a mesma capacidade, e o Sasuke sabendo disso, destacou q ia preparar um jutsu com chakra do Hagoromo. Aqui não se tem uma prova, mas a idéia é q, pelo menos no entendimento do Sasuke, seu chidori negro causaria danos no Madara. E isso é a base da explicação 2.
Isso aí já entra nas questões do enredo. Não se pode escrever textos como se os personagens tivessem vida e raciocínio próprios, quem decide os jutsus que eles irão usar em cada combate é o autor. E aqui se trata da luta final dele, que era para ser épica onde eles mostrariam seus melhores recursos ofensivos, imagina o quão chata seria se o Naruto ficasse apenas nerfando as técnicas do Sasuke com as Gudōdama! Por isso que o enredo reduziu o uso das GD por parte do Naruto. Mas numa comparação essas limitações não existem, os aspectos mais vantajosos de cada jutsu estão a disposição de cada membro.
Concordo sobre a parte do enredo, a questão de ser ilógico ou não é uma opinião minha mesmo. Por isso listei a explicação 3, mesmo discordando, entendo q ela é perfeitamente possível. Agora tbm tem outro lado. Anular ninjutsus nunca foi mostrado pelo Naruto. É uma situação diferente de tipo: "Pq o Naruto não usou o Gama bunta no clássico?", por exemplo. Como falado aqui, ter acesso a uma liberação não necessariamente te fornece todos os jutsus daquela liberação, por isso é plausível q o Naruto tenha acesso às liberações Yin e Yang, mas não consiga usar o jutsu. Outra coisa, o texto no databook sobre as Gudou-damas é grande, são citadas diversas características:
Mas em nenhuma linha se destaca a anulação de ninjutsus. Isso reforça a linha de pensamento q destaquei no início do tópico. O material da GD e o jutsu anulador do Onmyouton são coisas distintas, mas que podem ser utilizadas em conjunto. Pode ser usado em conjunto já que as esferas contêm Yin e Yang, mas o usuário ainda precisa saber como utilizar o jutsu.
De qualquer forma fica aí minha opinião. Pessoalmente, fico entre a a explicação 1, com o fator da falta de conhecimento sobre como usar o jutsu, a explicação 2, entendendo q aqueles com chakra Otsutsuki (Hagoromo, kaguya e companhia), conseguem burlar a técnica de forma semelhante ao senjutsu, e a explicação 5, citada pelo Rodrigo:
Explicação 5 - A técnica de anular ninjutsu requer uma grande quantidade de chakra.
Como eu disse anteriormente, Naruto tem todos os requisitos que o proporcionam ser usuário desse poder, porém naquela altura, Naruto estava com escassez em um item que eu não citei: quantidade de chakra restante. Naruto tinha pouco chakra restante, e como vimos com Danzou que utilizou apenas uma fração desse poder, usar técnicas que que deformam a realidade parece consumir uma grande quantidade de chakra, explicando talvez o número tão pequeno de usuários desse poder. Não tinha sentido Naruto gastar chakra anulando ataques do Sasuke, sendo que ele poderia usar formas mais econômicas de chakra.
Pode ser qualquer uma, na minha visão, precisaremos de alguma luta no mangá Boruto pra ter certeza.
Escrevi demais