Não acho que o assunto vá ser muito produtivo porque a maioria não vê as diferenças entre as areas existentes e joga tudo como "controle de chakra" o que empobrece muito o debate
Controle de chakra se divide em muitas areas:
- Fluxo
- Moldar
- Natureza
- Equilibrio
Quando um caso como o lee é citado (não consegue usar ninjutsu) eu me pergunto porque e se isso é verdade como ele consegue andar sobre a agua ? Para mim isso tem haver com ele ser incapaz de moldar chakra mas ser capaz de manter um fluxo constante de chakra, mesmo porque se ele não tivesse fluxo de chakra ele morreria, seria como alguem não ter fluxo de sangue pelo corpo.
Quanto um caso como a tsunade (melhor no "controle de chakra") diz que o kabuto é melhor do que ela em alguma coisa em seu auge, me pergunto no que ? Para mim isso tem haver com ele ser melhor do que ela em moldar chakra, não é porque ela é a melhor em manter um fluxo constante (3 anos ate formar o byakugou) que ela seja a melhor em moldar, usar elementos e etc...
Sendo que cada area ali é afetada pela quantidade e qualidade de chakra do user
Digamos que todos os ninjas do narutoverse fossem capazes de usar fios de chakra, mesmo tamanho, mesma grossura, mesma quantidade de chakra gasto, será que todos os fios seriam capazes de levantar a mesma quantidade de peso ? Eu acredito que não, o fio de chakra feito pelo hashirama seria mais forte do que o fio feito pelo kiba, o fio do hashirama levanta uma espada e o fio do kiba levanta uma faca, mas, porque isso ocorreria ? Eu acho que pela qualidade do chakra.
Digamos agora que esse fio fique mais grosso, passe de um fio de cabelo para um grosso cabo (imaginem algo da grossura de um cabo da fiação eletrica da sua região) esse cabo agora é muito mais grosso, quanto de peso será que ele aguenta ? Um fio desses feito pelo shikamaru poderia levantar 450 kilos (essa quantidade de peso está no databook do shikamaru) enquanto o fio feito pelo chouji talvez levantasse 150 kilos. Novamente a resposta é qualidade de chakra
Se você pegar o Rasengan e o Senpou Rasengan
O tamanho de ambos é igual, o gasto de chakra de ambos talvez tambem seja igual MAS o poder destrutivo deles é muito diferente
Se o Senpou rasengan é melhor que o rasengan mesmo gastando o mesmo tanto de chakra, isso tambem não valeria para o senpou fio de chakra, senpou susano, senpou chidori, senpou kaiten, senpou qualquer coisa ?
E nisso teria os uchihas, a qualidade do chakra deles, é igual as outras ? Eu acho que é superior mas tem gente que acha que isso de qualidade de chakra nem existe