@Pneto2021, não há sentido em me chamar de "hater enrustido" quando eu disse abertamente que não gosto de
Boruto, no entanto, não é isso que importa, mas sim os pontos que eu levantei e sua análise sobre estes pontos. Nesse sentido, os seus argumentos são muito fracos! Veja:
• Periodicidade do MangáMinha crítica não foi construída com base apenas no meu gosto pessoal, mas sim no fato de que Naruto (antecessor de
Boruto) era um mangá semanal e alterar isso significa alterar a forma que o público recebe a obra o que não seria necessariamente um problema se
Boruto apresentasse conteúdo coerente para um mangá mensal. Contudo, o conteúdo de
Boruto é superficial e a quadrinização é péssima o que faz com que várias páginas sejam desperdiçadas e no final tenhamos um mangá com menos conteúdo que os mangás de Naruto, mas que demora muito mais tempo para ser lançado. Devido a isso discussões sobre o último capítulo de
Boruto não conseguem se manter populares até o lançamento do próximo capítulo o que muitas vezes obriga o auto a ter que apelas para click baits.
Um belo contraste com
Boruto é o mangá Shingeki no Kyojin que também é um mangá mensal, mas que diferente de
Boruto não desperdiça páginas com bobagens e possui narrativa bem desenvolvida o que permite que um capítulo mensal de Shingeki no Kyojin seja de fato discutido por um mês inteiro como deveria acontecer com todo mangá mensal.
• Arco dos Exames ChūninKodachi não precisava adaptar todo arco que já havia sido mostrado no filme para introduzir o Karma, há uma infinidade de coisas que ele poderia ter feito para solucionar isso:
→ O mangá poderia começar a partir da luta contra Momoshiki
→ O mangá poderia ter revelado a inserção do Karma através de flashback como fez com Kawaki
→ O mangá poderia ter mostrado
Boruto descobrindo o karma após a luta e investigando a origem da marca
→ O mangá poderia não ter criado essa narrativa do Karma
Se eu consigo pensar em soluções melhores é porque o Kodachi é um péssimo profissional ou simplesmente porque ele queria enrolar ou talvez as duas coisas e aqui cabe uma comparação com Berserk. Em 1997 foi lançado um anime de Berserk, mas essa adaptação cobriu apenas até determinado ponto da história e para que o público tivesse uma espécie de final os produtores do anime cortaram alguns pontos da história e mesmo um personagem importante para assim diminuir as pontas soltas. Dessa forma, quem assistiu apenas o anime teve um final, um final triste, mas ainda assim bem feito.
• Arte do IkemotoÉ óbvio que arte é algo subjetivo, mas há uma noção coletiva do que é mais belo e isso é algo que extrapola
Boruto, você, por exemplo, pode achar a Gal Gadot feia, mas para a sociedade como um todo ela é uma pessoa bonita. Dito isso, a grande maioria das pessoas (do fórum) acreditam que a arte do Ikemoto é inferior a arte do Kishimoto e algo que colabora muito para isso é a quadrinização que você mesmo criticou. Então, sim, criticar a arte do Ikemoto é um ponto válido.
Aqui também podemos trazer um exemplo, a obra One Punch Man possui uma webtoon e um mangá e a maioria esmagadora das pessoas considera a arte do mangá como superior mesmo o mangá sendo uma adaptação da webtoon.
• Roteiro do KodachiA sua ideia de que o mangá
Boruto pode ser mal escrito porque futuramente o conteúdo será adapto para outra mídia e aperfeiçoado é simplesmente absurda porque o mangá é uma obra independente e em muitos casos consumida por pessoas que não assistem ao anime. Caso seja difícil para você entender se faça as seguintes perguntas:
→ Você gostaria de ler um livro mal escrito porque em alguns anos ele será adaptado para filme?
→ Você gostaria de assistir uma novela ruim porque daqui há 20/30 anos ela ganhará um remake?
Enfim,
Boruto é uma obra independente e como tal ela tem o dever de ser coerente e bem desenvolvida. Além disso, mesmo que você estivesse certo isso não mudaria o fato de que o Kodachi é um mau roteirista, sem contar que você também está errado em afirmar que o mangá prioriza apenas os pontos principais, pois há várias coisas desnecessárias que aconteceram no mangá e não serviram para nada como o arco dos bandidos Mujinas. Se você estivesse correto o arco teria acontecido apenas no anime porque o impacto dele dentro do mangá foi praticamente nulo.
Por último,
Boruto é uma obra lucrativa em grande parte por causa de Naruto, se fosse uma obra independente jamais ganharia um anime e é bem provável que já tivesse cancelado. Você pode até dizer que
Boruto é mais lido que One Piece na Mangá Plus (aliás não achei nenhuma fonte para isso), porém quem é mais vendido fisicamente: One Piece ou
Boruto? Que anime fez mais sucesso: Demon Slayer ou
Boruto?
Boruto tem a grande vantagem de partir de uma obra já conceituada, mas ainda assim é superado por obras originais e recentes como Demon Slayer e Jujutsu Kaisen.