No clássico acho que todos concordamos que ele era do núcleo principal de personagens quando falando dos 11 de Konoha, no Shippuden eu acredito que ele deveria ter tido mais desenvolvimento quando falando de presença e lutas entre elas eu consigo citar:
1°: Neji vs Deidara, não que o Hyuga fosse tivesse muitas chances de vencer, mas por ser o único com o Byakugan, Neji poderia avistar tanto a Equipe Kakashi precisando de suporte como o Deidara, então dividindo a Equipe Guy , daria um confronto interessante de se ver e ao mesmo tempo daria para auxiliar melhor Kakashi e os outros.
2°: Não que fizesse muita diferença, afinal não é do mangá, mas já que Lee e Tenten foram, qual a dificuldade de levar um Jonin como o Neji na missão de selamento do Sanbi? Enviaram Anbu, equipe de selamento e tudo que é ninja mas Neji ficou de fora.....
3° Equipe Guy vs Caminho Deva: Podia ser benéfico para o anime ou não, pra mim ficaria legal uma situação onde Hinata vai lá, tenta salvar o Naruto e quando estava prestes a ser "morta", Neji surgisse e impedisse a morte da prima e logo em seguida os demais membros da Equipe Guy surgissem, claro que isso automaticamente cortaria o Naruto full putasso, mas isso dá pra adaptar, Pain vai enfrentando Guy, Neji, Tenten e Lee e perde um pouco da atenção em Naruto, enquanto isso Hinata vai se arrastando no chão como foi mostrado no anime e quando foi retirar uma das astes de metal, Nagato acerta ela e Naruto pira, desse jeito daria destaque para Hinata, Neji, Lee e Tenten sem alterar muito da história.
4°: Neji vs Hizashi: Pai e filho lutando ia ser muito loko, acredito eu que teria sido mais marcante que a luta que aconteceu entre os irmãos.
De batalhas que poderiam ter acontecido são várias, mas as que realmente perderam a chance foi essas ai, quanto a coisas que eu mudaria foi sua morte que para começar nunca aconteceria, acredito que teria sido extremamente marcante da seguinte maneira:
" Naruto conseguiu entrar no Modo Sennin enquanto Neji o protegia com sua Rotação sob os Oito Trigramas, após isso ele atirou diversos Rasenshuriken retardando os tiros das estacas, porém Obito e Madara estavam preparados e com uma das caudas do Juubi, tentaram esmagar Naruto, Hiashi Hyuga surge e usa seu "Hakke Kūhekishō" afastando a cauda imediatamente, mas novamente os vilões estavam preparados e de um único ponto da cauda, fizeram um ataque focado em Naruto, Hiashi, Neji e Hinata estavam cientes que não tinham força para parar o ataque, então Neji e Hinata juntos se colocam a frente de Naruto como escudos humanos e Hiashi, num ato heroico pula na frente de ambos e recebe o ataque, sua bandana vai aos pés de Neji suja de sangue e Kitsuchi enfim consegue imobilizar o Juubi, Hinata desesperada vai até seu pai e grita por um médico, Hiashi aceita sua morte, faz um discurso parecido com o de Neji, decreta o fim da casa principal e secundaria, reconhece a força de sua filha nomeando ela a líder do Clã Hyuga, Neji por sua vez pega a bandana de Hiashi e a limpa, colocando em sua testa, Naruto por sua vez fica em um estado de choque semelhante ao que já foi visto e Hinata junto a Neji fazem ele se sentir melhor"
A partir desse ponto, eu não vejo muitas possibilidades de batalha para ele, mas vai saber certo? depende de quem escrevesse e o quanto gostassem do personagem hehe