Primeiro: o sensor do Naruto captou a
energia natural que o Juubi manipulava.
"Ah, mas como ele manipula ela sem ter Senjutsu?"Da mesma forma que o Sasuke o faz com o Kirin. É notório que a manipulação das forças da natureza pode ocorrer com Chakra comum. Todos os
Ninjutsus que usam matéria-prima pré existente o fazem em alguma medida, alguns mais e outros menos, mas fazem. Por isto que eles não podem ser absorvidos uma vez que não se pode absorver algo que existe independentemente do Chakra, vide Mokuton, Areia do Gaara etc.
Como eu sei disso? Descrição do Tenpenchii:
Heimdall escreveu: "Tenpenchii
Ninjutsu – Curto, Médio e Longo Alcance
Usuários: Juubi
O rugido raivoso do Deus é o anúncio da destruição que racha a terra!!
Um jutsu único do Juubi que forçou cautela até da Kurama. Ele interfere na energia da natureza com sua quantidade imensurável de chakra, causando desastres naturais como terremotos, trovoadas, tornados e enchentes de uma vez. Tem um alcance amplo e poder destrutivo enorme. É um ataque que excede o conhecimento da humanidade, demais para humanos conseguirem lidar.
↓A ressurreição do Juubi anuncia o fim desse mundo... Assim que os desastres são causados, não existem técnicas capazes de defender, deixando as pessoas sem opções senão temer a ira do Deus."
Note que: trata-se de um Ninjutsu que, em sua descrição, faz questão de separar o Chakra do Juubi da
Energia Natural.
Segundo: a esfera sensorial mede e rastrea todo tipo de Chakra. Como será que os Edos eram rastreados? Como mesmo a composição de Chakra de cada um no campo de batalha era analisada?
É claro que, em se tratando das quantidades absurdas de Chakra que o Juubi acumulava, a esfera reagiria de acordo, e isto é bem simples de saber, basta analisarmos também a descrição desta técnica:
Heimdall escreveu: Ninjutsu - Kanchi Suikyū
Volume 55 página 45
Uma esfera de água especial feita para sensoriamento, permitindo sentir múltiplos chakras simultaneamente. A forma e aparência da esfera de água se alteram em resposta aos chakras detectados. Inclui uma variedade de avaliações sensoriais, como expansão, separação, entre outros.
Mais uma vez, NENHUMA menção à Senjutsu.
Terceiro: Gudou Damas são Ninjutsu e, novamente, a descrição da técnica explica tudo, porém como já trouxeram, nem vou me alongar.
É preciso lembrar que as Gudou Damas não possuem Onmyouton de anulação imbutido nelas, do contrário o Obito Jin teria matado Tobirama e Hiruzen assim que teve contato com eles. Então é notório, também, que o domínio das Gudou Damas não implica no domínio do Onmyouton, apenas que ambos possuem uma mesma fonte como pré requisito para serem dominados: Rikudou Senjutsu.
"Ah mas se precisa do Rikudou Senjutsu, então é Senjutsu"A anulação dos Ninjutsus é uma das duas grandezas geradas pelo Onmyouton. Sua oposta é o Banbutsu Souzou, que utiliza os mesmos princípios de Yin-Yang para dar realidade ao pensamento. A anulação, por outro lado, utiliza-se do caminho inverso, tornando a realidade um mero pensamento, uma fantasia. O mecanismo por trás disto pode ser teorizado, mas é fato que todo e qualquer Ninjutsu é desmembrado na sua base, tornando seus efeitos nulos.
Um Rasenshuriken com Amaterasu mal arranhou o Obito Jin, já um Rasengan comum com Senjutsu fez lhe um belo de um arrombo nas costas. Por quê? Porque o Onmyouton também estava presente no corpo do Obito Jin, não apenas nas Gudou Damas.
Portanto, as Gudou Damas nada têm a ver com o Onmyouton de anulação de Ninjutsus por si só, citá-las, aqui, não faz qualquer sentido.
E onde entra o Rikudou Senjutsu nesta história?
Bem, se toda a resultante do poder do Rikudou é um Senjutsu, então Danzou, Itachi, Madara e Obito são Sennins, já que o Izanagi nada mais é que uma aplicação direta do Banbutsu Souzou:
Então não, precisar do Rikudou Senjutsu não quer dizer ser Senjutsu. Existem não só Ninjutsus ou Genjutsus derivados de Senjutsus, como também Taijutsus, vide o Kawazu Kumite, onde eles não utilizam Senjutsu como fim, mas como meio.
Quarto: por fim, uma contradição em considerar que existe Senjutsu envolvido nessa história toda, e uma breve explicação do Onmyouton.
- Se o Juubi é um ser de
Energia Natural, e suas técnicas são Senjutsu, então como tanto o casulo de Gudou Damas como a Shishienjin do Obito Jin permaneceram intactos após as Juubi Damas criadas pela proto-Shinju?
Caso não saibam do que estou falando:
É bem óbvio que não havia Senjutsu algum nas Juubi Damas, como nunca houve e nunca haverá, ou o Obito Jin teria se matado da maneira mais imbecil possível.
- Alguns Senjutsu podem ser absorvidos pois se tratam de Chakra Senjutsu, e não uma manipulação de meios naturais. Da mesma forma, alguns Ninjutsus podem ser absorvidos, outros não.
Esta regra possui alguma ligação com o funcionamento do Onmyouton de anulação? Sim.
Não se anula algo que não é Ninjutsu pois a base da anulação vem dos Chakra Yin-Yang, evidentemente Inton-Yoton. Por isto, o Chakra vindo de um Ninjutsu pode ser anulado, já que depende da mistura das Energias Yin (mental) e Yang (espiritual). É possível que o Onmyouton pegue ambas as propriedades e às desmembre, quebrando tudo que for formado à partir delas. E onde o Senjutsu entra nesta história? Ele é gerado com a adição de um terceiro elemento:
Portanto, assim como no caso do Taijutsu onde o Chakra é gerado para vigor físico, o Onmyouton não é capaz de anulá-lo já que o Chakra é usado para manipulação de algo real e físico (corpo), no caso do Senjutsu o Chakra é gerado com a adição de um terceiro elemento, o que torna a técnica resultante algo que não pode ser desmembrado pois sua composição interfere no funcionamento do Onmyouton.
Resumidamente, é isto, caso a discussão se aprofunde eu voltarei e darei mais pinceladas em outros exemplos, por enquanto não farei algo muito grande e espero que isto seja o suficiente.