Já não estou mais entendendo o propósito das suas postagens,
@ Chapéu de Palha. Francamente, tu tá chegando ao cúmulo do ridículo.
Você acaba de fazer um post enorme que não 'disse' absolutamente nada. Só falou coisas óbvias e redundantes que NADA justificaram o ritmo de 2 capítulos por ano que Berserk se encontra no momento (e em muitos anos passados). Creio que você não vai convencer NINGUÉM nem nesse tópico, nem em lugar nenhum.
Outra coisa é que você ignora informações que já postei aqui, como os boatos (verdadeiros) de que Miura costuma(
va) pausar a produção de Berserk pra jogar joguinhos virtuais de computador.
Todos sabemos que todo ser humano tem "vida social e afetiva, precisa dormir, divertir-se, alimentar-se, aliviar-se, viver e conviver." Não sei qual a razão de você dizer isso e oque Miura tem de diferente de outros mangakas (
que lançam 1 capítulo por semana).
Tal como o
@ L já disse, há mangás tão ou mais bem-desenhados que Berserk sendo lançados com regularidade. Um bom exemplo é
Innocent, que tem periodicidade de 1 capítulo a cada 2 semanas.
Conforme eu já disse uma vez, há uns bons anos atrás, quando eu era pré-adolescente e mais leigo em animes/mangás, eu tinha opiniões mais-ou-menos que nem as tuas. Achava que Berserk demorava por ser muito bem feito em artes e enredo. Após me aprofundar mais nesse 'mundo' e conhecer vários outros títulos, vi que estava errado.
Há vários outros mangás que vivem hiatos intermináveis e indeterminados, por pura preguiça e desleixo de seus autores. Eu próprio conheço alguns títulos, alguns deles bem conhecidos e famosos. Alguns desses títulos são renomados, com alto nível de arte e enredo; outros não.
Por exemplo,
Vagabond de Takehiko Inoue, que é um dos mangás
seinen mais aclamados de todos os tempos, pelo público e crítica, com artes gráficas e enredo excelentes e considerado um clássico. Também está passando por hiatos tortuosos e intermináveis. O último capítulo publicado foi em 2015, pra você ter uma ideia...
Outro ótimo mangá, de um renomado autor - Hitoshi Iwaaki, também autor do clássico '
Parasyte' - e que também consta na minha assinatura,
Historie, que tem um enredo excelentíssimo; porém, artes gráficas simples e até medíocres (não diria ruins, mas muito simplórias...). Também passou por terríveis hiatos, e ritmo de 1 capítulo por ano. Felizmente, voltou a ser publicado com mais regularidade há pouco tempo, e teve capítulo novo ontem!
Esse segundo exemplo mostra que QUALQUER mangá pode entrar em hiatos prolongados; até os que não são tão bem desenhados. Não sei por que você insiste em achar que o único motivo da extrema demora de Berserk é a 'genialidade e qualidade' da obra.
Engraçado é que
neste tópico você reclamava de como eu "expunha e gritava meu deslumbre pelas artes de Innocent"; mas você grita, berra e se descabela por arte, enredo e história de Berserk, como se esse mangá fosse uma dádiva perfeita, sem nenhum defeito, e agora até comparando-o a obras de renascentistas italianos...
Ainda não sei oque te atrai em Berserk, mas continuo a crer que não deve ser interesse por temas medievais...
Você não contestou nada do que eu disse em meu post passado, sobre tu ser leigo em assuntos históricos de Idade Média. Deve ser por que assentiu.
Seus olhos são cegos perante às inconsistências e erros do mangá a respeito da ambientação histórica, devido à sua ignorância e falta de informação sobre Idade Média. Mas os meus não são, pois eu tenho conhecimento sobre.
Em linhas gerais, eu diria que
Berserk representa a realidade da Europa Medieval numa mesma proporção que
Basilisk representa a do Japão Feudal.
E os erros de Berserk não se resumem somente à ambientação histórica, não. Há muitos outros, como personagens excessivamente toscos e grotescos, exageros no design físico de figurantes, lutas toscas... Eu mudaria uns 90% daquela saga da Inquisição, do Lorde Mozgus, por exemplo.
(
A única saga que EU - com todo meu conhecimento histórico e senso artístico - acho praticamente perfeita e não mudaria quase nada [ou muito pouco] é a clássica 'Era de Ouro', só pra constar)
Enfim, eu vi os links do seu post, sobre influências externas sobre Berserk.
Continuando nesse assunto das influências, mas agora saindo dessa parte histórica... Indo pro mundo dos
animes/mangás...
Tem muitas coisas sobre Berserk que muitos fans/leitores
desinformados acham que são elementos ÚNICOS da obra, quando na verdade não são.
Uma dessas coisas é a forte tendência '
gore' do mangá que todos conhecemos bem. Com todas aquelas cenas de extrema violência e sanguinolência e tal... É uma marca registrada de Berserk, de fato, mas só leitores novos leigos acham que é algo único da obra.
Animes e mangás adultos dos anos 80 e 90 eram quase TODOS assim, violentos, repletos de lutas (ou brigas) sanguinárias, e não economizavam nas cenas de corpos humanos sendo dilacerados, com tripas e órgãos internos voando pra todos os lados. Sem contar, também, as cenas de nudez e sexo explícito, muitas das quais chegavam a parecer até pornográficas...
E essa tendência de violência e obscenidade era comum em todos animes e mangás adultos da época, independente da ambientação. Tá certo que maior parte deles eram os de gênero
cyberpunk (em alta na época) de estilo futurista-distópico, geralmente envolvendo robôs, naves espaciais e ficção bio-científica, cheia de monstros geneticamente modificados e tal... Mas também haviam os arcaicos, ambientados no Japão Feudal, de temática ninja ou samurai, igualmente violentos e sanguinolentos.
O motivo desse 'fenômeno', dos animes/mangas dos anos 80/90 serem tão violentos, eu desconheço. Imagino que seja porque nessa época não havia tanta censura e discuso politicamente correto, unido ao fato de que animes ainda não eram tão populares no ocidente...
Alguns exemplos de animes ultra-violentos dos anos 80 e 90:
Genocyber, Riki-Oh, Gunnm, Angel Cop, Bio Hunter, Wicked City, CyberCity Oedo, Hokuto no Ken, Ninja Scroll, Violence Jack, Kimera, Akira...Violência extrema e explícita nesses animes, dessas épocas, é algo tão comum que nem é preciso procurar. Podem deixar nas recomendações automáticas e irem vendo outros títulos dessa época, que todos terão cenas mórbidas...
(Boa parte desses títulos estão disponíveis para serem assistidos no YouTube, a quem interessar...)
((A quem se interessar também, eis um vídeo falando sobre animes 80/90's violentos: https://www.youtube.com/watch?v=LYQpsyELfR8))
Hoje em dia, Berserk é considerado um mangá super-hiper mórbido e violento. |
|| Nos anos 80 & 90, Berserk era um mangá adulto bem normal e comum.
E como eu já disse - e todos sabemos - Berserk é um "mangá-cápsula-do-tempo", tendo durado desde os anos 80 até os dias de hoje. E mantendo inalterados, em todo esse tempo, muitos dos elementos que compõem sua trama; alguns deles, cultura de época!
Aliás, tenho certeza que Berserk, em seu começo, foi fortemente influenciado por essa tendência bio/cyber-punk dos anos 80 e 90. Lembro que nos capítulos mais antigos haviam uns monstros que mais pareciam seres geneticamente modificados de ficção bio-científica futurista ou alienígenas extraterrestres, mais que qualquer outra coisa.
Algo que, obviamente, destoa muito do universo medieval da obra. O próprio Miura reconheceu o erro e passou a desenhar monstros de aspectos mais mitológicos e foclóricos de uns tempos pra cá.
Enfim, Chapéu, ainda não sei qual é teu embasamento pra achar Berserk um mangá tão absolutamente perfeito e sem defeitos. Mas creio que se você buscar mais conhecimento e informação, suas concepções sobre essa obra irão mudar e você passará a vê-la com outros olhos.
Eu acho, sim, que Berserk é uma obra estupenda em muitos aspectos e merecedora de muito respeito e admiração; mas não existe obra perfeita. Esse mangá tem seus pontos baixos também, como qualquer outro.