O dano do Shinra tensei é dividido em 2, um dano mais leve pelo "solavanco" ao ser repelido e a maior parcela de dano ao se chocar com um obstáculo. O poder destrutivo do jutsu vem dessas duas mecânicas. Pegando o exemplo de Konoha:
E de onde você tirou que o dano da repulsão é leve ?
A força repulsiva é tão forte que ninjutsu e taijutsu são igualmente ineficazes contra esse jutsu. Com uma inesperada descarga dessa força invisível, é muito prático pegar oponentes de guarda baixa.O Databook traz que o impacto do objeto repelido com outras superfícies aumenta o dano da própria técnica em si e não que ela é o principal determinante para que o jutsu surta efeito.
A destruição ocorre de um ponto central para fora, com tudo sendo deslocado a partir do centro. Ou seja, solo e edifícios foram arrancados de suas posições, naturalmente se quebrando e sendo jogados para longe. No entanto, até que se choque com alguma coisa de fato, uma pessoa é simplesmente empurrada, o dano disso é bem leve. Exemplo:
De um ponto você está certo, o jutsu foi usado de maneira DISPERSA por Konoha, pois o objetivo não era destruir um alvo em específico e sim atingir a maior área possível, por isso o Deva ficou tão acima do nível do solo, pois do contrário, a onda de choque não se espalharia por Konoha como um todo.
Mas se ele quisesse ter destruído apenas o centro de Konoha e manter a técnica nas mesmas proporções, bastaria ele diminuir sua altura com relação ao solo e toda a onda de choque seria destinada a uma área muito menor, porém com danos proporcionalmente maiores.
Ninguém em Konoha se impactou com nada além da própria onda de choque, pois todos estavam no solo e todos estavam envoltos pela Katsuyu. Ou você acha que os entulhos das casas varridos pelo ST foram os responsáveis pelos danos causados pela técnica aos shinobis de Konoha ??
O que ocorreu é que eles sequer receberam os danos totais da técnica. Eu expliquei isso em outro tópico que já não me recordo qual, mas vou resumir a questão...
Olha o quão desproporcionalmente gritante foi o estrago do CST em Konoha. Todos os habitantes estavam na região onde se acumulava os entulhos, porém como a imagem acima mostra, não tinha NADA no centro de Konoha logo abaixo de Pain além de um grande deserto, os entulhos estavam todos na periferia da vila, em volta dos portões e nas proximidades da floresta da morte (visto que acho que os portões não rodeiam 360º).
Ou seja, eles sofreram o impacto INICIAL da primeira imagem, mas não sofreram o impacto final da técnica que resultou na depressão mais acentuada onde ocorreu a luta Naruto vs Pain. Basicamente eles apenas tiveram que resistir a primeira onda dispersiva, mas a mais gritante que resultou no afundamento absurdo do solo de Konoha, eles não sofreram.
E é ai que entra o ponto. Se o objetivo do Nagato é destruir unicamente o Susano Tengu, pq ele usaria o CST de forma dispersiva como fez em Konoha ??
O Bee leva o golpe à queima roupa, sem manto, e sai completamente ileso. Obviamente, se ele se chocasse com algo em seguida, sofreria sérios danos, mas até que isso aconteça, a técnica só o empurrou.
Esse mecanismo do jutsu rege como seria um choque contra o Tengu. Ao usar um CST, tudo é varrido para trás, ou seja, o Tengu seria repelido. A questão é, a resistência do Tengu é muito maior que a dureza de uma montanha ou do próprio solo. Não tem no que o Tengu se chocar pra sofrer um dano significativo pelo CST.
Na prática, o CST meramente empurra o Tengu e seu usuário para trás, sem causar qualquer dano relevante. Seria mais útil usar o BT pra puxar o usuário de dentro.
A diferença existente entre esse ST básico e o CST é a mesma existente entre o Susano costeletinha de Sasuke vs Mei com o Susano Tengu.
Kakashi já foi empurrado pelo ST DUAS VEZES, de forma similar ao qual o Bee foi e não sofreu dano algum. Pois o ST foi uma versão fraca o bastante para que o único objetivo fosse repulsivo e não finalizador.
Por outro lado, uma versão bem mais forte da técnica e ao mesmo tempo proporcionalmente MUITO inferior ao CST, de forma que não ocupava nem o núcleo central do rebaixamento do CST foi capaz de destruir todos os ossos dos sapos de Myoboku que são usuários de Senjutsu (palavras do próprio Gamabunta). Esses mesmos sapos já aguentaram um Fuuton do Shukaku a queima roupa apenas com danos superficiais (sendo que o Susano MS já sofreu um rombo por esse tipo de técnica).
Repare que ainda os sapos nem sofreram o impacto total que poderiam ter sofrido. Eles foram jogados para fora da vila e só impactaram com o solo depois. O movimento dos seus corpos foram GRADATIVAMENTE DESACELERADOS a partir do momento em que sofreram a repulsão. Se eles tivessem impactado com o solo próximo de onde o Tendo usou a técnica, a destruição seria acentuadamente maior, pois eles estariam a uma aceleração também maior.
A força que o CST sobre o Tengu seria absurdamente grande. Se seria suficiente para destrui-lo eu não sei, mas no mínimo é de se pensar que ele faria um estrago muito maior que o impacto do Obito jogando o Susano de Senjutsu do Sasuke sobre o solo.
Gojou Kibaku Fuda
Bom, o mecanismo de dano repetitivo é uma das formas conhecidas para vencer as defesas do Tengu. Aqui o Frutos já discutiu ostensivamente, acaba indo da opinião de cada um sobre o patamar de dano das explosões. Eu não acho que desative, pq cada explosão individual tem um dano muito pequeno perto do Tengu. Mesmo com repetidas explosões, não creio que detonaria o bicho por completo. Mas, se bem usado, por exemplo, com o centro da explosão no cristal da testa, é plausível que consiga atingir o usuário.
O problema é que não sabemos quanto tempo dura a explosão do GKF, o gasto de chakra necessário para mantê-lo e etc. As explosões do GKF crescem em progressão geométrica com cada fuda gerando novas outras fudas em expansão que vão desencadeando uma reação em cadeia. Ainda que seja de se pensar que Kibaku Fudas são explosões simples e básicas, a depender do nível de explosões que gere, não tem pq não acreditar que o Tengu seria destruído.
E isso vai de encontro exatamente ao que você pensou logo abaixo para com o Kami no Shinsha. O problema é exatamente o fato de não sabermos quantos explosivos num total a explosão do Tobirama gera, por quantos minutos ele consegue mantê-la.
Muitos ridicularizam afirmando com toda certeza que não destrói mas sem conseguir trazer qualquer argumento que não seja totalmente parcial e apelativo. Eu particularmente como disse também acho que não destroi pelas poucas informações que temos da técnica, mas não descarto a possibilidade de no mínimo causar grandes danos ao Tengu.
Bom, esse termo Flash Bijuu Dama não é canônico até onde eu sei. To considerando que se trata de uma BD que o usuário lança sem engolir.
Tem três choques de Tengu com BD na obra (até onde me lembro):
Me refiro a essa imagem abaixo...
Spoiler :
[img]https://img-yes.filestatic2.xyz/images/naruto-br/626/Naruto%20Cap%20626%20-%20Animes%20Heaven%20[nP]/06.png.webp[/img]
Se você pegar o tamanho de uma Bijuu Dama comum verá que ela não é apenas o equivalente a 5 Bijuu Damas comuns tipo a do confronto Mokujin vs Tengu, é MUITO maior. Seria algo mais ou menos equivalente a quantidade de Bijuu Damas que o próprio Madara estava lançando no Hashirama (algo em torno de umas 8~10 Bijuu Damas). A nuvem de explosão gerada foi muito maior do que propriamente a explosão final do encontro de Bijuu Damas com Tengu vs Shinsusenju.
Tudo bem que ali tinha o fato de ter sido 2x o poder da Flash Bijuu Dama isolado, mas o Naruto com aquela Bijuu Dama enorme somado ao poder do Senjutsu faria um belo estrago.
Não acho que iria dever muito ao resultado que foi necessário para destruir o Tengu.
No primeiro caso, o Susano'o tomou a queima roupa e saiu ileso. No segundo, houve um dano focalizado no centro da explosão, somando também com o Chidori do próprio Tengu. E mesmo nesse caso particular, apenas o braço que usou o jutsu foi destruído, mesmo com o Tengu todo sendo englobado pela explosão:
Natural que saísse, assim como o Mokujin também saiu. Era uma Bijuu Dama comum da Kyuubi. O próprio Hachibi já tancou uma explosão sua. No segundo caso, era um Susano reforçado por parcela do chakra do Hagoromo, era um Tengu mais forte que o do Madara, por exemplo.
No terceiro caso, o Tengu foi completamente destruído:
Mas também não sabemos se são necessárias 4 Juubidamas para destruírem o Tengu.
Todas são mais fracas que as 4 do Juubito e mais fortes que a simples da Kurama no vale do fim. As Renzoku do Hachibi e a "Flash BD SM" são na minha visão inferiores tbm à usada pelo Naruto RSM no vale do fim, dada a diferença massiva na qualidade de chakra. Renzoku BD no KM2+SM é mais discutível, mas mesmo que seja superior à do RSM no vale do fim, não vejo uma superioridade grande de forma alguma, novamente devido à diferença massiva na qualidade de chakra do SM. Se na do vale do fim o choque com outro jutsu, acumulando os danos, só foi suficiente pra destruir um braço, tbm não vejo esse caso passando por cima do Tengu.
Essa questão de acumular danos é bem relativo, eles mais se anularam do que se potencializaram. Já houve vários confrontos de Rasengan vs Chidori em diferentes versões e o resultado geralmente tendiam a eles se anularem.
No confronto Chidori vs Rasengan base eles se anulavam, mas se o Sasuke recebesse um Rasengan em cheio ou o Naruto o Chidori, eles morreriam ou no mínimo sairiam com grandes danos.
Sasuke deveria ter sido consumido pelo choque das técnicas que gerou uma enorme onda de choque. Mas ele saiu ileso. Já o Naruto, ele saiu derrotado não pelo confronto das técnicas em si, mas pq o Sasuke conseguiu atingi-lo com o Chidori antes que a explosão acabasse.
Kami no Shisha
Do jeito que foi usado na obra, não destrói. Isso pq as explosões que iriam de fato afetar o Tengu seriam limitadas a alguns metros de distância do mesmo. Ou seja, considerando a extensão do lago, ele tomaria o que, 5% do golpe? Isso considerando ele de pé no meio das fudas. Até pq o tempo de 10 minutos é muito longo. A ideia foram explosões compassadas pra ocupar 10 minutos, não abusar de esforço repetitivo em curto tempo como o GKF. Nesse período, o usuário pode ir renovando o Tengu com chakra tbm.
Agora, se considerar que a Konan vai controlar as 600bi fudas pra irem explodindo em cima dele em um curto espaço de tempo, aí o Tengu vai pro espaço dele. Comparativamente ao Shinsuusenju, teríamos 600 milhões de Fudas para compensar 1 braço do Buda, o que acho mais do que o suficiente. A dúvida é se ela teria capacidade para mover tantas fudas de uma vez, o que não acredito ser o caso.
Concordo. Mas seria foda ver um confronto de ambos.
Iso Susano'o vs Susano'o Senjutsu
O Susano'o tem estágios, cada um com maior nível de chakra.
Primeiro as costelas (Nv1), depois o corpo (Nv2), depois a armadura (nv3) e por fim a armadura estabilizada (poderíamos chamar de nível 4).
O Susano'o Senjutsu foi feito com o Nv2, dois estágios abaixo da armadura completa e estabilizada do Iso Susano'o. Mesmo levando em conta um aumento de resistência por conta ta potencialização da energia da natureza, não vejo isso conseguindo chegar no nível da armadura estabilizada.
Essa versão ai acima do Susano não é justamente a armadura antes de ser estabilizada, só que em um Susano muito maior em proporção ??
Os feitos do Tengu ao longo da obra são relevantes, como mostrei aí acima. Quanto ao Yasogami, acredito que tenha que ser levado em consideração que o corpo do Naruto com RSM e manto de chakra tem feitos muito grandes de resistência. Por exemplo, com esse buff, antes mesmo de entrar no manto ele conseguiu resistir à Gudou Dama do Madara com um chute. E mesmo avaliando o próprio Naruto em situações diferentes, há controvérsias. Por exemplo, acredito que a maioria concorda que no Modo Bijuu full o Naruto tem uma resistência global maior. Se ele fosse tão mais resistente que o Tengu, por que os dois teriam sido danificados da mesma maneira naquele choque do vale do fim que mostrei?
Mas o Susano do Sasuke não era reforçado por um chakra de igual qualidade ao manto Bijuu do Naruto ? Eles foram upados da mesma maneira.
O poder do Susano Tengu foi comparado pelo próprio Madara ao da Kurama. Mas o Naruto RSM é muito superior a Kurama 100%.
A única grande resistência bem acima do normal que o Tengu supostamente resistiu foi a explosão final do confronto Shinsusenju + Tengu + Múltiplas Bijuu Damas. Mas como eu disse, não é como se o Tengu tivesse recebido os mesmos danos que receberia se estivesse enfrentando as mesmas técnicas diretamente no Susano.
É igual o Rasengan vs Chidori. Não é como se o Sasuke tivesse recebido o impacto de um Rasengan + um Chidori na fuça e resistido e sim que o confronto de força entre os dois liberou energia o bastante para englobar uma grande área, mas a força das técnicas se anularam entre si.