Na minha opinião, é necessário especificar algumas coisas muito bem para a melhor compreensão de todos, do contrário, isso não seria uma inversão de papéis, mas sim uma mera comparação entre o desempenho
em batalha do Minato e do
Tobirama contra um adversário em comum. Se a intenção for esta última, eu até consigo ver o Nidaime lidando com o Obito, mas dependendo do desfecho da batalha entre eles, poderia não haver a necessidade de deter o Kurama como este poderia ser um problema impossível para o Hokage resolver por si mesmo.
Por outro lado, se a intenção for realmente inverter os papéis:
O
Tobirama seria o marido da Kushina e o pai do Naruto?
Onde o
Tobirama estaria quando o Obito fosse atacar a Kushina?
O Minato existe?
A Kushina estaria grávida?
A Kushina seria uma Jinchuuriki?
Dependendo das respostas, se torna algo bem complexo de analisar.
Pensei em três casos para analisar.
Caso 1Bom, particularmente, eu vou fazer o seguinte. O
Tobirama substituirá o Minato exatamente nesta cena:
Basicamente, o Minato vai sumir e o
Tobirama surgirá em seu lugar. O Nidaime também receberá todas as informações que o Yondaime tinha até então, isto é, sabe que a Kushina é Jinchuuriki da Kyuubi e precisa que o seu Fuuin seja trancado, sabe que o Naruto é filho dela e está sendo feito de refém por alguém, entre outras coisas. Além disso, ninguém perceberá que o Minato desapareceu e foi substituído pelo
Tobirama. Sendo assim, vamos começar.
O
Tobirama, assim como o Minato, salvaria o Naruto, pois é ele quem estava correndo o risco de vida imediato. A Kushina seria morta, mas apenas depois que o Nove Caudas fosse extraído, então ainda havia um tempo para salvá-la. Então já começamos pelo primeiro problema que faz o
Tobirama ter um desempenho pior que o do Minato: mobilidade devido a ausência de marcações.
O
Tobirama salvaria o Naruto, inclusive dos Kibaku Fudas, mas sairia mais ferido do que o Minato, pois não poderia se teletransportar para um local totalmente diferente, teria que proteger o bebê das explosões dentro da sala de parto, provavelmente teria que usar o próprio corpo, similar ao Kakashi salvando a Kurenai do Kage Bunshin Explosivo do Itachi. O dano não é grave, de todo jeito.
O Obito conseguiria raptar Kushina e extrair Kyuubi. O
Tobirama provavelmente conseguiria sentir o chakra do Obito, do Kurama e da Kushina, mas por não ter marcações para chegar lá, a Kushina seria morta mais cedo.
Onde o
Tobirama deixaria o Naruto? Talvez na sala de parto mesmo, o local era seguro, afinal. Como ele é um excelente sensor, poderia escolher Naruto como próximo Jinchuuriki logo neste momento, deixando uma marcação nele.
O próximo passo seria ir para Konoha. Pela falta de mobilidade, ele chegaria mais tarde em comparação com o Minato, o que significa que a vila teria sofrido mais danos. No momento da Bijuudama, tenho minhas dúvidas sobre como exatamente ele iria lidar com isso, já que ele não tem o Hiraishin: Dorai, nem marcações espalhadas por locais específicos para casos como este, então mesmo o Hiraishin comum (onde ele se teleporta junto com o alvo) é algo complicado de se imaginar. Mas considerando que ele já teria uma ideia das intenções do Obito, até por ter sentido o chakra de Kurama, pode ser que no caminho para Konoha ele já fosse deixando marcações em locais específicos para o caso de precisar teleportar (se isso estiver permitido, é isso que eu acho que faria), no caso, ele teria que gastar chakra de um Kage Bunshin para teleportar aquela Bijuudama que Minato teleportou com o Dorai.
No ataque surpresa do Obito, são duas opções: 1.
Tobirama seria dobrado (se as marcações extras que citei no último parágrafo não estiverem valendo); 2.
Tobirama se teletransportaria para outro lugar, tal como o Minato.
No confronto com o Obito, o
Tobirama teria muito mais dificuldade para lidar com o Obito, ele até poderia conseguir derrotá-lo, mas não em um tempo tão curto, não sem o Hiraishin Nível 2 (ie. Hiraishin + Rasengan), lembrando que Hiraishin Nível 2 > Kamui > Hiraishin. Vencer o Obito até pode ser uma realidade para ninjas do naipe do Minato para cima, mas só o Relâmpago Amarelo venceria em um tempo tão curto. No que diz respeito a velocidade, o Yondaime acaba se saindo melhor, tanto que o Kishimoto até repetiu a dose duas vezes na Quarta Guerra (com Minato chegando em primeiro no campo de batalha e depois com ele sendo o primeiro a chegar no Obito).
O
Tobirama não tem Keiyaku Fuuin, então precisaria matar o Obito para tirar Kurama do controle dele. Caso não conseguisse matar, o Obito simplesmente cancelaria o Kuchiyose e iria embora. Se conseguisse matar, levaria muito tempo, a vila poderia ser destruída neste meio tempo. No último caso, Konoha poderia não ser destruída, mas o Obito também não perderia Kurama e poderia retornar a qualquer momento, mais preparado do que antes.
E supondo que Konoha não fosse destruída no tempo que
Tobirama tivesse para matar o Obito, ele ainda não teria muito o que fazer com Kurama, não sozinho. Já estaria bastante desgastado (sacrificou um Kage Bunshin - 50% do chakra, teve que matar Obito - que dá mais trabalho que somente forçá-lo a recuar, teleportou Kurama Full), imagine ter que erguer uma barreira e selar Kyuubi no Naruto sob essas condições, isso se ele tivesse um Fuuinjutsu. Não dá… nem o Minato conseguiu sozinho, precisou da ajuda da Kushina (que neste cenário estaria morta há um bom tempo).
Enfim, o
Tobirama teria um desempenho pior que o do Minato, especialmente porque o seu Hiraishin é pior, o que acarreta em falta de mobilidade e versatilidade em pontos que foram essencais para o desempenho que o Yondaime teve. Sem as mesmas qualidades ou sem melhores qualidades, ter um desempenho igual ou melhor é simplesmente impossível.
Caso 2Neste caso, o
Tobirama escolhe proteger a Kushina e ignora o Naruto. Bom, Naruto seria morto, obviamente. O combate entre
Tobirama e Obito aconteceria mais cedo. A Kushina poderia ter tanto uma utilidade imensa, ficando furiosa para vingar a morte do filho e ajudando
Tobirama a enfrentar o Uchiha, como também poderia ser um fardo, se enfurecendo e se transformando em Kyuubi, onde Obito tomaria controle facilmente com o Sharingan e contra os dois juntos, o Nidaime não tem chances, não sem Edo Tensei, GKF e marcações.
50% de chances do
Tobirama ter um desempenho “muito melhor” que o Minato, sacrificando o Naruto (protagonista da história), mas salvando Kushina e Konoha.
50% de chances do
Tobirama ter um desempenho “muito pior” que o Minato, sacrificando o Naruto, sendo morto pelo inimigo e não por vontade própria e condenando todo mundo de Konoha à morte, já que não há mais ninguém capaz de parar o Obito.
Caso 3Neste caso é como o primeiro,
Tobirama escolhe proteger Naruto, deixa Kushina ser raptada e tals. Mas aqui, ao invés dele ir pra batalha de mãos vazias, ele sacrifica alguém (99% de chances de ser alguém inocente), usa o Edo Tensei, invocando o Hashirama e parte pra batalha. Neste caso, o
Tobirama teria um desempenho muito melhor que o do Minato.
Enfim, você escolhe o que achar mais coerente com o seu pensamento. Particularmente, acho que os três são possibilidades reais, mas as duas últimas são bem “macabras”.