Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais!
Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Bem vindo ao maior fórum de animes de Brasil & Portugal!

Não deixe de registrar sua conta para poder participar do fórum! Leia nossa POLÍTICA DE PRIVACIDADE e configure suas opções de privacidade: https://www.forumnsanimes.com/privacy (ao acessar nosso site, você aceita nossas políticas de privacidade)

Poste 5 mensagens no fórum para ativar o seu primeiro rank e começar sua jornada! Aqui, você irá fazer amigos, participar de eventos, subir de rank e até ganhar prêmios!

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Fórum NS - Discussões sobre animes, mangás e mais! Entrar

descriptionTrauma da Tsunade EmptyTrauma da Tsunade

more_horiz
Tava pensando aqui sobre como é  extremamente comum, pra maioria dos personagens do mangá, ter pelo menos algum ente querido morto ou algo do gênero, e vocês já estão cansados de ver como alguns ninjas se tornaram ''vilões'' ou ''bonzinhos'' depois disso.

Mas eu sempre me pergunto por que a reação da Tsunade às perdas do Nawaki e do Dan foi tão incomum e intensa. Lógico que ela sofreu pra caralho, mas tem 4 coisas:
1. o medo de sangue (chegava ao ponto de ela ficar se tremendo só de ver o sangue de longe, nem precisava ser nela ou algo assim)
2. o total abandono por 20 ANOS de tudo relacionado a ser um ninja
3. a falta de esclarecimento sobre o conhecimento das pessoas sobre isso. Os conselheiros sabiam que ela não podia lutar direito? Decidiram que ela devia ser Hokage mesmo assim? Os outros ninjas de Konoha sabiam da hemofobia dela? Porque uma Sannin simplesmente desaparecer não seria algo corriqueiro
4.não tinha nenhuma forma de apoio psicológico? pq eu escutei em algum lugar, acho que foi numa novel, que há um hospital pra lidar com consequencias psicologicas da 4 guerra e etc, fora que a PROPRIA TSUNADE curou o Sasuke e o Kakashi dos genjutsus do Itachi

Vocês também acham que as perdas dela afetaram ela de forma mais grave do que pra muitos do mangá?

descriptionTrauma da Tsunade EmptyRe: Trauma da Tsunade

more_horiz
Sim, acho q foi uma reação meio desproporcional se considerar q ela é uma ninja, afinal é dito q eles passam por treinamento emocional pra lidar com essas situações. E a tsunade teve sua infância durante a primeira guerra, ela já tinha vivenciado um pouco daquela realidade antes da segunda guerra, em q perdeu o Dan e Nawaki.

more_horiz
Eu já penso diferente

Ela pegava dores negativas e transformava em coisas uteis em beneficio do próximo

Quando ela foi para a guerra e viu inúmeras mortes, ela criou o sistema de ninjas médicos
Quando o nawaki morreu, ela vendo que mesmo 1 medico por time talvez não fosse suficiente ela arrumou o kuchiyose: katsuyu
Quando o dan morreu e ela percebeu que mesmo estando presente ela talvez não fosse capaz de curar um dano extremo, ela criou o combo byakugou + cura (considerando que ela possa estender o byakugou a outros like sakura dando chakra ao Obito)

Pelo o que eu vi, muitas kunoichis poderiam ter passado pelo mesmo trauma da tsunade

Se o killer bee tivesse matado o sasuke sem que a karin pudesse curar ele, será que ela não ficaria traumatizada ? Algo como o lariat quase matou o sasuke, digamos que algo do mesmo nível ou o próprio lariat tenha matado o Dan, você ver a pessoa que ama destroçada não é impactante ? A verdade é que existem poucos casos de casais ou pais vendo filhos morrer no manga, sempre são amigos ou pais que morrem, uma coisa é o naruto ver o Jiraiya morrer, outra coisa seria o naruto ver o Boruto morrer... Kurenai não viu Asuma morrer, Kushina não lidou com a morte do minato e assim vai.

Eu acho a reação dela aceitável visto que não tem muitos casos como o dela e existem casos ainda piores vide o Obito, Zabuza, Gaara e outros

more_horiz
Eu acho a reação dela aceitável visto que não tem muitos casos como o dela e existem casos ainda piores vide o Obito, Zabuza, Gaara e outros

O que eu acho estranho é que ela praticamente se esvaziou depois da morte dos 2, tanto é que o Arco da Busca pela Tsunade é focado no '' vai ou não vai?'' dela com o Orochimaru.

Se ela tivesse se revoltado com tudo e todos, ela teria curado o Orochimaru e tacado o foda-se pra vila, talvez até ajudasse invadindo
Se ela tivesse continuado 100% devota não teria xingado todos os Hokages ou ao menos considerado curar o Orochi
Você não sabe como ela se sentia, ela nao queria mais ajudar Konoha mas tbm não queria que ela se destruísse, ela praticamente tava sem ideologia e sem vontade de viver

A minha visão é que depois da morte do Dan ela ficou meio que vazia, criou o BK pensando em tudo mas ao mesmo tempo ficou 20 anos viajando à toa. Quantos ninjas em Konoha não morreram/ficaram impossibilitados pq ela não tava lá, assim como o Lee? Quantos ninjas teriam ao menos o nível de iryo-ninjutsu da Ino se ela tivesse, por exemplo, virado professora dos médicos lá? Enfim, meu ponto é que o trauma dela é incomum por causa do tempo e pelo fato de que ela praticamente renegou a tudo, se sentia impotente

E o medo de sangue é sem precedentes.

more_horiz
marcosenju escreveu:

O que eu acho estranho é que ela praticamente se esvaziou depois da morte dos 2, tanto é que o Arco da Busca pela Tsunade é focado no '' vai ou não vai?'' dela com o Orochimaru.

Se ela tivesse se revoltado com tudo e todos, ela teria curado o Orochimaru e tacado o foda-se pra vila, talvez até ajudasse invadindo
Se ela tivesse continuado 100% devota não teria xingado todos os Hokages ou ao menos considerado curar o Orochi
Você não sabe como ela se sentia, ela nao queria mais ajudar Konoha mas tbm não queria que ela se destruísse, ela praticamente tava sem ideologia e sem vontade de viver

A minha visão é que depois da morte do Dan ela ficou meio que vazia, criou o BK pensando em tudo mas ao mesmo tempo ficou 20 anos viajando à toa. Quantos ninjas em Konoha não morreram/ficaram impossibilitados pq ela não tava lá, assim como o Lee? Quantos ninjas teriam ao menos o nível de iryo-ninjutsu da Ino se ela tivesse, por exemplo, virado professora dos médicos lá? Enfim, meu ponto é que o trauma dela é incomum por causa do tempo e pelo fato de que ela praticamente renegou a tudo, se sentia impotente

E o medo de sangue é sem precedentes.

Ela tinha raiva dos hokages porque os 2 morreram com esse sonho (dan e nawaki) e outras pessoas que ela amava (avo e sensei) também foram hokages e morreram da mesma forma, isso a fez criar um certo desgosto pela vila, posto de hokage e etc... só que uma coisa é você esta triste e frustrada outra é você tentar ferir alguém ou destruir algo

Pelo o que lembro existiram outros ninjas em konoha, bons ninjas, então, se alguém queria ser medico iria conseguir, poderia não ser o melhor mas nível ino certamente teria

Com ou sem trauma existem casos de ninjas que ficaram fora de suas vilas por anos like Jiraiya, Orochimaru, Obito, Sasuke e etc....

Ter medo de sangue, inseto, fantasma ou o que for faz parte

more_horiz
Cara, o trauma da Tsunade é perfeitamente normal.
Imagina voce ser a fodona da medicina, a que nunca deixa ninguem morrer, vai lá e se vê numa situação em que a única pessoa que vc ama no mundo está morrendo, uma hemorragia sem fim, vc lá tentando de tudo, mas simplesmente não consegue salvar a pessoa? Você vê a única pessoa que tinha sobrado na sua vida (avô, irmão, família - todo mundo já tava morto) MORRENDO e você, a Lendária Tsunade e seus poderes médicos, não consegue fazer nada?
O trauma dela é esse. O trauma dela é não conseguir proteger as pessoas que ela mais amou na vida. O sangue, a hemofobia, é mais uma lembrança do que aconteceu com o Dan, que acabou se tornando um pânico. Isso é bastante implícito na própria cena da morte do Dan, quando a Tsunade olha pras próprias mãos e vê o sangue do Dan nelas, o Dan, o amor da vida dela, que acabou de morrer nas suas próprias mãos. Como voce se sentiria? É perfeitamente compreensível, o trauma.

E sobre o Nawaki, a Tsunade não teve trauma nenhum com a morte dele. Muito pelo contrário, foi depois da morte do Nawaki que a Tsunade começou a fazer as reformas dela de colocar um ninja médico em cada equipe. Foi pra honrar o sonho do Nawaki de proteger Konoha que ela passou a lutar pelo sistema médico que ela inventou. Ela, como já disse fazer, usou a morte de um ente querido pra se desenvolver e ficar mais forte. Criou mais ninjutsus médicos, se tornou a lendária Tsunade, tudo por causa da morte do Nawaki.

Depois veio o Dan e o trauma, o abandono da vida de ninja.

Creio que o Sozo Saisei foi algo que ela criou após a morte do Dan, depois de ja ter saído da vila, pois nem o Orochimaru conhecia o jutsu e nem a Tsunade possuía o Byakugou no In na testa quando estava na segunda guerra. E aliás, o Databook deixa bem clara a função do Sozo Saisei: continuar protegendo a vida daqueles que a Tsunade ama. Ela criou esse jutsu não para curar outras pessoas, mas para que caso seja atingida no campo de batalha, ela possa se curar e continuar realizando seu papel de ninja medica.

É isso

more_horiz
E sobre o Nawaki, a Tsunade não teve trauma nenhum com a morte dele

Na verdade teve, mas foi menor do que o Dan porque felizmente ela não viu sequer o corpo dele, mas acredito que depois do Dan ela meio que ''reviveu'' o trauma anterior, tanto é que quando o Kabuto joga sangue nela ela lembra dos dois incidentes (episódio 94, clássico). Mas eu realmente nunca tinha pensado por esse lado que você falou, achei que tudo era mais uma questão de pânico. Ainda acho que 20~30 anos foi tempo demais estagnada, e a própria obra não deixou tão esclarecido se ela ainda mantinha contato com alguém da vila.

Tsunade reconheceu que Naruto era o jinchuuriki e sabia da morte do Yondaime
Sabia da morte do Sandaime pouco depois de acontecer e etc

more_horiz
É compreensível na situação dela, ela era médica, devia esperar mais de si mesma para salvar o amor de sua vida.

Agora não acho que ela tenha sido tão afetada assim, até que ela lidou bem com as perdas se for comparar com Obito, Sasuke.

more_horiz
Esse trauma da Tsunade sempre foi algo que achei muito importante no desenvolvimento da personagem.

Imagina que pesado você ser uma ninja médica como ela e ver alguém que você ama morrer e não conseguir salvá-lo de forma alguma. Ela deve ter se culpado de todas as formas possíveis e ter pensado que mesmo sabendo tanto sobre ninjutsu médicos não foi suficiente para ajudar e foi obrigada a ver o Dan morrendo. Ela parece ter adquirido síndrome do pânico depois desse acontecimento, acho que explica bastante o quanto ela ficava abalada quando via sangue.

Enfim, não acho desproporcional, é super justificável se avaliar bem o que ela passou.

more_horiz
marcosenju escreveu:
Eu sempre me pergunto por que a reação da Tsunade às perdas do Nawaki e do Dan foi tão incomum e intensa. Lógico que ela sofreu pra caralho, mas tem 4 coisas:

1. o medo de sangue (chegava ao ponto de ela ficar se tremendo só de ver o sangue de longe, nem precisava ser nela ou algo assim)

O medo de sangue dela foi devido a mesma ter tentado salvar o Dan e ter praticamente se banhado com seu sangue. Naquele momento ela se sentiu inutil e como o sangue do cara que ela amava foi o responsavel do seu sentimento de fracasso, ela acabou adquirindo esse trauma. Traumas não  é apenas uma fobia, ela poderia sentir inumeras emoções quando via sangue, indo de lembranças (revivendo tudo aquilo de novo) e medo à sentimentos de fracasso.
2. o total abandono por 20 ANOS de tudo relacionado a ser um ninja

Seu abandono foi devido a seu trauma, praticamente, tirando o possivel fato da mesma duvidar de suas habilidades, então ela preferiu curtir a vida dela enquanto podia, tirando o fato de que ela após sair da vila, virou uma mulher totalmente egoista e fria.

3. a falta de esclarecimento sobre o conhecimento das pessoas sobre isso. Os conselheiros sabiam que ela não podia lutar direito? Decidiram que ela devia ser Hokage mesmo assim? Os outros ninjas de Konoha sabiam da hemofobia dela? Porque uma Sannin simplesmente desaparecer não seria algo corriqueiro

Uai, o Jiraya tambem podia sair livremente da vila. Por quê isso seria estranho se tratando da Tsunade? Provavelmente após a guerra eles apenas se aposentaram, talvez essa seja uma boa explicação. Sobre a fobia e suas limitações devido ao afastamento, eu creio que não, afinal, era uma coisa pessoal. Sobre o fato de ela ser escolhida, vamos lembrar que a primeira opção se tratou de Jiraya, ele apenas á indicou e se tratando de uma sannin, era uma boa opção.

4.não tinha nenhuma forma de apoio psicológico? pq eu escutei em algum lugar, acho que foi numa novel, que há um hospital pra lidar com consequencias psicologicas da 4 guerra e etc, fora que a PROPRIA TSUNADE curou o Sasuke e o Kakashi dos genjutsus do Itachi

Vamos lembrar que Tsunade era orgulhosa naquele tempo. Uma boa prova disso era que ela queria resolver o lance com o Orochimaru sozinha, cogitando em aceitar sua proposta ou não, ela já estava 80% decidida em confronta-lo. Ela apenas no fim tirou sua certeza o indagando, Então também é um bom motivo para ela nao ter recorrido a ajuda psicologica.

Vocês também acham que as perdas dela afetaram ela de forma mais grave do que pra muitos do mangá?

Isso é um fato. Tsunade é uma mulher forte, talvez a mais forte do mundo, mas todos temos nossas limitações. Não da pra ser forte o tempo todo e o fato de ela ter tentado de tudo pra evitar que algo semelhante a morte de Nawak fosse evitado no futuro, sendo seus planos e tentativas totalmente falhas, contribuiram bastante para seu estado e sua evolução. Tsunade não seria o que é hoje se nao passasse por todas as suas desgraças e as encarasse. Talvez no anime, ela seja um dos maiores exemplos de superação, depois do Naruto, claro.

more_horiz
É justificável sim, ainda mais para alguém como ela que tem o dever de salvar vidas. Ela sempre foi ótima naquilo que os outros esperavam dela, mas uma das únicas pessoas que ela mais amava não conseguiu salvar? É TRAUMATIZANTE! Normalmente o trauma psicológico ocorre por uma experiência que acarretou dor e/ou sofrimento físico e/ou emocional ao individuo, além de que isso pode causar medo, estresse, depressão e mudanças no comportamento do individuo.

Spoiler :

Os ninjas são mentalmente treinados para lidar com todo o tipo de situação ao seu redor, desde a massacres a uma simples morte. O cenário muda quando ocorre com alguém da sua família ou seu próprio clã. O seu abandono é a consequência do trauma, as pessoas podem reagir de uma maneira diferente das outras, mas no caso dela é muito compreensível.

more_horiz
Eu nunca achei que ela fosse alguém que não soube lidar com o drama,o que eu sempre indaguei foi quanto à falta de apoio psicológico (que já me responderam), o tanto de tempo fora e o pânico. Só que agora eu acho que esse trauma era algo temporário, ela não era uma pessoa sempre depressiva, mas uma pessoa que vivia por viver, eu penso isso. Treinar a Shizune foi o modo que ela encontrou de deixar um legado e apostar em outra pessoa pra proteger a vila, além de que ela podia ser ''feliz'' apenas apostando, não quer dizer que ela passava 100% dos dias pensando nos dois.

Uma boa prova disso era que ela queria resolver o lance com o Orochimaru sozinha, cogitando em aceitar sua proposta ou não, ela já estava 80% decidida em confronta-lo. Ela apenas no fim tirou sua certeza o indagando, Então também é um bom motivo para ela nao ter recorrido a ajuda psicologica.

Não diria 80%, visto que até impossibilitou o Jiraya pra usar como 1 dos sacrifícios. No anime eu achei meio subentendido que ela só se decidiu minutos antes de fazer o Tsutenkyaku.
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos