Esses tópicos sobre a Tsunade estão ficando cada vez mais sem noção, mas vejamos...
Primeiro, temos que entender o que é Taijutsu. Apenas depois disso que podemos classificá-lo como bom ou ruim.
Taijutsu compreende técnicas corporais, se refere a praticamente todas as capacidades físicas que um ninja pode ter, seja força, velocidade, resistência, durabilidade, agilidade, entre outras características. Normalmente, não necessita da conversão das energias Yin e Yang em Chakra, logo, são as técnicas mais simples e rápidas de se utilizar em batalha, contudo, pode ser fortalecido com uso de Chakra, como alguns usuários fazem.
Como a maioria dos fãs de Naruto já devem saber, existem dois tipos de Taijutsu: o
Punho Forte (Goken) e o
Punho Gentil (Jūken), o primeiro tem o objetivo de causar danos externos e visíveis, o segundo é o contrário, causando danos internos e invisíveis. Seja bom ou ruim, todo Taijutsu tem a desvantagem de perder parte de sua eficiência em combates de longa distância, além de que técnicas avançadas visivelmente esgotam bastante a energia do usuário.
Logo, para se ter um Taijutsu considerado, no mínimo, "decente", o usuário deve necessariamente possuir boas capacidades físicas (força, velocidade, resistência, agilidade, durabilidade, etc.). Para se ter um Taijutsu considerado "acima da média", seus movimentos devem ser eficientes contra os alvos, ou seja, precisam atingir o objetivo com o menor tempo possível, menor número de golpes, etc. O "Taijutsu ideal" seria aquele que encobre a fraqueza natural de todo tipo, ou seja, o melhor Taijutsu é aquele que consegue ser eficaz tanto a curta distância quanto a longa distância. Fora isso, propriedades ofensivas, defensivas e de suporte também seriam bem relevantes para sabermos a qualidade desses tipos de técnicas. Dito isso, podemos avaliar se o Taijutsu da Tsunade é bom ou ruim.
Primeiro, vejamos o básico, ou seja, capacidades físicas gerais.
ForçaEla usa Chakra para aumentar sua força, no entanto, vale lembrar que muitos dos melhores usuários de Taijutsu da série fazem praticamente a mesma coisa. De qualquer forma, Tsunade é dona de uma força monstruosa, a maior, senão, uma das maiores de toda a obra. Feitos não faltam. Dispenso comentários.
VelocidadeTsunade está muito longe de ser uma referência em velocidade, no entanto, ela sofre de uma superestimação/subestimação absurda aqui no Fórum, e os fanboys dela também exageram demais, embora não tanto quanto os haters. Ainda que tenha poucos feitos de velocidade, ela mostrou-se perfeitamente capaz de aplicar golpes rápidos demais para Genins conseguirem acompanhar (da mesma forma que Jounins+ conseguiriam fazer), além de ótimas habilidades de esquiva por ser a melhor Ninja Médica do mundo. Tsunade tinha reflexos e velocidade suficientemente capazes de acompanhar Kabuto, mesmo estando fora das batalhas há décadas, visivelmente cansada e em local favorável ao seu adversário. Estão certos em dizer que Kabuto não é referência em Taijutsu, no entanto, ele não fica devendo muito em velocidade e reflexos para os melhores Jounins de Konoha.
ResistênciaTsunade também mostrou um bom nível de resistência. Seja com ou sem suas habilidades regenerativas. Podia sofrer golpes que incapacitariam ninjas comuns, suportar os ataques da Kusanagi do Orochimaru, além de outros feitos relevantes durante sua batalha contra Madara.
Estilo de LutaTsunade é usuária e, possivelmente inventora, do Punho Adamantino (Kongoken), uma variação do Punho Forte que emprega o uso de Ninjutsu Médico nos golpes. Concentrando uma certa quantidade de chakra num ponto específico do corpo, o usuário aumenta sua força em várias vezes, tornando-se capaz de feitos completamente sobre-humanos, o suficiente para levantar massas colossais, abrir fendas no solo e até matar com um único golpe.
Considerando o básico do Taijutsu, Tsunade não fica devendo muito, força e resistência são acima da média, principalmente o primeiro. Talvez, somente em velocidade, isso considerando aqueles ninjas considerados "acima da média" nesse quesito, pois desconsiderando eles, ela não parece estar muito abaixo da média.
EficiênciaO Taijutsu da Tsunade se mostrou bem eficiente em suas batalhas, seus adversários visivelmente precisaram enfraquecê-la ou contavam com bons recursos para sobreviver num combate corpo a corpo contra ela. De maneira geral, ela consegue finalizar seu oponente num único soco, é a versão Naruto de One-Punch Man. O estilo de Guy precisa acertar uma sequência de golpes no alvo e ainda acaba sendo uma faca de dois gumes, o estilo dos Hyūgas também necessita de uma sequência de golpes, mas não é uma faca de dois gumes e é bem mais versátil que todas as variações do Goken.
Taijutsu Ideal?Bom, o Taijutsu da Tsunade oferece propriedades ofensivas e suplementares mais visivelmente, e embora seja mais efetivo a curta distância, não chega a ser inútil a média e longa distância dependendo do local de batalha. Os usuários desse estilo podem abrir rachaduras no solo, atrapalhando os movimentos do adversários (propriedade suplementar), e lançar objetos gigantes contra seus alvos, como Tsunade e Sakura já fizeram várias vezes.
Ainda assim, carece de movimentos defensivos relevantes. E com apenas esses recursos não consegue ser um Taijutsu ideal. Nesse nível, somente o Jūken chega, todo o resto, inclusive esse da Tsunade, ficam apenas no meio caminho andado.
É bom? É ruim?Depende!
Quão eficaz seria o Jūken nas mãos de um random?
Quão eficaz seria o Goken nas mãos de um random?
Quão eficaz seria o Kongoken nas mãos de um random?
Quão eficaz seria o estilo do Raikage nas mãos de um random?
Goken básico (voltado para ferimentos externos) não é temido, é o estilo padrão, da plebe, que só se torna perigoso de verdade por meio dos Oito Portões, que empregam chakra para aumentar a força e velocidade de seus usuários. Basicamente, o Goken básico não faz com que um Jounin random se torne uma ameaça para um Kage também bom no Taijutsu.
O Jūken já é uma boa, é até por isso que os Hyūgas são considerados um dos clãs mais poderosos de Konoha. Um estilo que faz o usuário se tornar capaz de matar alguém muito mais forte que ele, vide Neji vs. Kidomaru. Será que Neji conseguiria fazer o mesmo utilizando Goken básico? Ou o estilo do Raikage? Nem o Kongoken seria tão eficaz, mas ainda poderia ser um finalizador.
Kongoken transformou a Sakura e a Sarada em monstros, sem esse estilo de Taijutsu, a testuda dificilmente teria sido útil na batalha contra o Sasori. Kongoken transforma "randoms" em "monstros", Chuunins se tornam uma ameaça real para ninjas que estão dois níveis acima.
Se o Yondaime Raikage fosse usuário do Kongoken, com toda aquela velocidade, somado a força que ia ganhar, ele certamente mataria o Sasuke com Susanoo e tudo. Com Juuken idem. Mas apenas com o estilo básico dele ou mesmo com o Goken, o resultado pode ser visto no mangá. Isso porque ele tem capacidades físicas boas o suficiente para esse estilo, o mesmo não pode ser dito de um ninja que com força, velocidade e resistência dentro da média.
Guy com Goken + Portões consegue ser letal para muitos inimigos, mas acaba sofrendo danos no processo. Se fosse um usuário de Kongoken, não precisaria usar uma faca de dois gumes para lutar contra oponentes mais fortes que ele, Juuken idem. E lembrando que Guy também é um caso a parte... será que um random conseguiria fazer tudo que ele faz?
O fato de Tsunade perder para Kabuto não a torna a pior usuária de Taijutsu do mundo, e essa batalha já foi destrinchada completamente pelo
@Elter uns tempos atrás. Quantos especialistas em Taijutsu já perderam pro Gaara? Isso torna Gaara melhor que eles no Taijutsu? De maneira alguma.
Kongoken não é o melhor Taijutsu, é óbvio, mas também não chega a ser o pior. Pra ver se um Taijutsu é bom ou ruim, tem que ver como ele ficaria em randoms, comparar só os personagens usuários não dá muito certo. Pegue Madara, por exemplo, ele pode vencer o melhor usuário de Juuken do mundo, mas isso não faz com que o Taijutsu dele seja necessariamente melhor, mas sim significa que ele está num nível tão alto que a qualidade do Taijutsu de seu adversário não faz muita diferença na batalha.