Mas tinha diferença entre as duas situações...
Jiraya foi derrotado pelos Pains, nem com o Nagato ele encontrou. Naruto ficou cara a cara com o Nagato depois dos Pains terem sido derrotados. Além disso, o Jiraya estava disposto a derrotá-lo e ser um empecilho aos planos da Akatsuki, então a melhor solução seria matá-lo. Naruto era também um alvo e um empecilho ao mesmo tempo, porém a diferença é que ele deixou o Nagato com poucos recursos ao derrotar Pain.
Mas eu estou falando sobre recurso narrativo mesmo, quando vc narrativamente que criar um elemento é de conhecimento comum que deva estabelecer ele antes, ou seja, para desenvolvimento de personagem o texto tem que estabelecer isso, é questão de roteiro mesmo, eu não disse que a história dele é ilógica eu disse que não gostei da forma que foi escrita, pain até seus últimos 2/3 capítulos era um mitomaníaco completamente frio e implacável que teve uma narrativa muito abrupta para sua mudança
Existiam margens prévias para se criar um desenvolvimento diferente pro personagem que tornasse mais crível a mudança
Repare que o Nagato antes de decidir tudo aquilo contou toda sua história ao Naruto, tudo que o motivou a parar de acreditar nos ideais do Jiraya (morte de seus pais, a guerra civil, a morte do Yahiko, criação da Akatsuki).
Mesmo contando tudo ao Naruto, o mesmo ainda manteve convicto dos ideais do seu sensei. Nagato mesmo assim zombou disso, pois parecia loucura aquela altura do campeonato acreditar nas falácias e sonhos do Jiraya.
um pouco do que falei acima responde isso e novamente Naruto nem sequer contra argumentou, ele não apresentou algo factível, eu imagino alguém que passou décadas refletindo sobre um problema real e chegou a uma resolução para mudar de opinião necessitaria de ao menos argumentos convincente, acho muito pobre o "não sei mas um dia vou descobrir, pq o jiraiya falou que eu vou, to certo dattebayo"
Nagato sempre deu abertura para entender o que o Naruto estava sentindo, como o Naruto queria mudar o mundo e resolver as coisas, mas aquilo parecia muito fantasioso na sua cabeça, pois ele havia passado pela frustrante decepção de ter esses ideais sendo esmagados em sua frente, seja com a morte dos seus pais, seja com a morte do Yahiko.
Mas quando Naruto leu as crônicas do livro do Jiraya que se baseava na história de um herói que seria responsável por salvar o mundo e que era baseado nele, no que ele acreditava, ele passou a ver uma outra realidade que ele mesmo disse que havia se recusado a acreditar anteriormente.
novamente, eu disse que acho um bom desfecho, não gosta da sequencia cronológica e do desenvolvimento do personagem para essa solução
Entenda o contexto... Yahiko morreu na frente do Nagato depois de uma traição de um suposto aliado (Hanzo). Isso serviu de gatilho (além de tudo que o Nagato já havia sofrido antes disso) para ele se rebelar contra os ideais que ele acreditava e passar a mover pela dor e pelo medo, talvez como uma forma desesperadora dele parar de sofrer (a vida inteira dele até então era marcada por tragédias). Obito e Zetsu se aproveitaram disso e moldaram a mente dos dois, uma situação totalmente válida de se pensar, afinal, um adolescente, ainda ingênuo, extremamente abalado emocionalmente, com certeza ele seria um alvo fácil para ''lavagem cerebral''.
exatamente e vc deve imaginar como alguem que sofreu anos de lavagem cerebral é difícil para ser recuperada né?
Ai você como adulto vê seu colega de mesmo mestre, depois de você ter matado os 2 mestres dele (Jiraya e Kakashi), ter destruído a vila e matado centenas a milhares de pessoas dizer que consegue entender seus motivos e que não quer te matar e vai continuar firme a seus ideais. Olha o choque de realidade do antigo Nagato (representado pelo Naruto) x o que o Nagato se tornou.
Tanto que ele diz... ''Eu fui incapaz de acreditar no Jiraya... Ou até mesmo em mim (se referindo a tudo que ele acreditava quando novo e depois apagou isso da sua mente para virar uma máquina de guerra movida pelo ódio e pela dor)...''
''Mas a algo em você, que me faz lembrar do meu antigo eu''.
O Naruto foi para o Nagato o gatilho que ele precisava para conseguir reencontrar o seu caminho em meio a toda a dor, angústia e sofrimento que ele passou em sua vida inteira, da mesma forma que a morte do Yahiko anteriormente foi o gatilho para ele querer abandonar esse mesmo caminho.
Ja respondi isso no tópico, a morte dele foi muito abrupta, ele se mostrou inflexível e determinado durante toda a missão e em todas suas passagens, eu simplesmente não compro o choque que vc diz que ele teve ser responsavel por uma virada tão radical saindo em meia hora de alguém com desejo de matar milhares, para alguem que se sacrifica pelos mesmos milhares, existe um processo que deveria ser criado ai, como falei a imagem clara pra mim e para maioria dos fãs, foi um recurso de roteiro desesperado sendo usado para salvar vidas de personagens importantes, o arco do personagem do Nagato é muito curto para o tanto de coisa que kishimoto queria fazer com ele