@luquinhas pegou pesado no seu comentário, mas não deixa de ser uma verdade. Em potencial máximo, votaria jounin para os membros da casa secundária e kage médio para os da casa primaria, com o lider beirando ou chegando ao kage médio. É um dos meus clãs favoritos, porém, de fato, eles foram abandonados.
Só corrigindo: Kage baixo para a casa primaria, com o líder beirando ao médio.
Com os Hyuuga, ele não tinha como inventar um buff de velocidade dentro das técnicas do clã, pq não faz sentido, então o máximo que ele conseguiu fazer foi dar os golpes de longo alcance (Kusho, Kuhekisho).
Olha, sinceramente, vindo de um autor que criou Izanagi, Izanami e Susanoo para um dojutsu - que ao meu ver, é algo incoerente - dar um buff de velocidade para os Hyuga não seria nada demais, ao meu ver. Então, na minha opinião, de certa forma foi sim um descaso
De qualquer forma, o autor deu sim um reconhecimento no finzinho, inventando do nada o Hamura, colocando a Kaguya com Byakugan, enfim. Ele deixou uma origem poderosa nos Hyuuga, mas nenhum membro do presente se destacou como os descendentes de Indra e Ashura.
Fato! Da mesma forma que deu uma evolução para o Byakugan, que não pode ser alcançada pelos Hyugas. Ou seja... é como Madara falou em relação a Tsunade em comparação a Hashirama, ela como descendente do mesmo, era medíocre. Então, meio que uma origem divina não me satisfez 3