Os sapos encurtaram a distância acompanhando o Naruto, então sim, mesmo que a distância não fosse tão grande, eles tinham que passar pela linha inimiga.
Naruto imprimiu um ritmo ofensivo muito grande nos primeiro instantes, com Fukasau e Shima + 3 convocações de chefe dando suporte, não houve nenhum brecha ali para resgatar Asura.
Chikushodo não durou muito, foi um dos primeiros a morrer, como exatamente o cameleão faria qualquer coisa se sua principal habilidade é inútil? Com Shima em campo o camaleão é um convocação das mais fracas.
Quando Naruto perdeu o Modo Sennin, Tendou ainda estava em Delay e só havia o próprio Naraka, o mais esperto a se fazer foi reviver o Gakido que estava mais próximo.
Não estou dizendo que seria impossível ter revivido o Shurado, mas não ter acontecido, está muito longe de ser incoerente.
Analisando o ponto de que o Jigokudo precisasse correr até o Asura, eu até concordaria com você. Porém...
O Chikushodo tem a capacidade de invocar todos os demais Pains com um Kuchiyose reverso, ainda que eles estejam destruídos, como o Asura estava após a batalha contra o Kakashi.
No início da luta ele já poderia ter trazido o Asura para perto com essa técnica, não haveria necessidade de correr até lá para resgatá-lo.
Chikushodo foi o 3 Pain a morrer (Asura, depois Ningedo e depois ele). Ele durou tempo o bastante para poder causar mais estrago do que demonstrou. Não é atoa que ele levou os sapos a exaustão apenas com o Cérberus.
O Zessenbaku (acho que é esse o nome) da Shima tem um limite de distância e seu uso é condicionado a ativação da técnica, ou seja, ela não fica ativada o tempo inteiro. Com o uso de Kuchiyoses como distração, mísseis, até mesmo com uma simples bomba de fumaça, ele poderia ter invocado o camaleão e se ocultado.
Naruto estava distraído lutando no Taijutsu contra o Tendo e não notou que o Gakido havia sido revivido. Nem sequer os sapos pareceram ter notado.
Na luta contra o Jiraya, o Nagato foi capaz de safar da técnica capilar do mesmo com o Kawarimi e invocar o camaleão antes que o Jiraya percebesse. Isso estando em sua frente num 1x1.
Com vários outros recursos de suporte, não é nem um pouco difícil que o Chikushodo conseguisse se ocultar naquela batalha contra o Naruto ou ocultar o Jigokudo, por exemplo.
Claro que, Naruto notaria que um dos corpos sumiu. Mas ai que entra o fator conhecimento a favor. Assim como Shima e Fukasaku conheciam o camaleão, o Nagato conhecia o Zessenbaku. Logo, o mais lógico a se pensar é que ele manteria distância, de modo a evitar tal técnica.
A realidade é que o Kishimoto criou uma situação totalmente incongruente com o que havia proposto na luta contra o Jiraya. Os Pains pareciam peões perdidos em campo sem saber o que fazer, isso tudo para posteriormente enaltecer, sem tanta necessidade, o poderio do Tendo após o seu poder retornar. Os mesmos 3 Pains que levaram o Jiraya ao limite não fizeram cócegas no Naruto. E não é pelo fator conhecimento e sim pelas condições em que cada um foi colocado.
Onde diabos todos os Pains conseguem fugir do RasenShuriken, mas o Chikushodo fica parado sem nem saber o que está acontecendo ? Se ao menos ele tivesse tentado escapar, poderia usar a justificativa dele ser mais lento (coisa que também em nenhum outro momento o mangá deu indício disso), mas ele ficou parado desorientado.
Onde que o Asura, que é peça chave para uma batalha a longo alcance, ainda mais com o Tendo em delay, é descartado e não é revivido, mesmo com o Chikushodo podendo invocá-lo imediatamente após a destruição ?
Segundo a Konan, o Chou Shinra Tensei afetou temporariamente os outros Pains também, não apenas o Tendo. Talvez seja uma justificativa para o papel tão insignificante que eles desenvolveram naquela batalha. Mas é um contraste muito grande do que anteriormente foi mostrado na luta contra o Jiraya, eles precisavam ser mais bem trabalhados, não apenas o Tendo.