Eu imagino que ele seja bem forte, mas tudo devido ao Mokuton que permite uma moldagem de tipo de jutsus defensivos e de suporte bons e alguns bons ataques também e um nível bom de chakra.
Em taijutsu acho que não deve ser grande coisa (nivelado com o Naruto e Sai, um pouco acima, na época da missão de ir atrás do Sasuke).
Ele sempre foi referido como usuário de mokuton ou poder pra parar bijuus, nunca teve qualquer outra referência. Eu realmente acho que ele só é daquele nível pela kekkei genkai. De todos os outros jounnins que pudemos ver as habilidades, eu acho ele o mais fraco no geral, salvo pelo mokuton. Ele tem aqueles ninjutsus como a pressão de água, que é tipo um jutsu estilo rasengan com muita pressão contida e mostra doutons ótimos e um bom nível de chakra. Pra ser sincero, acho que ele foi um personagem que exaltou mais o mokuton e um controle sobre o poder do Naruto, não a si mesmo.
Em comparações com alguns personagens da obra:
Asuma > Yamato
Kakashi > Yamato
Shikamaru < Yamato
Neji < Yamato (aqui vou ressaltar que a experiência do yamato levaria ele a vitória, se não poderia ser do Neji a batalha ou até serem equivalentes)
Sasuke início do Shippuden > Yamato
Acho que nivelei bem ele com isso. Ele tem altas reservas de chakra e consegue ter um bom controle massivo pra técnicas grandes, mas como são de ninjutsus não tão ofensivos como no caso katon e raiton e por ser muito dependente deles, ele acaba ficando por aqui.