Acho ele excelente. Primeiro por sua honestidade, nunca se desvia dos seus princípios e do que realmente acredita. Segundo que ele era o único personagem capaz de levar a história pelo caminho que foi levado. Naruto viveu uma vida solitária, a um ponto onde ele preferia ser a chacota da turma, o garoto problema da vila somente para que alguém lhe desse atenção. Após ser humilhado por Mizuki e descobrir que tudo o que já sofreu foi por erros de terceiros e não falhas próprias, quase foi dominado pelo ódio e se tornou um bandido, um assassino. Sem que o Iruka falasse o que falou no primeiro capítulo, Naruto não seria diferente de Gaara do exame chuunin, Obito, Sasuke pós morte do Itachi. Já naquele momento ele entendeu que o dever dos shinobis é o de absorver os problemas do mundo pra si, até que os shinobis não mais fossem necessários. Essa é a vontade do fogo.
Naruto era o único que entendia Gaara, Obito, Sasuke, Nagato. São personagens iguais ao Naruto, mas que não aguentaram a realidade dada a eles, por isso queriam a destruição do mundo shinobi. Personagens geniais, que entenderam instantaneamente essa vontade foram Itachi, Killer Bee, Hashirama. Como Hiruzen disse, Itachi com 6 anos de idade já tinha a concepção de mundo de um Hokage. Naruto não foi um gênio, foi um personagem que quase sucumbiu.
Por isso que Naruto fica tão decepcionado quando falam que Sasuke se tornou um Akatsuki mercenário. Isso demonstraria que ele não era mais um shinobi e sim um bandido "comum".
Esse entendimento de mundo da vontade do fogo é o mesmo que Sasuke alcança ao conversar com os 4 Hokages, porém as conclusões dele foram diferentes. Sasuke queria que apenas uma pessoa absorvesse todos os problemas do mundo e esse era o caminho para a paz, enquanto Naruto queria que todos os shinobis absorvessem os problemas até que a paz fosse alcançada. Porque a paz que Sasuke desejava seria uma paz pela ignorância e não pela compreensão.
Naruto não seria Naruto com outro protagonista.