Fazer um Top é meio difícil primeiro por ser uma posição digamos, méh, ninguém para pra analisar tão bem os scouts disso, segundo que tem tipos e tipos de primeiro volante. Alguns excepcionais no seu estilo na qual um até melhor não conseguiria desempenhar.
Sendo assim, botarei alguns dos que acho tops, mas não necessariamente em ordem:
Sergio Busquets - ponto de equilíbrio do Barcelona no prime. Desarmava, marcava e tinha uma saída de jogo como pouquíssimas da história. Tem muita gente que não sabe, mas ele era meu jogador favorito daquele time por um bom tempo (exceto por Messi). O gênio invisível.
Casemiro - principal mudança dentro de campo de um Real Madrid torto, tosco e decepcionante treinado pelo não menos horrível Rafa Benitez pra um time fortíssimo, um dos melhores da história, comandado por Zidane. Desarma e marca com excelência e tem uma boa chegada no ataque pra finalizar.
Ngolo Kanté - talvez seja o mais primeiro volante dentre os que listei. Muito veloz e com um nível raro de desarme, foi dono do meio campo no Leicester e vem sendo no Chelsea e na Seleção Francesa. Não me agrada muito, mas é excelente.
Patrick Vieira - foi a primeira contratação de Arsene Wenger, e tão responsável quanto pela elevação do nível do Arsenal. Forte, líder, com qualidade de passe, multicampeão pela seleção francesa e um dos pilares do time invicto de 2003.
Claude Makelele - é o Casemiro as avessas do Real Galático. O time funcionava bem até ele sair, depois disso parece que o grupo bem definido, orgânico e organizado virou só um amontoado de estrelas perdidas.
Gennaro Gattuso - é mais um símbolo de raça do que de futebol bem jogado. Aqui entra só por clubismo e apelo afetivo, foda-se.
Xabi Alonso - aqui vou começar a falar dos caras que não são exatamente primeiros volante, mas que desempenharam ao menos o posicionamento. O primeiro deles é Xabi Alonso, um dos jogadores mais classudos que vi jogar. Muita gente fala de Xavi e Iniesta, mas ele não pecava em nada no controle de jogo pros dois. Jogou muito bem por onde passou, da Real Sociedad ao Bayern
Yaya Toure - no City jogou de primeiro volante, segundo volante e até meia central. O marfinense foi um dos jogadores na posição, senão O jogador dela que mais me impressionou no futebol. O cara era uma parede, fortíssimo, com uma chegada espetacular, finalizava de longe como poucos, desarmava muito bem e tinha forte senso de liderança. No auge eu digo sem medo de errar que foi um dos jogadores mais incríveis dessa década, muito mais que um Modric, por exemplo.
Andrea Pirlo - apesar de não ter esse estilo, jogou na Juve ao menos no setor. A defesa - principalmente na época que jogava num 3-5-2 com Barzagli, Bonucci e Chiellini não exigia ter um cara específico pra fazer a contenção de meio campo. Sobrava pra Pirlo desfilar classe e municiar desde os outros meias quanto aos atancantes.
tem mais, claro, muito mais, só não tô me lembrando kkkkk