Particularmente, eu sempre vi o Shikamaru e o Shikaku em uma liga completamente diferente quando comparados aos outros personagens em termos de inteligência e capacidade estratégica. O primeiro, mesmo jovem e pouco experiente, foi capaz de liderar um time de Genins em uma missão adequada para ninjas de nível de Chuunin/Jounin extremamente bem, apesar de não ter alcançado o objetivo por causa da enorme diferença de níveis, ainda fez muito bem. Tipo, o Kakashi que sempre foi um gênio quase condenou seus companheiros de time na primeira missão que ele liderou, possuindo a mesma idade, mais experiencia e bem mais poder que o Shikamaru.
E o Shikaku fez um trabalho fantástico durante a Quarta Guerra Ninja, sua capacidade de liderança permitiu que um bando de randoms ser um problema para ninjas lendários como o Kinkaku, o Madara, o Obito e até um ser transcendental, o Dez Caudas! Na minha opiniao, foi o maior feito de liderança na obra, uma vez que conseguiu liderar milhares de ninjas com habilidades diversas e fazê-los todos úteis no plano. Foi algo sensacional. E olha que ele nem apareceu muito.
E o Shikaku fez um trabalho fantástico durante a Quarta Guerra Ninja, sua capacidade de liderança permitiu que um bando de randoms ser um problema para ninjas lendários como o Kinkaku, o Madara, o Obito e até um ser transcendental, o Dez Caudas! Na minha opiniao, foi o maior feito de liderança na obra, uma vez que conseguiu liderar milhares de ninjas com habilidades diversas e fazê-los todos úteis no plano. Foi algo sensacional. E olha que ele nem apareceu muito.