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Qual a maior utopia ideológica: comunismo ou anarcocapitalismo

+10
Gabriel Arcanjo
NikyNeko
Nero Sparda
Gaius
Eumenes
Hanzo salamandra
Dante10
Atlas Titan
Lipert
Garcia
14 participantes

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Dissertem.

Tópico feito pra criar polêmica :fera:

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Anarcocap tem uma terminologia errada, anarquista de verdade é contra o capital.

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Ambos são igualmente "impossíveis". É o mesmo que comparar o que é mais verdadeiro, os unicórnios do my little pony ou uma mula sem cabeça.

Coloquei impossíveis entre aspas porque, obviamente, podem ser possíveis em condições específicas, mas as mesmas são inalcançáveis e trariam infinitamente mais problemas do que quaisquer possíveis soluções.

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Nenhuma das duas são utopias, o problema é que dependem da época, do lugar e das pessoas envolvidas, não dá pra ser univesal de qualquer forma :yoda:

Como conservador, só digo que o ser humano é imperfeito e que portanto, não há ordem social perfeita derivada deste.

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Páreo duro, enquanto Liberal penso que ambos são coisas de gente com algum nivel de retardo ( basta alguns minutos de conversa com ancaps ou comunistas pra constatar que os caras n batem bem, vejam o Kogos por exemplo que é claramente lunatico ), o comunismo pelo menos tem a vantagem de poder ser posto em prática em algum nivel já o Ancapistão n vai acontecer nunca numa escala considerável, logo o Ancap consegue ser ainda mais retardado por achar que vai viver no ancapistão um dia (ou seja, são palhaços mesmo, o melhor a se fazer ao ver um ancap falando é dar risada e ignorar), Ancap é coisa de adolescente lesado revoltz e comunismo coisa de pilantra fdp.

Em resumo:

Ancap = Piada pronta, podem ser ignorados pois são inofensivos por mais que queiram pagar de "radicais", kkkkkkk...

Comunistas = Tb são uma piada, porém esses são perigosos e devem ser combatidos, são verdadeiros inimigos da humanidade.

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Anarcocapitalismo não é impossível e sua ética é irrefutável.

Todos esses rapazinhos que comentaram neste tópico já foram destruídos intelectualmente e apenas repetem jargões imbecis quando vêem seus argumentos serem moídos.

Lipert tentando provar que o Estado é sim moralmente aceito ficava a todo o tópico protegendo-se atrás do mantra "se não quer viver no estado saia dele" quando é o Estado que tem que sair da minha propriedade, ele é o parasita da sociedade; vive as custas da sociedade e não o contrário. Fico absmado como um sujeito com esse tipo de deficiência intelectual ainda se diz conservador.

Já o outro, Atlas Titan sequer debate a ética do Estado, debater ética para ele é masturbação mental. Olhando o texto do sujeito, você já vê que não é muito brilhante.

Yagi falou certo, não há ordem social perfeita, nem nunca existirá, sempre haverá problemas e injustiças em toda e qualquer sociedade.

A diferença é que a anarcocapitalista baseia-se em uma ética que na tentativa de refutação faz com que seu autor caia em contradições. Irrefutável.

Ps: E puta que pariu, anarcocapitalismo não é uma ideologia.

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Qualquer ideologia utópica, que prega uma ordem social perfeita, está automática errada e deve ser devidamente ignorada.

Vlw flw

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Que não é o caso do anarcocapitalismo.

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Apesar de ambas serem teorias éticas na medida em que uma se baseia na propriedade privada e a outra na libertação desta, o Comunismo é ideologia ainda no sentido Marxista uma vez que o Estado torna-se o Status Quo previamente destruído pelo Socialismo, inviabilizando portanto a fase anarquista de tal por isso também :fera:

Já o Ancap não é assim, estou de acordo com o Dante nessa.

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Abaixo transcrevo algumas passagens importantes de um livro de sociologia do sociólogo britânico Anthony Giddens:

Partindo da análise das relações de produção, Marx constatou que a sociedade se dividia em classes sociais. As classes sociais seriam fruto das relações que os homens estabelecem no processo de produção. Elas surgem quando um grupo social se apropria das forças ou meios de produção e se torna proprietário dos instrumentos de trabalho. As classes sociais dividem a sociedade em dois grupos fundamentais: os proprietários dos meios de produção e os não proprietários destes meios. Ou seja, é o fenômeno da propriedade privada que dá origem às classes sociais, isto é, a divisão da sociedade entre proprietários e não proprietários.

[...]

Para consolidar o seu domínio sobre os não proprietários, as classes dominantes precisam fazer uso da força. É nesse fator que Marx vê a origem do Estado. De modo geral, ele sustenta que o Estado é um instrumento criado pelas classes dominantes para garantir seu domínio econômico sobre as outras classes. As leis e as determinações do Estado estão sempre voltadas para o interesse da classe dos proprietários. Quando as leis e as normas do Estado falham, o poder estatal teria ainda o recurso da força para garantir os interesses das classes dominantes.

Um segundo instrumento das classes proprietárias para garantir seu domínio econômico estaria ligado à força das ideias, ou seja, a ideologia. Para Marx, as ideias da sociedade são as ideias da classe dominante. Esta tese enfatiza que quando uma classe se torna dominante (do ponto de vista econômico e político), ela também consegue difundir a sua "visão de mundo" e os seus valores. A ideologia é definida então como um conjunto de representações da realidade que servem para legitimar e consolidar o poder das classes dominantes

[...]

Na visão marxiana, em todas as suas formas históricas, o Estado é um instrumento de domínio de uma classe social sobre a outra, um tipo de "comitê executivo da burguesia", apontando para o caráter classista do Estado.

[...]

Os estudiosos das obras de Marx (marxistas) tendem a concordar que dois elementos são essenciais para entender o modo como ele imaginava a futura sociedade comunista: 1) a abolição das classes sociais e, 2) a abolição do Estado. Assim, conforme a interpretação marxista da teoria marxiana, a abolição das classes sociais seria a primeira etapa para atingir a sociedade comunista, e a abolição do Estado seria a segunda condição essencial do comunismo. Marx afirma que "o que caracteriza o comunismo não é a abolição da propriedade privada em geral, mas a abolição da propriedade burguesa". Ele afirma também que "em lugar da velha sociedade burguesa, com suas classes e seus antagonismos de classe, surge uma associação na qual  o livre desenvolvimento de cada um é a condição para o livre desenvolvimento de todos". Com a supressão das classes sociais, Marx afirmava que o Estado também deveria ser superado. Afinal, se o Estado é um instrumento da luta de classes, sua existência não faria o menor sentido em uma sociedade na qual não existem mais divisões sociais. Em sua análise da Comuna de Paris, Marx fala da necessidade de "quebrar o Estado" para superar de vez a sociedade capitalista.


[...]



Com isso, espero contribuir para a discussão aqui. Boa sorte.

OBS: Discordo de Marx nesse ponto, pois sou da opinião de que o Estado é necessário, apesar de suas diversas imperfeições.

xau

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[size=40]"Em sua análise da Comuna de Paris, Marx fala da necessidade de "quebrar o Estado" para superar de vez a sociedade capitalista"[/size]
Marx=Nagato,ambos pensam que todo mundo tem q se fuder pra poder aplicar um sonho maluco em prática

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Ótimo tópico, Garcia.

Pra mim, são duas utopias retardadas e impossíveis.

Mas acho que o anarco-capitalismo é ainda mais... Realmente, 0% de Estado é uma utopia muito mais louca que 100% de Estado.

O Comunismo ao menos já existiu e foi colocado em prática, e apesar de como acabou, teve uma existência de muito sucesso, tendo se expandido e dominado praticamente metade do mundo inteiro. Já anarco-capitalismo, só tem adeptos de Internet, dedilhando baboseiras em redes sociais. Sem comparação.
A URSS ao menos era uma potência imponente, com o mais poderoso exército da história da humanidade, que desbravava o espaço-sideral, fabricava mísseis atômicos o suficiente pra causar um genocídio global, tinha o 2º maior PIB do mundo e fazia os EUA tremer.

Agora, que país é uma prova de sucesso do anarco-capitalismo pros libertários se orgulharem? A Somália (de 1991 a 2006)?

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Eumenes, seu comentário está todo errado pq você confunde Comunismo com Socialismo.

Comunismo é um tipo de anarquia, assim como Anacocapitalismo.

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Yagi Toshiaki escreveu:
Eumenes, seu comentário está todo errado pq você confunde Comunismo com Socialismo.

Comunismo é um tipo de anarquia, assim como Anacocapitalismo.


Isso aí são os objetivos utópicos (jamais realizados, é claro) do Comunismo.

Segundo os teóricos comunistas, a Ditadura do Proletariado deve logo desaparecer, e o Estado deve ser logo abolido, e em uma sociedade comunista o povo será tão mental/espiritualmente evoluído que nem precisará de Estado... Só utopias, é claro.

Na prática, governos comunistas só foram ditaduras autoritárias de Estados onipotentes e tirânicos.

Enfim, existem vários tipos de socialismos diferentes, assim como também há vários tipos de capitalismos diferentes. O socialismo comunista é só um deles.

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Não cara :nietz2:

Ideólogos comunistas são uma coisa, Comunismo é outra bem diferente. O que você descreveu é o Socialismo, a fase pós revolução, o fato de dar errado é que o Estamento Burocrático vem a se tornar o Status Quo anteriormente destruído (Burguesia), então mesmo no sentido pragmático, a teoria falha ali. Torne ao seu comentário inicial e você estará se auto refutando.
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