Itax escreveu: Cara acho que sim...Pega o Flamengo por exemplo, tem muito peso o seu EXTRACAMPO, o quanto um time consegue transmitir de energia ou engajar o público creio que é sim uma variável dentro do aspecto tamanho de um clube, pode não ser a principal, mas creio que contabiliza sim...
Um exemplo de agora é o Napoli, pelo o que o Maradona fez lá a muitos anos e essa energia que cativa no imaginário dos torcedores etc... Tem até iludido que considera o Maradona maior que o Messi...
Ah mano, vejo a torcida sendo uma Influência de uma pequena porcentagem para o time conquistar dentro de campo, mas não considero extracampo como peso para debates de MAIORES TIMES.
Acho muito blefe essa porra de fator casa (é muito normal perder dentro de casa), isso é pra ser considerado apenas com jogadores de psicológico fraco, mas não com profissionais de alto escalão. Não vem dizer que o maracanã ajuda ao extremo o Flamengo, até pq desde 1984 o time não chegava em uma semi de libertadores, e hoje vão estão assim pelo fato do time dentro de campo estar bom mesmo.
Óbvio, torcida ajuda em parte monetária e tudo mais, mas dai é outra história...
Vejo diretoria sendo o 2° ponto principal de um clube, atrás apenas do próprio time e técnico.
Vitor Uzumaki escreveu:
sim,pois estádio e torcida também faz parte da história dos clubes e não apenas títulos.
adoro seus posts sobre futebol,embora não comento muito pois sou muito viciado em futebol,e se eu ficar dialogando muito aqui sobre o assunto minha vida aqui no forum vai ficar do mesmo jeito da minha vida fora do forum,80 a 90% das minhas conversas são relacionadas a futebol kkk.
Vlww mano, tmj
Capazzz, comenta neles, é daora ter esses assuntos, já q 80% do fórum é sobre NARUTO (coisa que não sou muito chegado) aksdjaskdjaskdksaj.