Saint Seiya tem uma dose de protagonismo, mas o mangá (que é a obra canônica) não é tão forçado quanto o anime. É muito irritante assistir ao anime e ver o Seiya gritando pelo nome da Saori e ficando mais forte por conta disso.
Leiam o mangá, é bem menos forçado que o anime.
Mas se analisarmos friamente, até que existe uma certa coerência nos combates. Os cavaleiros de bronze protagonistas estão em um nível acima dos demais cavaleiros da mesma classe e isso fica constatado no Torneio Galáctico. Ou seja, é aceitável que eles tenham conseguido lutar contra os cavaleiros de prata de igual para igual.
O problema é que o Seiya apanha demais nas lutas e depois vence com um só golpe, então o fator protagonismo acaba ficando escancarado (embora não houvesse necessidade, pois Seiya logo no início do mangá já havia vencido Shina, uma amazona de prata).
A luta contra os cavaleiros de ouro é um caso mais delicado, mas mesmo assim a maioria dos combates tem explicação. Vejamos:
Spoiler :
Casa de Áries - Mu deixou todos passarem, consertou todas as armaduras de bronze e ainda ensinou sobre o Sétimo Sentido.
Casa de Touro - Seiya conseguiu enfrentar Aldebaran, que deixa todos passarem. Mais tarde Mu diz que Aldebaran pegou leve e que se quisesse teria matado todos os cavaleiros de bronze.
Casa de Gêmeos - Seiya e Shiryu passam tranquilamente graças à cegueira deste. Hyoga é derrotado pela armadura de Gêmeos e Shun consegue passar após o auxílio de Ikki e do próprio Saga, que resolve deixá-lo passar.
Casa de Câncer - Shiryu recebe INÚMERAS AJUDAS para conseguir vencer Máscara da Morte.
Casa de Leão - Seiya é estraçalhado pelo Aiolia e acaba sendo salvo pelo Cássius.
Casa de Virgem - Shaka vence três cavaleiros de bronze e Ikki se sacrifica apenas para tirar Shaka do caminho (sendo que depois ele retorna intacto).
Casa de Libra - Hyoga perde de Camus.
Casa de Escorpião - Seiya e Shiryu apanham de Milo e são salvos por Hyoga, que só não morreu porque o próprio Milo decidiu salvá-lo.
Casa de Sagitário - Não teve luta.
Casa de Capricórnio - Shiryu precisa recorrer a uma técnica suicida para vencer Shura, que ainda acaba se sacrificando para salvar Shiryu da morte.
Casa de Aquário - Aqui teve um certo protagonismo, mas a luta é tão boa que dá pra deixar passar. Hyoga vence Camus.
Casa de Peixes - Também teve um certo protagonismo, mas enfim, Shun vence Afrodite.
Salão do Grande Mestre - Seiya recebeu INÚMERAS AJUDAS e mesmo assim Saga só morreu porque se matou.
As sagas seguintes mantém o mesmo padrão, sendo que em várias ocasiões o poder dos cavaleiros de bronze oscila bastante. Às vezes vencem oponentes mais fortes e às vezes perdem para oponentes mais fracos.