Boas especulações,
@Flamenguista MaranhenseEmbora eu desconheça (e apreciaria se você divulgasse) as fontes dessas suas afirmações sobre ganhos do Miura, não duvido nada que ele já tenha enriquecido 'milionariamente'. E não apenas com a venda do mangá em si, mas com toda a franquia criada em cima da obra, como vídeo-jogos, filmes, e outras produções que de certo lhe pagam direitos de autoria.
Artistas são assim; depois que enriquecem demais, relaxam, desleixam e param de trabalhar. Com certeza o Miura ganha dinheiro dormindo, com as vendas e franquia de Berserk hoje-em-dia.
Mas também penso que há vários outros fatores que influenciaram nos hiatos de Berserk serem tão longos assim.
A alta qualidade gráfica da obra pode ter influenciado, por realmente tomar mais tempo. Imagino que haja outros fatores, como a periodicidade dos mangás nos anos 90 provavelmente ser mais lenta que hoje-em-dia, devido aos recursos tecnológicos da época e tal...
Já presenciei esse fenômeno aí, de enriquecimento seguido de desleixo, com outros
mangakás mais atuais, de
shonens semanais, como Naruto (de Kishimoto) e Bleach (de Kubo). Mas apesar de toda a decadência de qualidade, eles continuaram publicando seus mangás toda semana até o fim. Deviam ter algum tipo de contrato de produtividade com as suas editoras, que Miura talvez nunca teve.
-----=-=-=-=-=-=-----
Mazenfim, mudando de assunto... Achei bom que os posts do Chapéu de Palha não tenham sido apagados desse tópico; ao menos um deles tem links bem interessantes e de conteúdo agregador.
Neste link há várias citações de outros mangás que inspiraram Berserk. Um deles me chamou especial atenção: '
A Rosa de Versalhes (
Versailles no Bara || ベルサイユのばら)', da autora Riyoko Ikeda, é um grande clássico do gênero
shoujo, que foi escrito e publicado na década de 1970. Um mangá um tanto efeminado, e que tem uma óbvia ambientação histórica situada na França monárquico-nobiliárquica do século XVIII.
A citação desse mangá me chamou atenção por dois motivos.
Um deles é que esse mangá foi uma inspiração-mor pra outro ótimo mangá que eu uso de assinatura aqui: Innocent, é claro.
O outro motivo é que a citação também comprova outra coisa que já falei aqui em posts anteriores; erros de Berserk para com a ambientação medieval da obra.
Realmente, é preciso muita ignorância e desinformação pra não notar certas incoerências de Berserk quanto à Idade Média. Só assim mesmo pra achar o mangá perfeito.
Acho que qualquer leigo com conhecimento básico em história tem discernimento pra saber que essa época setecentista aí é pré-moderna, e não tem absolutamente nada a ver com a era medieval. A Idade Média realmente é uma época mal compreendida, discriminada, e muito associada a estereótipos idiotas. Muita gente nem sabe quando começa, termina, nem distingui-la de eras europeias posteriores.
Após toda a discussão desse tópico eu reli um pouco d'A Era de Ouro de Berserk, e, com oque revi, reitero tudo oque já disse aqui. Eu já citei algumas aberrações medievo-históricas de Berserk:
Sobre aspectos militares da época - mais especificamente, cavalaria - é realmente insano mostrar baterias de canhões a pólvora sendo comumente usadas entre exércitos de nobres feudais. Quem conhece o mínimo dessa era, sabe que os códigos de honra e conduta prezavam tanto por combates diretos, corpo-a-corpo, que até arcos-e-flechas reinventados contribuíram pra decadência (e posterior extinção) da cavalaria medieval. Vide as terríveis derrotas na Guerra dos Cem Anos, como Agincourt e Crecy.
Não é a toa que a artilharia surgiu no extremo-extremo fim da Idade Média, já início da Renascença. Aliás, a França venceu essa guerra com balas de canhão (Castillon).
Sobre vestimentas, realmente... As roupas usadas pelos nobres de Midland - em plena Era de Ouro; a saga mais medieval da obra! - são totalmente pós-renascentistas.
Citei Roderick de Schtauffen, mas o Griffth daquela época também usava um casaco daqueles de mangas dobradas que só existiu em tempos seiscentistas e setecentistas, nada medieval. Podem pesquisar sobre "vestimentas nobres medievais" e verão que não se parecem nada com as que Berserk mostra.
Aliás, acho nem nas sagas mais recentes - que até têm um apelo histórico, mostrando um fim da Idade Média e início de Renascença com a ascensão da classe de burgueses e comerciantes navegadores - faz sentido trajes assim aparecerem. Nem os trajes de mercadores europeus da Baixa Idade Média, do séc-XV (1400~1499) se pareciam com os que Berserk mostra.
Vou dizer algo com muita sinceridade - e com todo respeito ao mangá, que é uma excelente obra de arte e eu adoro - mas ao menos no que se refere à ambientação histórica,
Berserk é um epítome de estereótipos imbecis sobre a Idade Média.
Inclusive, acho que muita coisa aconteceu nesses mais de 30 anos em que Kentaro Miura dirigiu Berserk.
Acho que no começo ele só usava o cenário medieval de fachada e enfeite mesmo, usando e abusando de clichês banais só pra agradar público e atrair audiência. Mas com o tempo passado, e o amadurecimento, acho que ele passou a se interessar mais por questões históricas e sociais da época, e retratá-las.
Acho que só a excessiva associação da Idade Média a esses clichês de fantasia folclórica, envolvendo fadas, duendes, elfos, bruxas e dragões, já é um estereótipo idiota por si só. Mas deve agradar muita gente alienada.
Continuando nesse assunto, de concepções errôneas, sobre Idade Média; mas incluindo agora a temática anime/mangá 80/90's...
Eu já disse há posts atrás que nas décadas de 1980 e 1990 era muito comum o gênero
cyberpunk, pelo qual tenho certeza que Berserk foi muito influenciado. Os animes e mangás desse gênero eram quase todos futuristas distópicos, ambientados em mundos caóticos, cheios de brutalidade, violência e tal...
Berserk não difere nada desses outros animes/mangás aí, nesse quesito. A única diferença é a ambientação histórico-temporal; Idade Média europeia. E porque usar o cenário medieval pra uma história de temática caótica e distópica? Mais estereótipos e preconceitos sobre o período!
Muita gente tem ainda essa ideia, de que a Idade Média foi uma época caótica, infernal e horrível, onde as pessoas só sofriam e coisa e tal... O que não é de todo verdade e contribui pra persistência da ignorância sobre esse período histórico.