Eu me guio pelas minhas preferências, gostos e estilos. Ou seja, é algo muito pessoal mesmo. Nem sempre uma indicação de alguém quer dizer que o anime te agradará. Quando a pessoa me indica ou insiste para eu ver, dou uma chance e vejo, e nesse processo vejo se gosto ou não, se me agrada ou não. É por ai.
.
Não sei especificar ao certo, pois às vezes é por acaso ou por influência, e outras vezes é por indicação ou insistência de amigos.
No caso de CDZ, DB e DBZ, foi por influência de meu irmão mais velho.
No caso de Naruto, foi por acaso, pois eu liguei a TV no SBT e estava passando o Naruto Clássico na parte do exame ninja na Floresta de Konoha, na parte onde Orochimaru ataca Naruto, Sasuke e Sakura. Eu gostei e passei a acompanhar. Depois fui ver melhor na internet. E depois comecei a acompanhar semanalmente o mangá.
No caso de Berserk, foi indicação de dois amigos da Universidade. Comecei vendo o mangá e depois vi o anime de 1997. Berserk foi a única obra que comecei pelo mangá.
No caso de One Piece, foi por insistência de um amigo da Universidade. Sou grato a ele por isso. Esse mesmo amigo também me indicou Tokyo Ghoul.
No caso de Bleach, foi por acaso na internet quando eu pesquisava anime de boas lutas.
No caso de Shingeki no Kyojin, foi indicação de um amigo da internet que moderava o antigo NarutoProject. Vi o anime e depois o mangá. Na minha opinião, SnK é o melhor anime da atualidade.
No caso de Gantz, encontrei sem querer na internet, gostei do traço e comecei a ler o mangá. Até hoje não vi ainda o anime, mas pretendo ver esses dias.
Já Death Note, vi o anime devido a fama, pois ouvia muito falar dele e, por curiosidade, fui ver. É um excelente anime.
Tentei ver BNHA, mas não gostei da trama, pois é muito clichê, pouco original e mais do mesmo.
Estou vendo Nanatsu no Taizai e estou gostando, apesar de ser clichê e pouco original.