Título auto-explicativo
Gabriel Arcanjo escreveu:È tão de extrema-direita que os jornalistas da Foice de S.P estão proibidos de dizerem que o Bolsonaro é de extrema-direita . Foice de S.P , isso mesmo .
Lipert escreveu:Extrema direita são os Ancap, minarquistas e etc, que pregam intervenção nula do Estado na economia. O Bolsonaro é de direita, mas nada de extremo.
NikyNeko escreveu:Lipert escreveu:Extrema direita são os Ancap, minarquistas e etc, que pregam intervenção nula do Estado na economia. O Bolsonaro é de direita, mas nada de extremo.
Lipert, existe a direita libertária e a conservadora, assim como a esquerda libertária e conservadora. A direita libertária, ao extremo, é o anarco-capitalismo, enquanto a conservadora é a ditadura-capitalista (que pode ser uma ditadura-militar ou as monarquias totalitaristas também capitalistas). O Bolsonaro não é menos extremo só por não querer o anarco-capitalismo, ele pode querer ser extremo por outro lado. A minha opinião é que o Bolsonaro é de direita, mas ele não é extremamente libertário nem conservador (bem mais pro conservador, no entanto). Ele quer um certo controle do Estado, já que ele é militar e quanto mais disciplina você quer impor, mais controle você precisa ter, mas ele ao menos parece ter um mínimo de consciência de que é necessário dar liberdade às empresas para melhorar a economia, então ele não é tão conservador quanto poderia ser. Bem, ele não parece gostar de privatizar, no entanto... Enfim, o que torna uma pessoa de direita é ela se preocupar mais com o individual do que com o social. Cada um por si. A diferença é que tem gente da direita que deixa cada um por si sem interferir (libertários anarco-capitalistas) e quem deixa cada um por si, mas limitando-os para manter a "ordem" (conservadores ditatoriais). Bolsonaro é "cada um por si", mas ele maneira na limitação. Só não acho ele extremista pois, até onde eu sei, ele acredita em auxílio social como escolas e hospitais públicos, o que não é característica da direita pois deixa de ser "cada um por si".