Lipert escreveu: Eu não fiz, mas vi que tinha várias questões ambíguas e que quiseram "lacrar" nas questões. Achei a elaboração da prova bem ruim, deveriam fazer algo que cobra mais conteúdo, como a Fuvest, e deixar de querer "lacrar" nas perguntas.
ENem sempre teve caráter interpretativo e abordou temas sociais, não é uma exclusividade do Enem 2018. Não é sobre lacrar, é um das características da prova.
Na verdade desde 2015 a prova vem adotando um caráter mais conteudista, principalmente porque grande parte das universidades adotaram o Enem como avaliação única para entrar na faculdade.
Enem já é uma prova exaustiva com 90 questões e redação, pedir que fique nível Fuvest é algo que não tem sentido. Lembrando que é de nível nacional e engloba pessoas que não tem oportunidade de estudar em escola particular ou fazer cursinho, pedir que fique ainda mais conteudista do que está se tornando é pedir que a prova fique mais excludente do que já é.
Humanas apresentou questões muito conteudistas e linguagem está sendo vista como mais difícil do que a do ano passado, a tendência é a prova ficar mais difícil a cada ano.
Quanto as perguntas que fiz no tópico:
Acho que pisei mais do que fui pisada, acho que consigo tirar um 900+ na redação e meu sonho de entrar na federal em medicina ainda tá vivo.
Vem med na federal para pisar nas inimigas