Gostaria de responder todos, mas são muitas mensagens e não posso dar ''double post'', então...
@Crimson LilacPrincipais pontos:
1) Você usou a fala senso comum "amor próprio". Amor próprio é amar a si mesmo, cuidar de si mesmo. Sakura construiu uma carreira muito boa no mundo ninja na área de medicina, já era uma médica de elite aos 15 anos de idade, em nenhum momento, após o salto no tempo de 3 anos, ela deixou de cuidar da sua carreira, de ter sua vaidade (mesmo que priorizasse o treinamento à estética) ou é retratada se menosprezando. Nada demonstra que ela não tem amor próprio.
Sofrer por amor não é ''não ter amor próprio'', todo mundo passa por isso em algum momento da vida. E é evidente que a Sakura estava sofrendo mais pela vida que o Sasuke estava trilhando do que por um correspondimento amoroso.
2) Sakura é empática, em diversos momentos ela se coloca no lugar do outro, e trata o Naruto
muito bem. Você pode dizer que ela tratava ele mal durante os primeiros arcos do mangá, e eu discordo com base no mangá oficial, mas se você achar isso tudo bem, contudo é inegável que, aos 15 anos, ela sempre se mostrou bastante preocupada com ele, com seu bem-estar, tentou ajudá-los de várias maneiras possíveis. Você pode ter sua opinião, mas ela não está condizente com o mangá. Você pode trazer momentos do mangá em que o Naruto reclama ou fica triste com o modo da Sakura de agir e falar com ele? Caso contrário,isso dela não tratá-lo ''com dignidade'' só existe na sua cabeça. :(
@Bomfim Você tá dizendo que os ninjas não deveriam se importar em matar pessoas que elas têm algum elo, mas essa narrativa do ninja ter que ser uma ferramenta sem emoções é desconstruída logo no primeiro arco, arco do Zabuza e Haku. A obra não começa com o Kakashi dizendo que ''aqueles que abandonam seus amigos são piores que lixo'' para você ignorar a importância que os sentimentos e as relações têm nas ações das pessoas. Você pode achar que todos os ninjas deveriam ser frios e sem sentimentos? Beleza. Gosto particular seu, mas você esperar que todos personagens agissem assim demonstra que você não ''pegou'' parte da mensagem principal da obra.
E Sakura evoluiu sim ao longo do mangá e inclusive no amor, o Kakashi aparece pontuando isso no arco final.
"@Thousand Mirrors"
Tem coisas boas sim. O time 7 foi a segunda família para o Sasuke, e ele mesmo disse isso. Ele demonstrou algumas vezes antes de sair Konoha o quanto a Sakura era importante para ele, ela fazia parte da sua nova família.
Dá para você enxergar que a Sakura, com o tempo, acima de tudo, acima de qualquer interesse amoroso pelo Sasuke e acima de esperar que ele correspondesse seus sentimentos, queria salvá-lo, queria que ele ficasse bem e feliz (fosse com quem fosse), mas longe desse caminho de vingança, o que é bonito.
@Black-kunEu só não concordo com o termo ''relacionamento abusivo'' porque para ser um relacionamento abusivo precisa ser um relacionamento. Sasuke e Sakura não tinham um relacionamento até os 19/20 anos de idade, época em que ele já havia pedido perdão pelos seus atos e se regenerado. Antes disso era uma menina apaixonada por um menino que gostou de ter sido "amigo'' dessa menina, mas que abriu mão de tudo para se vingar do irmão, que sempre foi seu objetivo de vida. ;)
@SenjuIchizokuIsso de a Sakura e o Sasuke não se beijarem (e nenhum dos outros casais além de NaruHina no filme, acho) é porque faz parte da cultura japonesa. Kishimoto disse que não gostou que colocaram Naruto e Hinata se beijando no filme, aliás...
E sobre a motivação da Sakura: uma das motivações dela que foi não querer ficar assistindo os seus colegas de time lutarem, sem poder participar por não ter nível para entrar no campo de batalha com eles. Isso foi o estopim que a fez enfrentar o trio do som, e a realização desse objetivo se completou na guerra, quando ela adquire o selo Byakugou. Mas motivação não é algo tão relevante, pois Kakashi, Shikamaru e outros personagens não possuem motivação, mas as pessoas gostam deles.
@Kel GNão concordo com isso de ela ser vazia. Ela é uma mulher forte, dedicada, inteligente, que deu duro para crescer no mundo ninja, é talentosa, tem um coração muito bom, e faz uma das coisas mais bonitas do mundo como profissão: cuida e cura de outras pessoas. Está longe de ser vazia.
@ItaxRealidade: ela pode ter bastante haters, principalmente aqui nas Américas, mas é popular em igual medida. Inclusive ficou em
#1 numa pesquisa da Shonen Jump acerca de qual personagem feminina dos mangás o público (masculino) gostaria de ter como esposa.
Namoradinha do Japão:
https://pbs.twimg.com/media/Ek3SqzPX0AI2bZA.jpg
@BomfimConcordo com isso que você falou sobre a tentativa de assassinato do Sasuke à Sakura. Não eram dois namorados se enfrentando ali, eram dois ninjas, ela ser apaixonada por ele não muda que ela é uma ninja de Konoha que foi com a intenção de tentar enganá-lo e matá-lo. Só vou corrigir uma coisa: Sakura não era uma menina que ''mal o conhecia'', Sakura é aquela "preenchia a existência vazia do Sasuke com amor'', segundo o próprio Databook 2 do Sasuke, palavras do autor. :)