O que o Nobel disse não tem nada a ver com cor ou "raça", e sim com sociedade, os chineses não inventaram a pólvora e o aço pois eram mais inteligentes, os hindus não inventaram a matemática porque eram mais espertos, tudo isso tem a ver com o ambiente e a cultura deles, e isso influenciou sua genética, na China antiga os mais sábios venciam na seleção natural, porque provavelmente tinham melhores cargos no governo, os Generais chineses não eram todos versados em letras, matemática e filosofia atoa, logo os inteligentes passavam mais seus genes, para frente mesmo que não fossem bons guerreiros, basicamente enquanto o soldado que era menos inteligente tava morrendo na linha de frente, junto com seus genes, o General que era mais inteligente estava bem protegido engravidando mulheres e passando seu gene.
Isso obviamente não se aplica ao mundo miscigenado moderno, onde 0,5% da população masculina do Mundo tem os genes do Genghis Khan, por exemplo.
@NikyNeko você que está falando merda, leia a matéria, não tem nada a ver com "raça"/etnia ou melanina o que ele fala, tem a ver com cultura e sociedade, se fosse isso ele estaria sendo processado, pois racismo é crime na Grã-Bretanha também. Basicamente por isso na Europa já existiam armas de fogo e Caravelas, enquanto na America do Sul os ameríndios ainda estavam na fase de caçadores e coletores e na central estavam erguendo cidades maiores do que qualquer europeu já tinha visto. A quantidade de melanina é a mesma mais enquanto uns índios erguiam fortalezas outros construíam ocas, porque? Existem teorias, a desse cara é genes, a de alguns historiadores, é o ambiente, quanto mais difícil sobreviver mais a civilização evolui para sobreviver, no passado acreditavam que era "raça" (o que a diferença da civilização asteca e a tupi-guarani prova que não é).