Cara, têm 3 formas de fazer, cada uma com suas virtudes e defeitos.
1 - Média dos RanksEssa é a forma mais simples e consiste basicamente em pedir para que os membros façam seus Ranks pessoais (Seja os 100 de uma vez, ou dentro de cada categoria da tabela), e depois se faz um sistema de contagem similar ao que o
@Ben Ikneg faz nos tópicos de popularidade. Em cada lista, o primeiro ganha 100 pontos, o segundo 99 e por aí em diante. No final, a somatória dos pontos seria o medidor da nota.
Esse método é relativamente rápido, mas têm dois graves defeitos. O primeiro é que não ia gerar discussão nenhuma, o segundo é que dentro de uma determinada categoria, os votos seriam muito influenciados por gostos pessoais. Então por exemplo, mesmo que, um Choji fique como o melhor entre os Jounin Alto, as posições de meio ficariam basicamente a gosto do freguês, por assim dizer. Enfim, o resultado final teria pouca força, já que não houve um critério para guiar as avaliações.
2 - Somatório de AtributosBasicamente o método de jogos como "Fifa", que foi a inspiração para o tópico do
@Iriw que o
@Yagi trouxe.
[Classificação] Níveis dos personagens em Naruto - FinalEsse é um método bem interessante, no entanto, tem alguns problemas. Eu participei e a maior dificuldade, sem sombra de dúvida é escolher quais atributos serão avaliados e as listas de base em cada atributo. Resumidamente, lá nós adotamos uma escala numérica de 1 a 100k, e definimos previamente por meio de longas discussões os personagens que serviriam como base. Essencialmente,
@Wick, o que é feito em eventos como JVS, quando se diz que "x" de inteligência equivale ao Naruto, y ao Itachi, e z ao Shikamaru. Fazer isso com 20 atributos dá bastante trabalho. Até pq a diferença não é linear. Por exemplo, mesmo que eu dê 100 de poder destrutivo para a Kaguya, fica muito inconsistente o Iruka ter 1. Pq a diferença entre eles é muito maior que 100x. Por causa dessa incompatibilidade, um ninja muito versátil poderia pular níveis, gerando um resultado incoerente. Quando surgiu esse problema, a solução que eu propus foi criar atributos balizadores, basicamente esses atributos acabavam refletindo a posição do personagem na tabela de níveis. Com esses atributos na média, saiu um resultado mais razoável.
Enfim, concluindo. As virtudes desse método são a geração de discussões e a obtenção de perfis completos dos personagens, com todos os seus atributos recebendo uma nota. O lado negativo é o tempo que leva para realizar cada etapa e a exigência que se têm em cima dos membros, já que cada um teria que destrinchar cada atributo de cada personagem. Não à toa, o tópico do Iriw acabou morrendo.
3 - Desempenho em combates. É a ideia do tópico de níveis, só que ampliada. Ao avaliar um personagem, as seguintes regras foram consideradas no tópico de níveis: vencer a maior parte da categoria de baixo, nivelar com a maioria da categoria de cima. Aqui, ocorreria a mesma coisa, só que poderia se pegar os níveis já definidos e avaliar os personagens apenas dentro do seu nível. Ou, para dar uma precisão maior, avaliar no seu nível e nos dois vizinhos. Desse modo, cada personagem teria um número de vitórias, nivelamentos e derrotas. Usaríamos esses números para classificar os personagens.
Em termos de membros, o trabalho seria o mesmo do que no tópico de níveis. Cada um listaria os combates para cada personagem. O problema viria para o responsável, que ao invés de contabilizar um voto, estaria contabilizando 20-60 combates por cada membro.
As virtudes desse método são: ele é bem direto ao ponto, não é necessário criar bases, pensar em parâmetros, nada disso. Além disso, por ser pensado direto em combates, todas as variáveis acabam sendo levadas em conta. O contra é que levaria bastante tempo, digamos, se forem feitos 100 personagens, estamos falando de pelo menos uns 200-300 dias de discussão. E a carga em cima do(s) organizador(es) seria bastante alta.
Bom, dentre os métodos eu sugeriria o 3, pois tem um critério bem definido, traria um resultado coerente, e é relativamente prático.
No entanto, é importante que se pense em uma pergunta:
Qual é a função desse Rank? Eu organizei por meses o tópico da tabela pq ela tem uma função bem específica e que eu considero de bastante relevância ao fórum:
embasar os membros no momento de criar as comparações. Se for feito um levantamento de comparações entre personagens do mesmo nível da tabela, e comparar com comparações entre personagens de níveis distintos, posso te garantir que as anteriores geraram discussões muito mais engajadoras e interessantes. E essa é a ideia, termos cada vez mais criação de comparações diferentes (fugindo das repetitivas que viram guerra de fanbase), mas de boa discussão.
Enfim, foi ter isso em mente que me manteve engajado no projeto, pois eu queria deixar um legado útil para o fórum, como o
@FrutosdoMar fez antes em 2016.
Um projeto dessa escala, que vai exigir muito tanto de membros como organizadores, precisa ter uma função maior do que apenas "gerar debate ao longo de sua execução" para que tenha sucesso à longo prazo. Essa é a ponderação que coloco com base nos tópicos desse tipo que já participei/organizei.