Ninguém contesta o amor do Itachi por Konoha, não sendo por acaso que existem citações colocando o Itachi ainda criança flertando com o pensamento de um hokage! O ponto é que, sim, embora exista esse carinho do Itachi pela vila, seu amor pelo Sasuke era algo maior e foi isso que culminou em suas próximas ações. E isso não é apenas uma interpretação sobre os diálogos do Tobi, mas sim uma constatação do que o próprio Itachi evidenciou para o Sasuke em seu último encontro:
http://unionmangas.com/leitor/mangas/Naruto/590/09.png 'Um golpe de estado está em andamento, o destino dos Uchihas é a aniquilação. O seu irmãozinho desavisado também. Mas se agirmos antes que tudo aconteça, ele ainda poderá ser salvo.'
Por toda negociação do Danzou com o Itachi, Sasuke sempre é usado como uma conquista por esse ato "heroico". Em paginas que antecedem e também sucedem essa, o mesmo pode ser visualizado, basta pesquisar! Mas gostaria de deixar em evidencia esse outro capítulo aqui:
https://lermangasonline.info/sys_mangas/00sdfrw/N/naruto/cap-400/13.png'Antes de fugir da vila ele deixou uma ameaça ao Danzou ... "Se você
fizer qualquer coisa ao Sasuke ...
Eu direi tudo o que eu sei sobre a vila para todos os países inimigos ".
Itachi ter evitado um golpe de estado foi uma consequência da sua necessidade de proteger o Sasuke e não o contrário, onde estava disposto a vazar informações confidencias sobre Konoha caso o Sasuke não fosse mantido em segurança. O próprio Itachi confirma a veracidade dos relatos de Obito e Danzou. Chega até a ser irônico essa negação do amor do Itachi pois em sua despedida, mesmo o Sasuke
reafirmando seu ódio por Konoha, Itachi
diz que não se importa com oque o Sasuke decida fazer, mas sim que
sempre irá amá-lo!Não digo que as decisões que o Sasuke tomou após a verdade do Itachi foram corretas, mas por trás há sim explicações coerentes. Itachi no fim morreu evitando uma guerra interna em Konoha, mas a prioridade foi a vida do Sasuke, um Uchiha que nessa disputa política foi usado contra outros Uchihas - Me recuso a acreditar que todos membros eram a favor do golpe - então não seria antinatural o Sasuke passar odiar a vila em razão de um outro Uchiha, seu irmão — Grosso modo, Sasuke se entregava ao dilema 'olho por olho, dente por dente'. Nesse sentido daria facilmente para para fazer alusão ao massacre do clã Uchiha com Konoha.
Quanto ao Orochimaru, ele expõe sim uma certa hipocrisia entre os leitores, mas não vejo muita simetria com o Sasuke devido a carência de um trabalho nas motivações do sannin, que no fim pareceu ter sido criado apenas para ser mal por natureza. Gaara, Nagato e Madara dariam relações mais interessantes, uma vez que muito veem com facilidade o ódio deles como um resultado do sistema shinobi, diferente da visão que atribuem ao Sasuke.