NikyNeko escreveu: Eu estava pensando sobre isso recentemente, os médicos que Cuba envia pra cá certamente não são médicos de verdade. Não faz sentido. A educação é uma das poucas coisas exemplares em Cuba, assim como a segurança, então nunca que seus médicos seriam tão incompetentes quanto os que vemos aqui. Sabendo que 70% do salário consideravelmente alto deles vai para Cuba, notamos uma jogada muito esperta do ditador cubano, em que nos enviou não-médicos para trabalharem como tal que não fazem falta no país (já que são falsos) e servem como "mercadoria exportada", rendendo lucros para Cuba. Eles não aceitarem o teste de capacidade é uma boa prova disso, pois se assim fosse teriam que começar a enviar médicos de verdade e, como são muitos, não valeria a pena. Especialmente sem o lucro para o país. Além do mais, com o desemprego que temos atualmente foi realmente uma sábia escolha acabar com o programa e dar emprego aos médicos brasileiros. Agora é só esse povo ganancioso e egoísta aceitar trabalhar nas cidades pequenas, que são as que realmente precisam deles. O "bônus" dos cubanos por assim dizer é que eles trabalhavam onde precisavam e não onde queriam.
Vc fala isso porque desconhece a educação ideológica e cultural que Cuba dá a seu povo desde a escola básica, priorizando a coletividade e compartilhamento material.
Cuba ensina e instrui o seu povo desde cedo a pensar primeiro no bem-estar da nação e do seu próximo. Essa é a marca principal que os irmãos Castro implantaram em Cuba, tanto que já se tornou um traço cultural de Cuba. Considero isso um dos lados belíssimos de Cuba pós-Fidel Castro. É por isso que os médicos cubanos não se importam de enviaram a maior parte dos salários para Cuba, pois assim eles foram educados. É uma conduta correta, pois é altruísta e humanística.
Isso não existe no Brasil porque aqui vigora a cultura do "cada um por si e ninguém por ninguém" ou "penso primeiro em mim e depois na minha família". É por isso que alguns brasileiros se assustam com e reprovam o fato dos médicos cubanos aceitarem tranquilamente o envio da maior parte de seus salários do Mais Médicos para Cuba. É isso que o tosco e o bizarro do Bolsonaro não entende, pois ele foi criado e educado em uma cultura e em uma ideologia mesquinha, egoísta, personalista e individualista.
Como diz o papa Francisco: "A desinformação é mãe da ignorância."