Jogos são feitos baseados nas reações do jogador. É o mesmo que esperar que o Homem-Aranha desvie sozinho por você, ou que o Dante continue imortal durante a gameplay.
É dito que o Altas segura o céu em seus ombros, o céu em God of War significa o universo. Precisamos levar em conta que o Hércules já ocupou o trabalho do Atlas por um tempo, sabemos o que Kratos fez com Hércules.
A maior prova disso é que Uranus, o cara que literalmente criou o universo à partir de seu corpo é conhecido apenas como o "encarnação dos céus". Uranus criou galáxias, nebulosas e estrelas, sendo chamado de o Pai do Universo, eventualmente foi derrotado por Cronos; fato esse confirmado por vários desenvolvedores, incluindo Cory Barlog e a diretora de God of War: Ascension:
Vamos falar de um cara chamado Hyperion. É dito no multiplayer do Ascension que Hyperion criou uma lança à partir do núcleo do Sol com uma força capaz de suportar o peso do cosmos.
O artbook do God of War confirma que todas as descrições de armas, armaduras, itens e etc. são todas canônicas.
Não apenas isso, ele também contém uma confirmação direta de que as descrições que soam exageradas estão literalmente falando a verdade sobre a escala de poder.Então, em suma, Hyperion forjou uma lança que poderia suportar o peso do próprio universo e a tal lança ainda não era suficiente para colocá-lo de qualquer forma superior aos Deuses Olímpicos na guerra.
Zeus forçou Cronos a vomitá-lo e tomou o controle do universo para si mesmo:
Hades, irmão mais velho de Zeus, conseguia competir com Cronos em força bruta. O mesmo Hades confirmou que ele fica mais forte com o consumo de almas e ele absorveu a alma do mais forte dos Titãs, Atlas, e milhares, se não milhões de almas normais depois disso. Então ele é muito mais forte do que era naquela época, e Kratos ficou cara a cara com ele. Resumindo:
Kratos > Deuses Olímpicos > Cronos = Atlas (Atlas é superior em força, Cronos em magia) > Primordiais (raça que criou todo o universo) = Thanatos
Ao roubar e usar o poder de Hélios, Atlas foi capaz de causar danos e quase destruir o Pilar do Mundo, o Pilar que sustenta todo o universo e a própria existência.
O fim de Hélios, todos sabemos: destruído por Kratos sem nem conseguir causar danos ao espartano.
Assim sendo, Kratos aguentou contra o ataque do Titã superior ao Cronos em força física, e Cronos derrotou Uranus, o criador do universo. Se quer um número em toneladas, multiplica uns 3 trilhões por umas 600.000 vezes (é brincadeira). O número é inestimável.