Lipert.
Acho que faz mais de meses que estou nessa discussão de "nazismo é direita/esquerda" com você, e você só fica repetindo as mesmas, mesmas merdas.
A existência de empresas (mesmo com eles estando sob total controle estatal, que removia os proprietários que não concordassem com as ordens da ditadura)?
Não entendo porque você fica repetindo idiotices assim, sendo que eu jamais afirmei isso. Aliás, ninguém afirmou.
Além do mais, eu evito essa discussão com você porque você diz coisas tão retardadas que eu fico desanimado de prosseguir a discussão. Uma dessas coisas retardadas que você diz é vir comparar países comunistas falidos de hoje em dia, pleno século XXI (ex: Cuba, China, Vietnã) que só querem não morrer de fome. Qualquer imbecil com um pouco de neurônios sabe que o comunismo veio totalmente à falência no final do século passado, e essas elites governantes só estão ainda nesses países por apego ao poder e corrupção; É muito retardo achar que regimes assim ainda são objeto de classificação ideológica, ainda mais com os do século passado.
Enfim, apesar de que eu já tinha dito que não continuaria essas discussões com você (porque não são nada produtivas) vou fazer um gesto de caridade e abrir uma exceção agora.
A Alemanha, desde o meio do século XIX, já era um dos países mais ricos e capitalistas do mundo inteiro.
Acho que será meio difícil prosseguir essa discussão com você, já que você deve ter começado a se instruir politicamente por memes de Facebook e nunca deve ter lido livros de história e estudado de verdade.
Mas enfim, uma coisa que pessoas de Direita adoram falar é que o Comunismo só triunfou em países pobres agrários e atrasados; grande exemplo disso era a própria Rússia Czarista, que era praticamente feudal nos tempos da Revolução Bolchevique. Já países ricos, capitalistas, com uma burguesia forte e consolidada, passaram longe de se tornarem comunistas; exemplos disso são EUA, Grã-Bretanha, Japão e Alemanha também.
Pra você ter uma idéia, no início do século XX, pouco antes da 1ª Guerra Mundial ocorrer, a Alemanha tinha uma produção industrial e crescimento econômico que punha medo no Império Britânico.
Só ter empresas não faz nenhum país capitalistas. Mas ter empresas multinacionais bilionárias, das mais ricas do mundo, acho que faz sim. E a Alemanha tinha isso. O regime Nazista manteve isso, mesmo que com um Estado forte e corporativista.
A maioria dos empresários alemães obedeciam fielmente o governo Nazista porque queriam. Acho que o funcionamento econômico da Alemanha durante o regime Nazista não era muito diferente dos tempos do Kaiser, quando era uma monarquia autoritária.
O fato é que empresários do mundo inteiro adoravam o regime Nazista, e levavam muitos investimentos pro país. A Bolsa de Nova York, aliás, reagiu muito positivamente quando Hitler foi eleito.
A política econômica do regime nazista também não deve ter sido diferente de outros países capitalistas/industrializados com governos fortes, ditatoriais e autoritários, como por exemplo o Império do Japão, que foi aliado ideológico da Alemanha na guerra.
Além do mais, algo que você próprio não deve discordar, é que a Direita política possui várias outras características, além de econômicas. Nacionalismo, por exemplo.
O Schiffer - que não é paranoico, nem fanático ideológico como você - admitiu que há várias características da Direita política no Nazismo.
E saiba que um dos maiores e mais antigos/imutáveis princípios
filosóficos da Direita, é aceitar a natureza humana do jeito que ela é. Ao contrário de esquerdistas, direitistas jamais ficaram criando utopias sociológicas impossíveis.
Direitistas de verdade não negaram as atrocidades históricas que foram feitas em nome do capitalismo, e reconhecem a Colonização, tráfico de escravos, super-exploração em fábricas, crises econômicas (...) como parte disso.
Acho que liberaizinhos de Internet como você, Lipert, estão muito longe dos Direitistas conservadores de verdade, como Adam Smith. Tanto quanto esses esquerdalhos degenerados-maconheiros-progressitas de hoje em dia estão dos Comunistas do século passado.
Enfim, se quiser continuar a discussão, peço que vá para um tópico que trate sobre esse assunto. "Ressuscite" algum deles. Não quero que o assunto desse aqui se desvie.