Marco Augusto escreveu: Heisenberg escreveu: Final do Nagato não é ruim, é totalmente condizente com as motivações que ele tinha como vilão.
Nagato tinha perdido a fé na humanidade, ele achava que a paz não podia mais ser obtida por meio da compaixão e do amor entre as pessoas, que apenas a dor e o medo poderiam evitar a guerra e causar a manutenção da paz, o que ele faria sobre a representação da divisão do poder dos Bijuus entre as vilas sob o comando da Akatsuki.
A questão é que ele viu em Naruto um espelho de quem ele era enquanto jovem, alguém que não importa o quanto sofresse, iria conseguir a paz sem incitar o ódio e mais violência. Ele realmente não acreditava mais nisso, tanto que na luta entre eles deixou o Naruto diversas vezes sem resposta. Mas ao ver que o Naruto no fim não quis cogitar matá-lo e sim entender suas motivações, mesmo tendo sua vila destruída e 2 senseis mortos e diversos amigos mortos, ele repensou se os ideais do Jiraya realmente não poderiam ser atingidos. Tanto que a história que o Jiraya criou para o Naruto foi totalmente inspirada no Nagato.
Nagato sempre quis a paz, mas ele foi forçado a acreditar (indiretamente pelo Zetsu/Obito e pelas circunstâncias da morte do Yahiko) que isso só poderia ser possível por meio da guerra (o que ele passou a infância inteira lutando para evitar). Por isso toda sua motivação...
Nagato e Naruto são o mesmo personagem em ideologia, mas que a vida levou a situações totalmente opostas. Não é atoa que desde o início da introdução do personagem, tem aquele sapo ancião falando da criança da profecia, aquele que iria trazer paz ou destruição ao mundo e o Jiraya seria aquele que iria treiná-lo e guia-lo.
O final do personagem é TOTALMENTE digno com todo o contexto que levou a criação do Nagato como vilão.
Deus Nagato é foda.
Bom ponto porem não concordo com essa visão, estamos falando aqui sobre construção de personagem e sobre narrativa da trama
Basicamente o Nagato tinha pontos validos e uma motivação coerente, o argumento dele de que o sucesso e a paz nos grandes países era sustentado pela desgraça nos pequenos era um fato consumado, ele de fato foi traído por sua vila e por konoha na figura do danzou
Ao confrontar naruto o próprio afirmou CONCORDAR com os pontos do Nagato mas que ele tentaria resolver isso, apenas isso, ele não deu na pratica nenhum argumento para convencer nagato, ele só repetiu as palavras DO PRÓPRIO NAGATO usado para criar o livro e disse que mesmo odiando o nagato ele não iria matar por causa dos ensinamentos do jiraiya, me desculpe mas isso quebrar DECADAS de motivação, experiência em 2 minutos de conclusão de dialogo é muito simplório
Não que o personagem não pudesse ter sua redenção, mas a forma que ela foi feita não foi boa, nós tivemos ele matando brutalmente seu mestre, sua inspiração o homem que foi o maior responsável por ele ter "se redimido" e nem sequer algo próximo a alguma reação tivemos, é muito estranho a pessoa que ele mais admirava ele matr para provar sua convicção e alguem que acabou de conhecer que literalmente repetiu o que a pessoa que ele matou e o que ele mesmo falou um tempo atrás mudar
o ponto não é exatamente a simbologia e o objetivo da redenção dele e sim que ela foi feito de uma forma muito abrupta e pouco natural, tivemos uma conclusão do naruto feito num capitulo e no outro nagato se suicidou salvando todo mundo
O rinne tensei ficou realmente parecendo só um ex machina útil pra trama (na vdd durante todo o arco era comum os fãs cogitarem algo do tipo, principalmente pós morte do kakashi)
Mas tinha diferença entre as duas situações...
Jiraya foi derrotado pelos Pains, nem com o Nagato ele encontrou. Naruto ficou cara a cara com o Nagato depois dos Pains terem sido derrotados. Além disso, o Jiraya estava disposto a derrotá-lo e ser um empecilho aos planos da Akatsuki, então a melhor solução seria matá-lo. Naruto era também um alvo e um empecilho ao mesmo tempo, porém a diferença é que ele deixou o Nagato com poucos recursos ao derrotar Pain.
Repare que o Nagato antes de decidir tudo aquilo contou toda sua história ao Naruto, tudo que o motivou a parar de acreditar nos ideais do Jiraya (morte de seus pais, a guerra civil, a morte do Yahiko, criação da Akatsuki).
Mesmo contando tudo ao Naruto, o mesmo ainda manteve convicto dos ideais do seu sensei. Nagato mesmo assim zombou disso, pois parecia loucura aquela altura do campeonato acreditar nas falácias e sonhos do Jiraya.
Nagato sempre deu abertura para entender o que o Naruto estava sentindo, como o Naruto queria mudar o mundo e resolver as coisas, mas aquilo parecia muito fantasioso na sua cabeça, pois ele havia passado pela frustrante decepção de ter esses ideais sendo esmagados em sua frente, seja com a morte dos seus pais, seja com a morte do Yahiko.
Mas quando Naruto leu as crônicas do livro do Jiraya que se baseava na história de um herói que seria responsável por salvar o mundo e que era baseado nele, no que ele acreditava, ele passou a ver uma outra realidade que ele mesmo disse que havia se recusado a acreditar anteriormente.
Entenda o contexto... Yahiko morreu na frente do Nagato depois de uma traição de um suposto aliado (Hanzo). Isso serviu de gatilho (além de tudo que o Nagato já havia sofrido antes disso) para ele se rebelar contra os ideais que ele acreditava e passar a mover pela dor e pelo medo, talvez como uma forma desesperadora dele parar de sofrer (a vida inteira dele até então era marcada por tragédias). Obito e Zetsu se aproveitaram disso e moldaram a mente dos dois, uma situação totalmente válida de se pensar, afinal, um adolescente, ainda ingênuo, extremamente abalado emocionalmente, com certeza ele seria um alvo fácil para ''lavagem cerebral''.
Ai você como adulto vê seu colega de mesmo mestre, depois de você ter matado os 2 mestres dele (Jiraya e Kakashi), ter destruído a vila e matado centenas a milhares de pessoas dizer que consegue entender seus motivos e que não quer te matar e vai continuar firme a seus ideais. Olha o choque de realidade do antigo Nagato (representado pelo Naruto) x o que o Nagato se tornou.
Tanto que ele diz...
''Eu fui incapaz de acreditar no Jiraya... Ou até mesmo em mim (se referindo a tudo que ele acreditava quando novo e depois apagou isso da sua mente para virar uma máquina de guerra movida pelo ódio e pela dor)...''''Mas a algo em você, que me faz lembrar do meu antigo eu''.O Naruto foi para o Nagato o gatilho que ele precisava para conseguir reencontrar o seu caminho em meio a toda a dor, angústia e sofrimento que ele passou em sua vida inteira, da mesma forma que a morte do Yahiko anteriormente foi o gatilho para ele querer abandonar esse mesmo caminho.